
Da Redação
24 de outubro de 2023O projeto Cine e Cultura promoveu, entre segunda-feira, 16, e quarta-feira, 18, a Oficina de Introdução Básica de Cinema para alunos da Escola Estadual ‘Professora Doutora Altair de Fátima Furigo Polettini’, no Jardim Maria Bonati Bordignon, em Mogi Mirim . Durante os três dias, adolescentes de 12 e 16 anos tiveram a oportunidade de criar curtas-metragens com equipamentos e técnicas profissionais de audiovisual.
Realizada pelo Instituto Eco Ambiental e Social, com patrocínio da Tenneco, a ação tem como objetivo oferecer aos adolescentes de comunidades carentes as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de filmes ou documentários de curta duração que abordem, de forma lúdica, temas como sustentabilidade, preservação da água, consumo consciente, responsabilidade no trânsito, energia, reciclagem, mobilidade urbana e alimentação saudável.
Na primeira etapa, o projeto Cine e Cultura inclui a realização de três dias de oficinas. Divididos em grupos de no máximo cinco alunos, as crianças têm contato com os principais conceitos do mundo do cinema: filmagem, enquadramento de cenas, noções de equipamentos de vídeos, edição, escolha de trilha, criação de personagens, roteiro e iluminação.
Além disso, têm a oportunidade de mergulhar nos gêneros de filmes de ficção, documentários, entre outros. Ainda nas oficinas, sob a supervisão e instrução dos oficineiros, os alunos fazem a gravação de depoimentos e captura de imagens, sempre seguindo um roteiro escrito previamente. O último dia de oficina foi dedicado à edição dos curtas, com a inserção de trilha e legendas. Ao final do projeto, todos os jovens receberam certificados.
“Nossa meta é promover o acesso à cultura. Acreditamos na arte como ferramenta de transformação social. Por isso, queremos proporcionar aos nossos adolescentes e jovens a oportunidade de se expressarem de forma artística. Esperamos que, dessa forma, eles também possam alcançar outras pessoas com importantes mensagens de conscientização e reflexão. Estamos certos de que este é um caminho para formar cidadãos conscientes para o futuro”, afirma a presidente do Instituto Eco Ambiental e Social, Patrícia Henrique.
Apresentações
A segunda etapa do projeto inclui a realização de eventos com sessões de cinema e atividades culturais nas escolas estaduais ‘Profª Drª Altair de Fátima Furigo Polettini’ e ‘Profº Ernani Calbucci’, além do ICA (Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente). As apresentações, que acontecem de 30 de outubro a 1º de novembro, contarão com interações teatrais e workshops sobre o uso da água e de energia, reciclagem e segurança no trânsito.
Também serão exibidos os curtas-metragens produzidos durante as oficinas. Para acolher a ação cultural, cada local vai receber uma estrutura gigante de cinema inflável, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com telão, projetor de áudio e vídeo, além de almofadas para acomodação do público.
Para deixar a programação ainda mais divertida, todos os presentes terão direito a pipoca. Ao final de cada sessão, as crianças e adolescentes levarão para casa um livreto com explicações sobre os temas que foram abordados nos curtas-metragens. As datas e os locais das apresentações serão divulgados em breve.
20 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
14 de novembro de 2023
13 de novembro de 2023
27 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
18 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
11 de novembro de 2023
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.