Fernando Surur
5 de agosto de 2015A revitalização da Rua XV de Novembro, no Centro, vai começar neste mês, segundo informou a secretária de Planejamento e Mobilidade Urbana, Beatriz Gardinali. A obra deverá ter início na semana seguinte ao Dia dos Pais, celebrado no próximo dia 9. Os trabalhos serão divididos entre a Prefeitura e uma empresa contratada para a realização do serviço. O cronograma será definido nos próximos dias, mas a revitalização deve se arrastar até o final de novembro ou início de dezembro, antes da reabertura do comércio para as compras de final de ano. Serão investidos R$ 180 mil, montante pago pela própria Prefeitura.
A obra será dividida em três etapas: a primeira visa o alargamento do lado direito da calçada, atualmente marcada pela falta de espaço e dificuldade para locomoção não apenas de pedestres, mas para cadeirantes; a segunda é a construção de um novo piso do lado esquerdo, em parte deteriorado e defeituoso; e a terceira abrange o recapeamento da via.
O Executivo ficará responsável pela realocação e recapeamento da rua, trabalho que será executado com maquinário e mão de obra própria. Já a empresa contratada, de São Paulo, mas que ainda não teve o nome revelado, ficará a cargo da parte mais complexa e do trabalho bruto na Rua XV. A via ganhará uma nova calçada, toda nivelada, de piso permeável e acessível, facilitando o trânsito de cadeirantes. Os trabalhos devem acontecer de forma diária, a fim de acelerar o prazo de entrega.
Por meio da Lei Adote o Verde, a Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), pode buscar parceiros, a fim de viabilizar outras melhorias. Além da obra física, a rua terá nova iluminação, lixeiras, árvores, vasos e bancos.
Interdição
Beatriz Gardinali afirmou que durante o período de obras, a passagem de veículos será proibida, ao contrário do deslocamento de pedestres, que não será prejudicado. Não haverá necessidade de interdição total da rua e o comércio funcionará normalmente tanto em dias úteis, como aos sábados.
A partir da revitalização da Rua XV, a ideia é expandir as melhorias para outras ruas do Centro, como a Conde de Parnaíba. O custo seria pago via parcerias ou obtenção de recursos estaduais ou até federais. “Estamos dando o pontapé inicial do que achamos que seja a revitalização da área central. A ideia é tornar o Centro acessível”, destacou a secretária
14 de maio de 2022
6 de maio de 2022
19 de maio de 2022
9 de maio de 2022
9 de maio de 2022
25 de maio de 2022
29 de abril de 2022
13 de maio de 2022
13 de maio de 2022
13 de maio de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.