Da Redação
18 de maio de 2015O prefeito Gustavo Stupp (PDT) enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a alienar, por doação, uma porção de terra de propriedade do Município à empresa ‘Conexão de Um Líder Treinamentos e Consultoria Ltda. Me’. O projeto foi lido na sessão de segunda-feira e ainda deve passar pela Comissão de Justiça e Redação antes de ser votado pelo Legislativo.
A Nova Conexão Treinamentos, com sede na cidade de Campinas, foi fundada em 2004 para atuar no campo de treinamento, cursos e palestras direcionados a profissionais do mercado de trabalho. O pedaço de terra, com área aproximada de 33 mil m², pertence ao imóvel da Fazenda São Marcelo.
A área, localizada na Estrada da Cloroetil, receberá um investimento médio de R$ 4 milhões, nos primeiros dois anos, para a implantação de um Centro de Convenções onde serão realizados congressos, cursos, feiras, palestras, aulas, entre outros eventos e encontros de diferentes portes.
De acordo com o projeto apresentado pela empresa, o espaço de 4.500 m² abrigará uma sala de 700 m² e um restaurante, com capacidade, respectivamente, para 400 e 200 pessoas, além de uma cozinha industrial, recepção, 20 alojamentos e demais dependências necessárias para o empreendimento.
A construção do Centro de Convenções será iniciada dentro de um prazo máximo de seis meses. A previsão é que as obras sejam concluídas em até dois anos. A empresa deve gerar, no mínimo, 12 empregos diretos e comprovar a destinação de serviços a pessoas portadoras de deficiência.
Como contrapartida da doação do imóvel, a Nova Conexão dará direito ao uso do espaço físico da área de eventos e salas, por um período de 72 horas mensais, para que o Município possa promover atividades sociais e serviços de atendimento à população.
Justifica
Segundo o prefeito, a instalação de um Centro de Convenções é essencial para o desenvolvimento do turismo de negócios, setor que atualmente apresenta alto potencial de geração de empregos e renda, e impactos importantes sobre o desenvolvimento econômico e social dos países.
O documento do projeto lei argumenta que o turismo de negócios e eventos é considerado estratégico porque não depende da existência de atrativos naturais e culturais, o que torna viável seu desenvolvimento em cidades menores. Além disso, a atividade representa 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e gera 261 milhões de empregos e US$ 764 bilhões em investimentos.
O objetivo da Prefeitura é impulsionar a economia local e o incremento da arrecadação tributária para a melhoria dos serviços públicos, como saúde, educação e transporte. “(…) esta Administração é favorável à doação da área como medida social de geração de empregos e renda, tornando o município referência e apto a atender a demanda de indústrias, faculdades, comércio da cidade e da região por um espaço como o Centro de Convenções a ser construído”, destaca parte do texto do projeto.
Outro empreendimento
A rede de hotéis Ibbis também manifestou interesse em se instalar em uma área próxima ao Complexo Lavapés, onde seria construído um edifício com garagem subterrânea. Contudo, segundo a Prefeitura informou, o Conselho de Desenvolvimento Urbano emitiu parecer desfavorável à ocupação uma vez que a lei municipal não permite esse tipo de construção em áreas que possuem lençol freático baixo, o que gera risco de inundação. A Administração Municipal alegou que ainda tem total interesse na instalação do grupo e está empenhada em indicar um espaço viável.
24 de junho de 2022
16 de junho de 2022
21 de junho de 2022
10 de junho de 2022
4 de junho de 2022
16 de junho de 2022
25 de junho de 2022
11 de junho de 2022
16 de junho de 2022
24 de junho de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.