• Anuncie nos Classificados
  • Seja Assinante
  • Você Repórter
  • Expediente
  • Fale conosco
  • RSS
  • Twitter
  • Facebook
O Popular Digital
terça-feira, 2 de março de 2021
  • Home
  • Notícias
  • Edições
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Social
  • Opinião
  • Assine Agora!
Você está em: Home » Variedades »

Personagens conhecidos, eles são os líderes da irreverência em Mogi

Fernando Surur

5 de maio de 2014

Eles são sorridentes, simpáticos, donos de uma alegria capaz de contagiar e responsáveis por provocar risadas. Não existe tempo ruim e a palavra tristeza não faz parte do vocabulário. Se por um lado podem ser taxados como forçados e até inconvenientes, não se pode duvidar do bom estado de espírito. Seja onde estiver. Em cargos de grande importância na cidade, a espontaneidade faz parte do perfil diário de Gustavo Stupp, prefeito de Mogi Mirim, Cinoê Duzo, vereador mais votado da cidade na última eleição, Sidney Coser, novo presidente da Associação Comercial e Industrial (Acimm), e Ozébio Donizete Requia, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mogi Mirim.

Abaixo eles contam como são tratados e de que maneira lidam com a irreverência de modo a não afetar a credibilidade.

A irreverência na Prefeitura

Com apenas um mandato como vereador, Gustavo Stupp chegou ao cargo de prefeito de Mogi Mirim aos 28 anos. Dono de um perfil marcado pela alegria que o acompanha na vida pública desde a Câmara Municipal, leva seu estilo para todos os lados e apesar de críticas, o mantém no mais alto cargo da Prefeitura. E é desta maneira que pretende continuar. “Eu sou prudente, comedido e responsável, senão não conseguiria ser prefeito com 28 anos. Mesmo com essa prudência, ética e respeito, mesclado com a irreverência, nunca deixei de ser eu, não deixei de ser espontâneo”, alega.

Para Stupp, existe uma hipocrisia na política, que acaba não sendo saudável para a democracia, e defende que todos devem ser verdadeiros e com autenticidade. O prefeito muitas vezes surpreende, fazendo piadas e brincadeiras até em cerimônias oficiais, como quando saiu buzinando uma moto pelas ruas no lançamento de uma fábrica de motocicletas.

“As pessoas que te escolheram, escolheram você de verdade, nunca vou deixar de ser eu por causa dos outros, eu vou sim me adequar, mas não terei crise de identidade por causa do cargo. Essa autenticidade, para as pessoas perto da gente é melhor, elas sabem o que você está pensando e sabem o que você quer”, explicou.

O destemido Sidney Coser

Em abril, após dois anos de mandato do empresário Jorge Antonio Barbosa, a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) viu o começo de uma nova era, com a posse do também empresário Sidney Coser. Destemido, como ele mesmo se autointitula, Coser não possui papas na língua, fala o que pensa e é marcado por um bom humor irrepreensível. Em todos os lugares. No dia em que foi eleito presidente da entidade, pouco após a apuração, com o salão da Acimm cheio, ao tocar seu celular, com uma animada música, não titubeou e logo começou a sambar no salão. É com este samba no pé que Coser leva a vida, sempre na base da seriedade.

“Nós temos que ser destemidos, o ser humano gosta de ser tratado como ser humano. Por exemplo, um cumprimento para um catador de lata vale para o dia todo, um aceno por obrigação tem energia, mas de forma efusiva é outra coisa. Sou uma pessoa destemida”, explicou.

Para Coser, a alegria faz com que a pessoa seja mais leve e de bem com a vida. “A irreverência faz você ser transparente e amigo de verdade, as pessoas creem e procuram isso. O irreverente não tem papas na língua, ele fala a verdade. Às vezes com medo de estragar a amizade, as pessoas deixam de ser leais”, opinou.

stupp e sidney_divulgação

Destemidos e irreverentes, Sidney Coser e Stupp, são marcados pela alegria e jeito extrovertido. (Foto: Divulgação)

Cinoê, sempre com você!

São poucos os que passam ao seu lado e não o cumprimentam. A retribuição é um largo sorriso, acompanhada de uma brincadeira. Com bordões inconfundíveis, como “sempre com você”, ou “gaza a Deus (graças a Deus)”, o filho da Dona Luzia é pura irreverência. Vereador mais votado de Mogi Mirim na última eleição, Cinoê Duzo conta não ser folclórico. Pelo contrário. “Sou autêntico, não um personagem. Sou o que sou na rua, em casa, na escola, irreverente e responsável. Você pode ser verdadeiro sem perder o bom humor”, contou.

Cinoê leva sua irreverência para a Câmara Municipal e não liga sobre o que falam ao seu respeito. Lá, é responsável por brincadeiras, críticas construtivas, como cartazes presos à bancada no plenário, muitas vezes com pontos de vista e discordâncias em relação à Prefeitura, até seus discursos efusivos, muitas vezes marcados pela ironia e bom humor. Mesmo quando enfrenta problemas, conta nunca deixar transparecer alguma tristeza. “As pessoas te veem de bom humor, alto astral, mas algumas vezes não é 24 horas. Tenho meus problemas, mas lido da melhor maneira possível com eles”.

cinoê_irreverente_everton zaniboni (2) - Cópia

Cinoê possui bordões inconfundíveis e esbanja alegria em todos os momentos. (Foto: Everton Zaniboni)

O jeito rude de ser irreverente

Rude mas ao mesmo tempo extrovertido. Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mogi Mirim, Ozébio Donizete Requia é daquele tipo de homem que passa a impressão de braveza e pouco papo. Mas basta conhecê-lo para notar que a imagem de pessoa bruta não corresponde à realidade. Bordões curiosos e apimentados prontos para provocar os amigos e o olhar de traquinagem integram sua personalidade.

A famosa barba e o porte físico de respeito oferecem a imagem de brutalidade e até intimidam, escondendo o perfil alegre de um carismático líder, que gosta de liderar brincando e chega a dançar sertanejo em cima de caminhonete durante greve. “Desde pequeno sou assim, é um dom que a gente tem, sempre sou eu mesmo. Se encontro pela primeira vez, eu já brinco. É tudo espontâneo, não tem tempo ruim”, contou.

Ele diz levar seu jeito para o dia a dia no trabalho. “Falo assim com todos, não misturo, seja trabalhador ou patrão e sei a hora de falar sério. Brinco com todos, não faz diferença para mim, então enxergo todos iguais”, relata.

BICUDO 2

Ozébio Requia diz ser espontâneo e mesmo com jeito rude, é marcado pela descontração. (Foto: Divulgação)

Compartilhe
Facebook Twitter WhatsApp E-mail Imprimir

VEJA TAMBÉM

  • Boletim desta 3ª destaca ocupação de 100% dos leitos de UTI-Covid

    16 de fevereiro de 2021

    Boletim desta 3ª destaca ocupação de 100% dos leitos de UTI-Covid

  • Primeira Comunhão e Crisma na Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana

    13 de fevereiro de 2021

    Primeira Comunhão e Crisma na Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana

  • Nova classe de profissionais de saúde já recebe vacina anti-Covid

    11 de fevereiro de 2021

    Nova classe de profissionais de saúde já recebe vacina anti-Covid

  • Vigilância notifica óbitos de duas mulheres nesta 5ª-feira e total vai a 106

    18 de fevereiro de 2021

    Vigilância notifica óbitos de duas mulheres nesta 5ª-feira e total vai a 106

  • Quarta de Cinzas movimenta igrejas de Mogi Mirim

    19 de fevereiro de 2021

    Quarta de Cinzas movimenta igrejas de Mogi Mirim

  • Alunos da Fatec Mogi constroem impressora 3D de grandes dimensões

    17 de fevereiro de 2021

    Alunos da Fatec Mogi constroem impressora 3D de grandes dimensões

  • ‘Monsenhor Nora’ retoma aulas presenciais em sistema de rodízio semanal

    8 de fevereiro de 2021

    ‘Monsenhor Nora’ retoma aulas presenciais em sistema de rodízio semanal

  • Parceria entre Prefeitura e Fatec viabiliza software para banco de dados da GCM

    24 de fevereiro de 2021

    Parceria entre Prefeitura e Fatec viabiliza software para banco de dados da GCM

  • GoodBom abre 150 vagas para 12 funções da nova loja a ser aberta em Mogi Guaçu

    10 de fevereiro de 2021

    GoodBom abre 150 vagas para 12 funções da nova loja a ser aberta em Mogi Guaçu

  • Secretaria de Educação apresenta projeto de EJA com ECA a moradores do Vergel

    9 de fevereiro de 2021

    Secretaria de Educação apresenta projeto de EJA com ECA a moradores do Vergel

Deixe seu comentário

Edição 1.292
Revista Estilo - Edição 14
  1. Editorial
  2. Artigos
  3. Da Fonte
  • Estamos todos preocupados com a Covid-19. E não é para menos. Afinal, esta doença veio, virou pandemia e tirou a Terra do eixo. Não podemos esmorecer na batalha contra o novo coronavírus e manter as medidas de prevenção é fundamental. Temos que seguir se cuidando e cuidando do próximo. Mas e quanto a outros problemas? […]

  • Já ouviu falar de dieta low carb? Basicamente, uma dieta low carb, do inglês “baixa em carboidratos” é um tipo de dieta que restringe ou diminui a quantidade de ...
  • A descoberta da Real data de fundação do Mogi: 2ª parte – n° 673 Finalmente, encontrei no noticiário do jornal “O Mogyano”, de 21 de outubro de 1903, a prova escrita e definitiva sobre a verdadeira ...
  • Turismo brasileiro perdeu R$ 55,6 bilhões em 2020 Uma notícia muito triste veio ao meu conhecimento esta semana. O turismo brasileiro perdeu R$ 55,6 bilhões em faturamento, em 2020, em ...
  • VISITA O plenário da Câmara Municipal recebeu a visita, durante sessão legislativa desta semana, do comandante do Corpo de Bombeiros, Di Martini, e da coordenadora da Defesa Civil, gcm Elaine Cristina Navarro, também colunista de O POPULAR. Os dois foram ao Legislativo a convite do vereador Alexandre Cintra (PSDB) prestar esclarecimentos sobre os trabalhos desenvolvidos […]

Você Repórter Enviar

Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.

Enquete

Você mantém as atenções no combate à Dengue o ano todo?

  • Deixe seu comentário

VARIEDADES

  • Abertura da Copa Shell HB20 será no autódromo Velocitta
    Abertura da Copa Shell HB20 será no autódromo Velocitta
  • Fevereiro Roxo trata de alzheimer, lúpus e fibromialgia
    Fevereiro Roxo trata de alzheimer, lúpus e fibromialgia
  • Fórmula 1: Band no lugar da Globo
    Fórmula 1: Band no lugar da Globo
  1. Galeria de Notícias

    Fundo de Quintal se apresenta em Mogi Mirim no sábado, dia 30
    Colcha de Retalhos: as memórias dos idosos e suas vivências no Jardim Planalto
    Festival de Cinema de Mogi Mirim é realizado no dia 12 pelo Vidraça
    ICA realiza espetáculo chamado Ikigai, sobre o sentido da vida
    Línguas Indígenas: tema da feira Aluno Curioso, da escola Jorge Bertolaso Stella
    Faxineira é detida por furto de joias de apartamento onde prestava serviços
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Boca de Barro Retrô: evento ocorre no dia 9, próximo sábado. Participe!
  2. Encontre-nos no Facebook

  3. Fique Atualizado

    Quer ficar por dentro de todas as atualizações? Agora você pode cadastrar seu e-mail e receber as notícias diretamente na sua caixa de entrada.

  • twitter
  • facebook
  • rss
acompanhe:
© Copyright O POPULAR | web & design por Éder Ribeiro

Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.