Ludmila Fontoura
23 de outubro de 2018Amanhã, quarta-feira, será realizado um workshop chamado Instagram para a Terceira Idade, no Centro Cultural de Mogi Guaçu. O evento que será iniciado às 19h30, apesar de ter como foco os idosos, também pode ser acessado por pessoas com menos idade, e é inteiramente gratuito. Os idealizadores do workshop são Tainá Bimbati e Felipe Antunes, que são da Associação Cultural Fractal, que tem sede em Mogi Mirim, e é uma Organização Não Governamental (ONG).
A escolha do tema Instagram para a Terceira Idade se deu por conta de o Brasil ser o segundo país a fazer mais uso da rede social. Muitas pessoas, conforme destacou Felipe, estão migrando do Facebook para o Instagram, mas nem todos sabem utilizá-lo. Tainá frisou sobre como o Instagram pode levar mais cultura para a população, uma vez que há muitos conteúdos interessantes, além de páginas pessoais, digamos assim. É possível ter acesso a uma infinidade de conteúdos interessantes e que podem contribuir tanto em relação aprendizado como distração e conexão com outras pessoas e lugares do mundo.
“No dia do evento a gente vai ensinar como abrir uma conta no Instagram e os passos básicos. Vou comentar que é uma rede social de fotos, explicar que é tudo por hashtags, vou explicar as mais usadas, como tbt (#throwbackthursday – usada quando as pessoas postam imagens do passado), explicar como faz stories (vídeos curtos e postagens que duram 24 horas e depois desaparecem), essas coisas. Então, é bem básico. O Brasil ainda tem preconceito com idoso e a gente sabe que acabam sendo vistos como pessoas à margem da sociedade. A gente quer trazer a ideia de que, sim, ele pode estar conectado e junto com essa nova geração, que já nasce conectada”, explicou Felipe.
Esse é o primeiro evento da Fractal, mas existe ainda uma outra ONG, só que mais focada na questão ambiental. Felipe ficou com a direção da Fractal e Tainá na direção da Ambienta. No caso da segunda, que é a Ambienta, vários eventos já foram realizados.
Antes mesmo das ONGs, eles já haviam realizado uma série de projetos na região e inscritos os mesmos em editais, recebendo diversos suportes, como empilhadeira para os catadores de reciclagem e até a promoção de um bazar. Ou seja, a criação das ONGs e a regularização dos projetos são importantes para a busca de mais e mais recursos para apoiar os projetos sociais da cidade e região.
Antes, Tainá e Felipe haviam atuado em conjunto no Coletivo Guacema e em alguns projetos ambientais em Mogi Guaçu também.
15 de abril de 2021
28 de março de 2021
16 de abril de 2021
16 de abril de 2021
31 de março de 2021
16 de abril de 2021
26 de março de 2021
12 de abril de 2021
16 de abril de 2021
26 de março de 2021
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.