Ludmila Fontoura
24 de julho de 2018Duas descobertas no final de semana: a primeira ocorreu na penúltima sexta-feira, quando estava revisando a coluna que foi divulgada no jornal do último sábado e, a segunda, no domingo, quando estava assistindo um canal que não sei o nome, heheh. Quero compartilhar com vocês que a primeira descoberta foi que existe a palavra acepipe e seu significado e a segunda é que existem aproximadamente 25 mil espécies de peixes no mundo! Essas duas coisas me deram a chance de refletir mais uma vez: eu ainda tenho muito a descobrir!
Sobre o caso do acepipe foi assim: todas às sextas-feiras temos que ler tudo o que vai sair no jornal, independente da editoria que estamos fazendo. Então, fui ler a página A6, o Artigo, do jornalista, professor titular da USP, consultor político e de comunicação, Gaudêncio Torquato. Ele escreveu um artigo chamado “Os dândis do futebol”, que foi divulgado em vários meios, e em O POPULAR também. Muito interessante o artigo dele e chegou em um momento que ele citou a tal palavra: acepipe. O trecho era: “Devorava os acepipes sob aplausos da multidão”, tratando sobre a postura de Jânio Quadros, que foi presidente do Brasil por alguns meses, em 1961, e depois renunciou.
Voltando ao caso do acepipe, pensei, busquei no meu dicionário interno e nada. Então, perguntei ao meu colega, que também não sabia. Tenho mais de 30 anos e não imaginava o que seria. Então, pesquisando, para minha surpresa, acepipe é “um prato delicado para abrir o apetite, um aperitivo”! Logo, cheguei a conclusão que eu amo acepipe!! Eu amo petisquinho.
Depois dessa descoberta anotei a palavra na minha mão esquerda e pensei em usá-la no final de semana inteiro. Eu usei, viu, e também contei pra todo mundo que acepipe era petisquinho, hehehe. Fiz até um desenhinho sobre o acepipe. Quando eu melhorar ele, mostro para vocês.
Agora sobre os peixes, gente do céu, existem muitas espécies no mundo, de todas as cores e formatos. Estava vendo na televisão sobre um homem que vendia peixes para aquários. No matéria, ele mostrava alguns brilhantes, em azul e até laranja, e comentou que existiam muitas espécies. Fiquei curiosa e achei na internet: tem quase 25 mil e os preços de alguns são absurdamente caros! Pelo menos pra mim, hehe. Tem peixe de até US$ 100 mil. O quê!!!!
A lição da semana é que temos muitas coisas para descobrir e para aprender. Aproveite o tempo em casa, quando chega do trabalho, vá pesquisar, ler, ver programas legais, é tão gostosinho e só faz a mente se expandir. Que delícia!
Ludmila Fontoura é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a Puc-Campinas, além de Historiadora e pós-graduada em História Social pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu, as Fimi. mundodevariedade2@gmail.com
31 de março de 2021
25 de março de 2021
8 de abril de 2021
22 de março de 2021
9 de abril de 2021
10 de abril de 2021
19 de abril de 2021
24 de março de 2021
17 de abril de 2021
13 de abril de 2021
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.