Ludmila Fontoura
29 de novembro de 2014Iniciado em setembro, um projeto chamado Batucarte, que tem como foco a música, foi iniciado em Mogi Guaçu e ainda está com vagas abertas para atender crianças e adolescentes da própria cidade e também de Mogi Mirim. O curso é gratuito e por meio dele os jovens têm aulas de canto, coral e musicalização. O Batucarte é uma parceria entre a organizadora do programa TSA Eventos, a Prefeitura de Mogi Guaçu e, até o momento, a empresa Ingredion do Brasil, que participa do projeto com uma cota de patrocínio. Empresas interessadas também podem patrocinar a iniciativa.
Até o momento, trinta é o número de alunos matriculados no curso, que pode atender até sessenta jovens entre 6 e 15 anos. No início, o projeto estava focado em atender apenas os jovens com dificuldade de aprendizados e déficit de atenção nas escolas de Mogi Guaçu, porém, após já ter recebido alguns encaminhamentos das unidades, o projeto se abriu para a comunidade. A coordenadora do projeto, Lissa Kawashima, explicou que por meio do contato com a arte os jovens aprendem a ser mais disciplinados, organizados e ainda trabalham a concentração, a criatividade, além do trabalho coletivo.
O foco do projeto, portanto, vai além de ensinar música para as crianças, visa tornar melhor uma sociedade que hoje, infelizmente, agoniza.
Amélia Nakauchi, que é a responsável pelo projeto explicou que, além de trabalhar aspectos da música e que visam o desenvolvimento do jovem enquanto cidadão, o programa também acaba por atuar junto às disciplinas. “Eles trabalham o português para aprender a música, línguas se as letras forem em outro idioma, matemática porque a música ajuda com o raciocínio lógico, geografia, pois também tratamos de assuntos regionais, e história para contextualizar”, explicou.
“Também envolvemos as famílias porque não adianta só fazer o trabalho com as crianças. Hoje, fiquei feliz em saber que uma criança muito tímida já está mais feliz e apresentando desenvolvimento. Não é que aqui eles irão formar carreira em música, aqui trabalhamos na formação do indivíduo, no resgate da autoestima. E por meio da arte tudo é possível”, frisou Amélia.
A cada seis meses as escolas que encaminharam seus alunos, os pais e os professores do curso irão participar de uma avaliação para verificar o desenvolvimento dos jovens.
Interessados
Jovens interessados devem se dirigir até o Centro de Atendimento à Criança (Ceacri), que fica em Mogi Guaçu, aos sábados, às 14h, quando poderão conhecer o programa e assistir uma aula. O endereço é Rua São Paulo, n° 4, Jardim Bela Vista.
6 de agosto de 2022
29 de julho de 2022
12 de agosto de 2022
15 de agosto de 2022
11 de agosto de 2022
16 de julho de 2022
23 de julho de 2022
26 de julho de 2022
29 de julho de 2022
13 de agosto de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.