Everton Zaniboni
20 de março de 2014Com a expedição do alvará para a licença de obra, a Associação Habitacional de Mogi Mirim planeja começar as obras de terraplanagem do Condomínio Elias Moysés no terreno localizado no bairro Maria Beatriz no início de abril. Agora, resta apenas registrar o empreendimento junto ao cartório, que deverá conceder um documento certificando a incorporação de toda a área.
Esse processo deve levar aproximadamente sete dias. A partir daí é possível negociar os apartamentos e começar a análise final junto à Caixa Econômica Federal. Uma assembleia com os 300 associados será realizada no domingo para esclarecer algumas questões e comunicar o início das obras.
“Vamos deixá-los cientes e pedir para que se preparem para separar a documentação e verificar como eles darão a entrada do imóvel”, explicou o presidente da associação, Antonio Maciel de Oliveira, o Toninho. A conferência final das informações dos associados será feita na sede da associação.
A construtora irá apresentar ainda os valores dos imóveis, apresentar o projeto e o modelo de contrato que os associados deverão assinar, passando a ter obrigações diretamente com a empresa que irá construir o empreendimento. Caberá a construtora o critério de distribuição das unidades.
“Temos uma lista de 300 nomes, mas isso deve mudar. A ordem de inscrição não é a ordem para a distribuição. Muitas pessoas ficarão fora após a análise da Caixa e ainda tem critérios para os apartamentos acessíveis”, explicou Toninho.
A aprovação do alvará autorizando a construção se deu em 12 de fevereiro. Todo o processo era inicialmente estimado em até 360 dias, mas durou dois anos. “Começamos em uma administração e continuamos em outra. Nesse governo foi montada uma comissão de empreendimentos imobiliários e isso atrasou tudo. Tivemos que rever todo o projeto”, comentou o presidente.
Ontem, profissionais da construtora iriam até o terreno para verificar a abertura de ruas onde serão erguidas as 15 torres com 16 apartamentos cada. Serão quatro andares e uma vaga de estacionamento para cada imóvel. O Condomínio Elias Moyses contará ainda com piscina, salão de festas e área de lazer com churrasqueira. No total, são 240 unidades habitacionais.
Mais
A associação trabalha com a possibilidade de construir mais dois empreendimentos nos próximos anos. “Temos mais dois projetos para sair, assim que começar a construir esse primeiro. Um deve ser na Santa Cruz e o outro no Tucura. Ainda estamos negociando as áreas, mas pelo menos um deles sairá nesse ano”, confirmou.
Prefeitura ainda não definiu área para creche
Com a criação da comissão para estudos sobre novos empreendimentos imobiliários na cidade, descobriu-se no ano passado uma lei antiga que determina que condomínios com 200 unidades ou mais devem oferecer alguma contrapartida ao município.
A associação foi a primeira a se adequar a lei municipal e deverá construir uma creche em área institucional a ser definida pela Prefeitura, próximo ao condomínio, na região do Maria Beatriz, para atender a demanda do bairro. O projeto já está pronto, mas depende de uma manifestação da Administração com o apontamento da área que deverá oferecer para a contrapartida.
“Creio que nos próximos dias eles já nos passam para começarmos também. Nesse caso o que traz segurança para a Prefeitura é que se não entregarmos a creche construída, depois eles não liberam o Habite-se”, explicou Toninho. O projeto obedece padrões estabelecidos pela legislação e oferecerá a possibilidade de ampliação caso necessário, no futuro.
A Prefeitura foi procurada para prestar esclarecimentos sobre a definição da área a ser construída a escola, mas até o fechamento desta reportagem não respondeu a solicitação.
4 de junho de 2022
11 de junho de 2022
10 de junho de 2022
27 de maio de 2022
11 de junho de 2022
16 de junho de 2022
16 de junho de 2022
26 de junho de 2022
24 de junho de 2022
10 de junho de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.