Ludmila Fontoura
25 de maio de 2014Reminiscência Esportivas – 1921
O Campeonato Paulista de 1921 marcou a hegemonia do Paulistano, o mais vitorioso clube e dono da maior torcida paulista, conquistador de oito campeonatos, 1905,1908,1913,1916,1917,1918,1919 e 1921. Este últimovenceu com enorme brilhantismo e com campanha espetacular: em 22 jogos, teve 19 vitórias, um empate e apenas duas derrotas, marcando incríveis 98 gols e sofrendo apenas 14, com saldo positivo de 84 gols! Dois de seus jogadores foram os maiores artilheiros de 1921: Friedenreich, com 33 gols e Mário, com 26. Os dois marcaram um total de 59 gols, ou seja, mais de 60 por cento dos gols obtidos por sua equipe, num fato inédito e estabelecendo um recorde até hoje não quebrado!
Decisão na última rodada
Apesar de toda essa superioridade do Paulistano, o campeonato só foi decidido na última rodada. O Corinthians estava na liderança, com 38 pontos, o Paulistano com 37 pontos e o Palestra Itália com 36. Mas na última rodada o Corinthians perdeu por 3 a 0 para o Palestra (atual Palmeiras) e o Paulistano derrotou o Sírio por 3 a 2, garantindo assim o título de campeão e a posse definitiva da Taça Cidade de São Paulo. O Corinthians amargou o 3º lugar, com o Palestra em 2º.
Curiosidades
Os torcedores do Paulista compareceram em massa ao Parque Antarctica para assistir o jogo entre Corinthians e Palestra. A cada gol do Palestra e que venceu por 3 a 0, a torcida do Paulistano e que era maior da época, vibrava de emoção e no final fizeram grande festa e passeata pela cidade, comemorando com esse resultado o título de campeões paulistas de 1921.
O ano de 1921 foi marcado pelo chamado “caso dos dez minutos”. O jogo entre Palestra e Internacional no primeiro turno e vencido por 3 a 2 pelo Internacional, por um erro de cronometragem foi encerrado faltando 10 minutos para o final. Na assembléia da APEa, foram apresentadas duas propostas: anular o jogo, ou jogar os dez minutos faltantes. Ambas as propostas foram recusados e o resultado foi mantido, para desespero e protesto da diretoria do Palestra, bastante prejudicado com a decisão.
No Campeonato Paulista de 1921 e depois de grande polemica, começaram a aportuguesar a nomenclatura futebolística. Entre as principais dúvidas: como traduzir o termo inglês “football”? Surgiram diversas sugestões, com “pebol”, “balípodo”, “podosfera”, “bolapé”, entre outras. No fim, optou-se por “futebol” e que perdura até hoje. Os termos ingleses foram aportuguesados: “foul”, passou a ser falta; “Center-forward” – centroavante; “training” – treino; “goal” – gol; “score” – placar; “shoot” – chute; “goal-keeper” – goleiro; “winger” – ponta, “throw-in” – arremesso lateral; “scratch” – seleção; “full-back” – zagueiro; “dribbling” – drible; “inside” – meia; “half-time” – intervalo ou meio tempo; “heading” – cabeçada; “forward” – atacante; “corner” – escanteio e assim por diante. A maioria dos termos em português e substituindo aqueles em inglês até hoje estão em uso, nacionalizando a nomenclatura de nosso futebol.
Túnel do tempo – No dia 1º de maio de 1919 foi fundado o Radium Futebol Clube na cidade de Mococa, com o apelido de “Verdão da Mogiana”. Seu estádio denomina-se “Olímpico São Sebastião”. O Radium foi campeão paulista da 2ª divisão, em 1950, sendo um dos mais tradicionais clubes ainda em atividade.
Preceitos Bíblicos – Moisés falou ao povo, dizendo: Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e instiga, de um extremo ao outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande ou se ouviu algo semelhante. Reconhece, pois, hoje e grava-o em teu coração que o Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra e que não há outro além dele. Guarda suas leis e seus mandamentos para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre”. (Deuteronômio 4,32-33,39-40)
Legenda da foto – Mogi Mirim Esporte Clube em 1921: em pé, Nezinho Brasi- Saddi- Tagué, Fila do centro, Juca Fagundes – Tango- Matias, sentados, os atacantes Luiz Milano – Elizeu – Zizinho (Pedro Ferreira Alves) – Décio (Queiroz Telles) – Emiliano Parra. Dizem que era um timaço.
16 de junho de 2022
10 de junho de 2022
27 de maio de 2022
24 de junho de 2022
10 de junho de 2022
17 de junho de 2022
10 de junho de 2022
28 de maio de 2022
26 de junho de 2022
21 de junho de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.