Everton Zaniboni
14 de março de 2014Apesar das insistentes negativas para comandar a Educação no município, Márcia Róttoli (SDD), que exercia o mandato de vereadora como suplente, voltou atrás e decidiu aceitar o convite do prefeito Gustavo Stupp (PDT), feito em reunião na noite de terça-feira. O anúncio para a imprensa foi feito na tarde do dia seguinte, no Gabinete.
Dentre as prioridades, a nova secretária citou a municipalização da merenda escolar e a implantação do sistema apostilado nas escolas públicas municipais (Foto: Everton Zaniboni)
De acordo com o prefeito, a novidade surpreendeu até mesmo a sua própria equipe de governo. “Nos reunimos em casa ontem e fiz mais um convite, dessa vez em definitivo e ela aceitou. Nada melhor que uma pessoa que tem uma grande vivência na área comandar a pasta”, disse Stupp, se referindo aos 28 anos de experiência da educadora na rede pública municipal.
“Na segunda-feira, durante a sessão de Câmara, ele (Stupp) me mandou mensagem querendo se reunir. Nos encontramos e ele disse que precisava que eu assumisse a secretaria, que não encontrava ninguém, até porque fizemos juntos o plano de governo para a Educação. Me senti no dever de aceitar e quero implantar esses projetos”, revelou Márcia, não escondendo sua euforia.
“Ficarei até o fim do mandato. Acho que vai ser mais fácil do que ser vereadora, pois vamos colocar em prática o que esperamos”, considerou. Na semana passada, questionada pelo O POPULAR, a então vereadora havia negado que assumiria a pasta.
Dentre as prioridades, a nova secretária citou a municipalização da merenda escolar e a implantação do sistema apostilado nas escolas públicas municipais. “Hoje a criança sai de uma escola da Santa Cruz e vai pro Tucura, por exemplo, e vê coisas que ela já viu ou que nunca estudou. Hoje não existe uma unidade no ensino e a Educação precisa disso para ter uma qualidade maior”, justificou.
Tanto a municipalização da merenda, quanto a implantação do ensino através de apostilas nas escolas municipais, são previstas para o próximo ano. Ela promete a partir de agora, agilizar as ações para contratação de merendeiras e comprar utensílios de cozinha, além de planejar as outras ações da pasta.
Conturbada
Márcia Róttoli assume a Secretaria de Educação após um primeiro ano agitado, marcado por diversas trocas em seu comando. Andréia Abbiati começou 2013 a frente da pasta, permanecendo até agosto do mesmo ano. O vice-prefeito Gerson Rossi Junior, ocupou o lugar por algumas semanas, até a chegada de Rosana Balbão, que permaneceu como secretária até dezembro. Desde então, Gabriel Mazon Tóffoli acumulou o cargo interinamente com suas funções na Secretaria de Governo, permanecendo por aproximadamente três meses.
Dr. Ary reassume a cadeira
Com a saída de Márcia do Legislativo, a posição volta a ser de Ary Macedo, que no início de 2013 se afastou da Câmara Municipal para ser secretário de Saúde. A Prefeitura deverá exonerá-lo nos próximos dias para que ele retorne ao cargo.
“Creio que será tranquilo e devo ficar até o final do mandato na Câmara”, disse o médico. Segundo ele, a saúde será sua principal bandeira, mas sem esquecer das outras áreas. “Como a agente vive essa área, acabamos defendendo mais. É instintivo. Mas vou dar atenção para as outras áreas, como o social, que tem uma carência muito grande”, revelou.
Ary foi afastado em novembro da secretaria, após denúncias da oposição de que uma empresa da qual o médico era um dos sócios, prestava serviços ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Oito de Abril.
4 de junho de 2022
25 de junho de 2022
10 de junho de 2022
24 de junho de 2022
10 de junho de 2022
27 de junho de 2022
16 de junho de 2022
24 de junho de 2022
18 de junho de 2022
3 de junho de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.