Da Redação
18 de abril de 2015O serviço de iluminação pública voltou a ser de exclusiva responsabilidade da concessionária de energia Elektro, conforme determinação do Tribunal Regional Federal divulgada na última semana, contudo a Prefeitura ainda mantém a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
A Administração Municipal justifica que a arrecadação da CIP, vem sendo utilizada para o custeio do serviço de iluminação pública, o que incluiu o consumo de energia elétrica do parque de iluminação e os necessários investimentos em manutenção, modernização, eficientização e expansão da rede municipal.
Taxa de iluminação continua sendo cobrada pela Prefeitura; MP pede suspensão da cobrança (Foto: Arquivo)
A CIP começou a ser lançada mensalmente junto com as faturas de energia elétrica em setembro de 2014. A Prefeitura acabou recorrendo do inquérito, mas o Conselho Superior do Ministério Público julgou improcedente o recurso. A Administração alega que a cobrança da CIP está prevista na Constituição Federal e que não cabe ao MP a atribuição para discutir, via ação civil pública, questões tributárias.
No entanto, em documento encaminhado ao MP, o Conselho Superior defende que “o objeto da investigação não se limita à discussão de natureza tributária, mas também de probidade administrativa, em face da notícia de que a Prefeitura Municipal está cobrando a CIP sem a correspondente prestação dos serviços de iluminação pública”.
Na Justiça
Por meio de uma nota, enviada na tarde ontem, a Prefeitura informou que a Elektro vem descumprindo a decisão judicial quanto aos serviços de manutenção do sistema de iluminação pública. O Município já comunicou os fatos ao Tribunal Regional da 3ª Região e requer a imposição à concessionária da obrigação de assumir a execução dos serviços, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Ainda de acordo com a Administração Municipal, munícipes relataram à Secretaria de Obras, Habitação e Serviços que a concessionária vinha se negando a formalizar as demandas de iluminação pública, ignorando a decisão judicial.
A Elektro informou que não foi notificada oficialmente sobre a determinação e reforçou que já celebrou acordo com a Prefeitura, ficando responsável pelos reparos da iluminação pública somente até o dia 30 deste mês.
3 de junho de 2022
24 de junho de 2022
26 de junho de 2022
16 de junho de 2022
24 de junho de 2022
24 de junho de 2022
16 de junho de 2022
16 de junho de 2022
17 de junho de 2022
10 de junho de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.