Da Redação
7 de janeiro de 2022Estamos cada vez mais acostumados a acompanhar campanhas mensais de saúde relacionadas às cores. Em alguns meses, até mais de uma cor, ou seja, mais de um tema. No primeiro mês do ano temos o “Janeiro Branco”, uma campanha ao estilo da Outubro Rosa e da Novembro Azul.
O objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da saúde mental no mundo!
O mês foi escolhido porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
São trabalhadas, assim, campanhas que geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo!
Criada em 2014, a campanha chega à sua nona edição e faz um alerta à humanidade: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo pede saúde mental. Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha iniciou-se em janeiro de 2014 quando psicólogos de Uberlândia (MG) foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falar às pessoas sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “qualidade emocional de vida” e “harmonia nas relações humanas”.
Tem mais
Na edição do dia 21 de janeiro vamos tratar de outro tema especial deste mês. O “Janeiro Roxo”, que tem como foco o combate à hanseníase e outras doenças de pele. Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença que ainda é vista com muito preconceito e desinformação.
13 de maio de 2022
29 de abril de 2022
19 de maio de 2022
13 de maio de 2022
23 de maio de 2022
20 de maio de 2022
20 de maio de 2022
27 de abril de 2022
6 de maio de 2022
13 de maio de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.