
Da Redação
10 de julho de 2023Esses últimos dias foram marcados por treinamentos e socialização. Desde quando me tornei ‘bariatricada’ (pessoa que faz a cirurgia bariátrica) sou indagada se eu como isso ou como aquilo. Ou ainda, sobre a quantidade que como… Mas depois que comecei a estudar nutrição, isso se intensificou. É engraçado, pois quando estou em algum lugar e as pessoas estão comendo, logo me dizem: “isso não pode né, ‘Nutri’?”. E o pior é que, se me vêem comendo, perguntam: “mas nutri come isso?”
Eu tenho uma rede social bastante movimentada. Inclusive, quem quiser acompanhar meu dia a dia, é só procurar por @elaineenavarro e lá eu sempre posto a vida real, pois isso requer muita responsabilidade. Eu costumo dizer que não sou blogueira e sim influenciadora, pois as pessoas acreditam no que eu faço, desta forma não vendo serviços e nem faço propaganda de coisas que eu não usaria ou que julgo não fazer diferença na vida das pessoas. É fácil vender shakes, fórmulas e cintas modeladoras, mas mostrar a realidade de uma pessoa que acorda às 5h da manhã pra treinar, que trabalha e faz reeducação alimentar todos os dias, é muito mais gratificante, pois as pessoas me vêem como exemplo.
Eu mostro que todos os domingos faço o planejamento alimentar da minha família. São marmitinhas calculadas para o almoço e para o jantar. Todos os dias posto que estou na academia treinando e, aos finais de semana, eu também mostro que como pizza e às vezes rola uma caipirinha. Faço isso, pois todo mundo vê que mesmo comendo o que gosto (e isso tem hora certa), continuo com um corpo saudável, pois durante a semana treinei e comi direito. Nutrição não tem segredos, é matemática! Se comeu, tem que gastar. Se não gastou, tem que comer menos e assim por diante.
Me incomoda ir aos lugares e as pessoas me perguntarem: “isso não pode né?”, isso é terrorismo alimentar. Além de nutricionista, sou paciente e ‘bariatricada’. Passei por acompanhamento nutricional e psicológico por muito tempo (e continuo) e sei o quanto é desgastante você ficar o tempo inteiro se privando das coisas. Hoje eu ensino nutrição de uma forma leve, mostrando que dá pra ser saudável e comer o que se gosta e ainda dá pra comer e ainda assim emagrecer.
Outra coisa é fazer dieta. Eu já expliquei aqui algumas vezes sobre a diferença entre reeducação alimentar e dieta. A dieta pode restringir algum grupo de alimento para o controle de uma doença. E, certo dia, quando postei que estava comendo feliz o meu carboidrato, a pessoa veio comentar que fazia low carb e que pra ela era bom. Sim, realmente é bom, mas tem critérios.
Depois descobri que a pessoa era diabética e passava por acompanhamento médico e nutricional. É sobre isso! Não dá pra generalizar. Cada um consegue seu resultado de uma forma e não é uma fórmula padrão que vai servir para todas as pessoas. Portanto, não acredite em tudo que vê na internet e duvide daquela pessoa que só come “coisa fitness”. Ninguém é feliz assim. Procurem sempre ajuda profissional, pois nutricionistas também comem, viu?!
10 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
20 de novembro de 2023
14 de novembro de 2023
13 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
11 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
18 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.