Paulo Lilli
10 de julho de 2022No período de 24 a 26 de junho aconteceu em Carpineti, na Itália, a terceira etapa do Campeonato Mundial de Enduro. Apenas dois brasileiros participaram da competição, entre eles, o mogimiriano João Pedro Lanzi Martini. O resultado não foi o esperado, mas a experiência foi única.
“Foi minha primeira vez competindo um Campeonato Mundial de Enduro, que experiência!! Quanto aprendizado! Quanta vivência!”, resumiu o piloto de 25 anos. Segundo ele, foi uma prova extremamente técnica e física, especialmente no domingo, 26, quando todas as especiais e deslocamentos ficaram destruídas.
Em entrevista a O POPULAR, João Pedro contou que manter um equilíbrio mental foi um dos grandes desafios durante o final de semana da etapa do mundial. “Muitas coisas envolvidas, desde o falecimento da minha avó na quinta-feira até todo o nervosismo de estar correndo fora do país e ter que ponderar o que valeria a pena arriscar ou não. Muito difícil colocar na balança”, apontou.
Afinal, em alguns dias, ele disputa o Brasileiro de Enduro e havia o receio de se machucar e perder toda a viagem. Mesmo assim, sabendo que para conseguir um resultado razoável, teria que dar ‘tudo e ainda mais um pouco’, ele foi para a disputa. E não se arrependeu. “Quando eu terminei a última especial do final de semana, foi uma das maiores emoções que eu já vivi. Era a realização de um sonho”, vibrou.
No sábado, 25, terminou em 11º na categoria Open 4 Stroke e em 22º geral do grupo de categorias Open. No domingo, 26, ficou em nono na categoria e 21º geral. “Não foi o resultado mais esperado, mas somente de estar perto dos top20 do grupo Open já foi muito bom”, ressaltou.
A etapa do mundial contou com um deslocamento extremamente desgastante, na opinião de João Pedro. Dos 55 quilômetros de cada volta, menos de 10% do percurso era em estrada. No restante, somente trilhas técnicas e com pedras o tempo todo, com muitas subidas e descidas. “No domingo, as trilhas estavam completamente destruídas, com muito buraco e pedra soltas”, contou.
Mesmo diante das dificuldades, o piloto não esconde: “foi uma das melhores experiências da minha vida! Recomendo a todos que, se um dia tiver uma oportunidade desta, abrace e vá sentir como é estar pilotando entre os melhores do mundo! Espero muito um dia conseguir correr uma etapa do mundial”, frisou.
Origem
A competição na Itália consagrou de vez a carreira de um piloto que aprendeu a andar de moto quando tinha apenas quatro anos de idade por influência do seu pai, que sempre foi um apaixonado por duas rodas. Não demorou para que a paixão acelerasse para outros cantos. Tanto que, aos nove anos, João Pedro foi campeão brasileiro de Moto Trial, uma modalidade diferente, em que o objetivo é transpor obstáculos com elevado nível técnico sem colocar os pés no chão.
Aos 13 anos, ele começou a competir em provas de enduro de velocidade como uma brincadeira, apenas por diversão. “Após isso, a partir dos 16 anos, passei aproximadamente quatro anos competindo de Mountain Bike Downhill, uma modalidade de bicicleta em que o atleta deve percorrer um trecho sinuoso e com obstáculos em descida no menor tempo possível. Fui campeão paulista em 2017 e também bicampeão da famosa Descida das Escadas de Santos pela categoria Sub30”, contou.
Em 2019 ele decidiu voltar para a moto, sendo três vezes vice-campeão paulista de enduro de velocidade na categoria E1 (2019, 2020 e 2021). Em 2021, participou do seu primeiro Campeonato Brasileiro de Enduro, terminando a temporada na quarta colocação do ranking da categoria júnior. Atualmente, está em terceiro lugar na categoria EI.
“Na nossa região, tem poucos atletas que praticam o esporte em busca de desempenho, a maioria pratica apenas por lazer, o que se torna difícil ter companhia e lugares bons para treino”, lamentou. Quem quiser acompanhar o piloto no Instagram, o perfil dele é @joaopedrolm.
10 de agosto de 2022
25 de julho de 2022
22 de julho de 2022
30 de julho de 2022
22 de julho de 2022
14 de agosto de 2022
12 de agosto de 2022
8 de agosto de 2022
30 de julho de 2022
10 de agosto de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.