
Da Redação
11 de março de 2023Com o período de chuvas mais constantes e volumosas, a Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Secretaria Municipal da Saúde de Mogi Mirim, está lançando um alerta sobre os riscos de doenças que podem nos atingir em casos de enchentes. A VE também chama atenção para a maior proliferação de animais que transmitem enfermidades, como ratos e mosquitos.
Para tentar reduzir os riscos durante as inundações, a VE está distribuindo um panfleto elaborado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com dicas para se proteger das águas das chuvas e lama. O material diz que, caso o contato com as enxurradas for inevitável, pode-se reduzir o risco de contrair doenças permanecendo o menor tempo possível em locais com água empoçada.
Segundo a VE, quanto mais tempo de exposição às enchentes, maior a possibilidade de contrair doenças como cólera, leptospirose, diarreia, dengue, zika, febre tifoide, chicungunya e hepatite. Por isso, é importante seguir as recomendações, como sempre se higienizar com água potável, descartar imediatamente itens que tiveram contato com a água das enchentes ou com a lama, tanto para humanos quanto para animais.
Outras medidas que se fazem necessárias durante as cheias são a retirada e condicionamento adequado do lixo, não consumir vegetais e frutas de hortas que sofrem com inundações e não utilizar água de poço. Priorize também o consumo apenas de água potável. Se necessário, ferva a água e adicione duas gotas de hipoclorito de sódio para cada litro.
Em relação aos animais domésticos, mantenha-os longe das enchentes ou da lama. Durante as cheias, também é comum acidentes com animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões, que procuram refúgio nos locais secos das casas. Em caso de mordeduras desses animais, a pessoa deve procurar atendimento médico urgentemente. A população pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima caso sinta sintomas como febre, calafrios, dor muscular, urina escura, cansaço, fraqueza ou sangramento.
A prevenção é a melhor forma de evitar problemas durante as enchentes. Por isso, é importante seguir as recomendações da Vigilância Epidemiológica e manter-se informado sobre as condições climáticas da região. Com cuidado e prevenção, é possível evitar doenças e manter-se seguro durante o período de chuvas intensas, como as que temos vivido em Mogi Mirim.
9 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
20 de novembro de 2023
11 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
18 de novembro de 2023
27 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.