Da Redação
28 de fevereiro de 2015A necessidade de enfrentar a crescente onda de roubos de cargas nas rodovias levou a Mercedes-Benz do Brasil a desenvolver, em parceria com a Zatix, empresa líder do segmento de tecnologia de informação em segurança, um sistema de rastreamento para os caminhões da marca. O dispositivo funciona de forma integrada à plataforma Fleetboard, comercializada pela Mercedes desde 2010, e que até agora contava com recursos específicos para gerenciamento de frotas.
O sistema de rastreamento vem instalado de fábrica no conjunto do motor, não está visível e só pode ser manipulado por especialistas da marca. Se motorista acionar o botão de pânico ou quando o monitoramento à distância detecta alguma anormalidade ou alteração na rota previamente determinada, o equipamento permite bloquear o veículo à distância e de forma progressiva: uma vez bloqueado, o cavalo mecânico tem a velocidade reduzida automaticamente para 40 km; passados 30 segundos, a velocidade cai para 10 km, o que inviabiliza a continuidade da viagem.
Quando é desligado nessas circunstâncias o veículo só poderá ser ligado ao ser desbloqueado pela transportadora ou central que monitora o veículo, tudo feito pela internet. A Mercedes-Benz lançará o Fleetboard com quatro opções de pacotes de serviços cujo preço parte de R$ 99 mensais.
“O valor não aumentou em relação à geração antiga do Fleetboard”, afirma Andre Weisz, responsável pelo projeto no Brasil. De acordo com ele, as soluções atendem tanto os grandes quanto os pequenos frotistas e o valor máximo do serviço dependerá de alguns fatores, como tamanho da frota e opção de pacote. Fleetboard agora atende toda linha Lançada em 2010, a plataforma Fleetboard da Mercedes-Benz, cuja segunda geração chega agora ao mercado. Ela está disponível para toda a linha de caminhões da marca, sendo de série nos modelos Axor, Actros e Atego 2430 e opcionais dos demais modelos.
O sistema permite que gestores de frotas tenham, em tempo real, total controle e acesso a informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como emitir relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução.
O sistema fornece dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando os intervalos entre as manutenções. A avaliação do estilo de condução de todos os motoristas possibilita que a empresa alcance um desempenho mais uniforme, com ganhos de escala e criação de um padrão de dirigibilidade.
Outro possível resultado proporcionado pelo uso dessa ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios. “Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há ainda uma redução significativa do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e da carga”, afirma Andre Weisz.
Outro dado importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a nova legislação. O sistema oferece outras vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.
16 de junho de 2022
4 de julho de 2022
16 de junho de 2022
16 de junho de 2022
10 de junho de 2022
18 de junho de 2022
24 de junho de 2022
24 de junho de 2022
2 de julho de 2022
10 de junho de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.