Ana Paula Meneghetti
22 de maio de 2018O prazo para aderir à negociação dos débitos com a Prefeitura chega ao fim no dia 31 de maio, uma quinta-feira. Em entrevista à imprensa, na tarde do último dia 17, no gabinete do prefeito, o secretário de Finanças, Roberto de Oliveira Júnior, fez um alerta para que os munícipes procurem o Poder Público o quanto antes da data de encerramento do programa.
Secretário de Negócios Jurídicos, Thiago Toledo, e secretário de Finanças, Roberto de Oliveira (Foto: Ana Paula Meneghetti)
Segundo o secretário, o pagamento à vista de débitos, nesse mês, já beneficia o contribuinte com uma série de descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), sendo 10% neste ano, 15% em 2019 e 10% em 2020. Em abril, a Câmara Municipal também aprovou o projeto de lei do prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), autorizando a redução de 50% dos juros e multas no acerto à vista do IPTU.
De acordo com um relatório preliminar da Finanças, aproximadamente 1.100 contribuintes já aderiram ao parcelamento dos débitos, que pode ser feito em até 30 vezes. Quanto o número de adesão ao pagamento à vista, que começou na semana passada, Júnior informou que ainda não tem um balanço. “É uma oportunidade única porque as pessoas que não parcelarem vão para protesto”, avisou o secretário. Hoje, apenas em IPTU, Mogi Mirim tem a receber o montante de R$ 80 milhões.
Além disso, 50% do valor da dívida ativa do Município corresponde à inadimplência. Para o secretário, com a adesão ao programa, é possível reverter o dinheiro em investimentos na prestação de serviços públicos. “A população cobra muito. Requer coleta de lixo, limpeza das ruas, corte de grama, mas precisam entrar recursos”, justificou Júnior.
Penalidades
Durante a entrevista, o secretário de Negócios Jurídicos, Thiago Toledo, complementou que, se não optarem pela negociação dos débitos, os munícipes perdem todos os benefícios. Toledo ainda explicou que a dívida com o IPTU permite que o contribuinte perca o imóvel. “No início, a penalização é a incidência de juros e multas sobre a dívida. Posteriormente, é atribuição da Prefeitura encaminhar a documentação para cobrança em cartório”, esclareceu o secretário, em referência à Certidão de Dívida Ativa (CDA).
A medida, garantida por lei e adotada também pelos governos estadual e federal, será aplicada após o encerramento do prazo para negociação dos débitos. O pagamento à vista pode ser feito on-line ou nas agências bancárias. Já para o parcelamento, o contribuinte deve se dirigir ao Paço Municipal, localizado à Rua Doutor José Alves, 129, na região central.
21 de julho de 2022
21 de julho de 2022
29 de julho de 2022
6 de agosto de 2022
12 de agosto de 2022
22 de julho de 2022
21 de julho de 2022
14 de agosto de 2022
22 de julho de 2022
29 de julho de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.