• Anuncie nos Classificados
  • Seja Assinante
  • Você Repórter
  • Expediente
  • Fale conosco
  • RSS
  • Twitter
  • Facebook
O Popular Digital
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
  • Home
  • Notícias
  • Edições
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Social
  • Opinião
  • Assine Agora!
Você está em: Home » Cidade »

Prefeitura usa inquérito arquivado como defesa

Anderson Mendes

16 de maio de 2015

A Prefeitura de Mogi Mirim vem usando o caso da Pedreira Mogiana como argumento para a defesa do prefeito Gustavo Stupp (PDT). O assunto veio à tona logo após a condenação judicial, por improbidade administrativa, do Chefe do Executivo e do vereador Ary Augusto Reis de Macedo, Dr. Ary (SDD), quando, na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Waldemar Marcúrio Filho, o Ney, questionou a postura do Ministério Público (MP) quanto ao caso, dizendo que foram “dois pesos e duas medidas”.

Empresa da família do vereador participou de licitação, mas rompeu contrato logo após recomendação do MP (Foto: Arquivo)

Empresa da família do vereador participou de licitação, mas rompeu contrato logo após recomendação do MP (Foto: Arquivo)

Na ocasião, Ney referiu-se a Osvaldo Aparecido Quaglio (PSDB) cuja empresa da família participava, na época do governo Carlos Nelson, de uma licitação para vender pedras a baixo custo ao Município. Ney argumentou que a situação era a mesma do vereador Ary e que, porém, só houve uma recomendação do MP.

Em defesa, Osvaldo afirmou, primeiro, que não era sócio da empresa e, segundo, que atendeu ao MP, rompendo o contrato com a Prefeitura, antes mesmo de prestar os serviços. “Eles alegam que é a mesma coisa e não é. A Promotoria analisou, fez uma recomendação e o contrato foi rompido antes da entrega do material. Estou tranquilo quanto a isso. Fizemos tudo o que o Ministério Público mandou”, reforçou o vereador em entrevista ao O POPULAR.

Para o promotor de Justiça, Rogério Filócomo, a recomendação que vereador e a empresa da família receberam, ainda no ano de 2010, só contribui para reforçar a condenação de Stupp e Ary. “A Prefeitura já sabia dessa recomendação e, mesmo assim, contratou a empresa (a Endo Gastro). Se já foi errado, por que fazer de novo?”, examinou.

Entenda
Em 7 de abril de 2010, a Promotoria de Justiça abriu um inquérito civil para apurar eventuais irregularidades na contratação, pelo Município de Mogi Mirim, das empresas Irmãos Quaglio Cia. Ltda. e Pedreira Mogiana Ltda., representadas por Orlando Quaglio, para o fornecimento de pedra britada.

A investigação do MP partiu de uma denúncia representada, na época, pela vereadora Márcia Róttoli, uma vez que tais empresas possuíam relação entre si e eram administradas por Osvaldo Quaglio (PSDB), que ocupava o cargo de presidente da Câmara desde 2009.

A partir desse inquérito, que avaliou os procedimentos de licitação e demais documentos solicitados pelo MP, a promotora Cristiane Corrêa de Souza Hillal constatou que “o problema centrava-se, apenas, na relação de negócio entre o fiscal e o fiscalizado, de todo inadequada, não havendo, todavia, provas de fraude à licitação que implicasse na conclusão inequívoca de má-fé e tipificação de ato de improbidade administrativa. Assim, (…) o Ministério Público optou por fazer uma recomendação para que a questão fosse regularizada”, concluiu a promotora em relatório de arquivamento do inquérito.

O objetivo inicial da investigação, conforme Cristiane apresentou nesse mesmo documento, era constatar se o problema estava apenas na contratação do Poder Público Municipal com um vereador ou se, além disso, era possível conferir a não necessidade da contratação feita ou dirigismo no procedimento de licitação, o que não foi verificado pelo MP. Após a recomendação, todos os contratos entre o vereador e a Prefeitura foram rescindidos dentro do prazo determinado, esvaziando, portanto, o sentido de manter o processo aberto.

Na época, a promotora ainda recomendou que o presidente da Câmara não participasse mais, por meio de empresas com as quais possui ligação, de qualquer licitação aberta pelo Poder Público enquanto estivesse no cargo de vereança, e ainda avisou que “caso a recomendação não fosse acatada, se escancararia má-fé legitimadora da adoção de providências no âmbito judicial para anulação dos contratos e eventual sanção por improbidade administrativa”.

Esclarece
Em nota de repúdio, encaminhada na tarde de quinta-feira, a Prefeitura citou que “há outros processos de cassação iminentes, envolvendo inclusive membros do Legislativo, o que, novamente, deixa em aberto o objetivo da ligação telefônica relatada”. O secretário de Negócios Jurídicos, Fabiano Urbano, esclareceu à reportagem que esses processos referem-se aos vereadores Ary Macedo (SDD) e Osvaldo Quaglio (PSDB), que ainda podem ter a cassação solicitada.

Segundo Filócomo, pedir a cassação é um direito de qualquer cidadão eleitor, contudo o pedido precisa ter embasamento. Já, no caso de Ary e Stupp, o pedido de cassação partiu de uma condenação na Justiça. “A questão é o fundamento. Osvaldo não tem processo e nem foi condenado. Mas, se a Câmara acha que deve investigar também, isso é ótimo”, afirmou.

opm160515c0103PB

 

Compartilhe
Facebook Twitter WhatsApp E-mail Imprimir

VEJA TAMBÉM

  • Etec PFA divulga 2ª lista de convocados do Vestibulinho. Matrícula, hoje e amanhã

    1 de fevereiro de 2021

    Etec PFA divulga 2ª lista de convocados do Vestibulinho. Matrícula, hoje e amanhã

  • Prefeitura recebe Associação Mata Ciliar em visita ao Zoo para parceria

    28 de janeiro de 2021

    Prefeitura recebe Associação Mata Ciliar em visita ao Zoo para parceria

  • 3 dicas essenciais para negociar dívidas de cheque especial com os bancos

    4 de fevereiro de 2021

    3 dicas essenciais para negociar dívidas de cheque especial com os bancos

  • Atenção motoristas: Trecho da Elzio Mariotoni, em frente à UPA, passa a ter mão dupla

    29 de janeiro de 2021

    Atenção motoristas: Trecho da Elzio Mariotoni, em frente à UPA, passa a ter mão dupla

  • Em novo decreto municipal, Prefeitura intensifica normas de fiscalização

    23 de fevereiro de 2021

    Em novo decreto municipal, Prefeitura intensifica normas de fiscalização

  • Agências bancárias não terão expediente durante o período de Carnaval

    12 de fevereiro de 2021

    Agências bancárias não terão expediente durante o período de Carnaval

  • Prefeitura amplia divulgação da Tarifa Social com desconto de até 70%

    3 de fevereiro de 2021

    Prefeitura amplia divulgação da Tarifa Social com desconto de até 70%

  • Ação da Vigilância Ambiental captura 2.203 escorpiões no Cemitério Municipal

    28 de janeiro de 2021

    Ação da Vigilância Ambiental captura 2.203 escorpiões no Cemitério Municipal

  • Prefeitura Municipal concede passe escolar aos estudantes das escolas estaduais

    2 de fevereiro de 2021

    Prefeitura Municipal concede passe escolar aos estudantes das escolas estaduais

  • Homem de 55 anos, falecido nesta 6ª-feira, é a 92ª  vítima da Covid-19

    29 de janeiro de 2021

    Homem de 55 anos, falecido nesta 6ª-feira, é a 92ª vítima da Covid-19

Deixe seu comentário

Edição 1.292
Revista Estilo - Edição 14
  1. Editorial
  2. Artigos
  3. Da Fonte
  • Talvez você já tenha visto estrangeiros nos definir como um país alegre, hospitaleiro e solidário. É claro que o Brasil tem suas virtudes e reúne uma enorme quantidade de pessoas de boa fé e que realmente ama o próximo. A avaliação aqui não é coletiva e sim individual. Exatamente a forma que expõe o nosso […]

  • Já ouviu falar de dieta low carb? Basicamente, uma dieta low carb, do inglês “baixa em carboidratos” é um tipo de dieta que restringe ou diminui a quantidade de ...
  • A descoberta da Real data de fundação do Mogi: 2ª parte – n° 673 Finalmente, encontrei no noticiário do jornal “O Mogyano”, de 21 de outubro de 1903, a prova escrita e definitiva sobre a verdadeira ...
  • Turismo brasileiro perdeu R$ 55,6 bilhões em 2020 Uma notícia muito triste veio ao meu conhecimento esta semana. O turismo brasileiro perdeu R$ 55,6 bilhões em faturamento, em 2020, em ...
  • RECONVOCAÇÃO O vereador Magalhães (PSDB) não engoliu o “bolo” que levou da diretoria da Elektro, que ignorou convocação para prestar esclarecimentos na tribuna livre da Câmara sobre os serviços prestados na cidade. Tanto que o tucano fez a reconvocação de diretores da concessionária de energia elétrica, aprovada pelo plenário, para comparecer à Casa de Leis […]

Você Repórter Enviar

Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.

Enquete

Você acredita que possa existir uma relação entre uma Câmara Municipal e uma Prefeitura para simplesmente ajudar o povo?

  • Deixe seu comentário

VARIEDADES

  • Abertura da Copa Shell HB20 será no autódromo Velocitta
    Abertura da Copa Shell HB20 será no autódromo Velocitta
  • Fevereiro Roxo trata de alzheimer, lúpus e fibromialgia
    Fevereiro Roxo trata de alzheimer, lúpus e fibromialgia
  • Fórmula 1: Band no lugar da Globo
    Fórmula 1: Band no lugar da Globo
  1. Galeria de Notícias

    Fundo de Quintal se apresenta em Mogi Mirim no sábado, dia 30
    Colcha de Retalhos: as memórias dos idosos e suas vivências no Jardim Planalto
    Festival de Cinema de Mogi Mirim é realizado no dia 12 pelo Vidraça
    ICA realiza espetáculo chamado Ikigai, sobre o sentido da vida
    Línguas Indígenas: tema da feira Aluno Curioso, da escola Jorge Bertolaso Stella
    Faxineira é detida por furto de joias de apartamento onde prestava serviços
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Boca de Barro Retrô: evento ocorre no dia 9, próximo sábado. Participe!
  2. Encontre-nos no Facebook

  3. Fique Atualizado

    Quer ficar por dentro de todas as atualizações? Agora você pode cadastrar seu e-mail e receber as notícias diretamente na sua caixa de entrada.

  • twitter
  • facebook
  • rss
acompanhe:
© Copyright O POPULAR | web & design por Éder Ribeiro

Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.