Ludmila Fontoura
15 de novembro de 2014Aos 56 anos, o sonho do mestre de obras José Francisco Pereira, que vive em Mogi Mirim há três anos, ainda é ser um artista e viver da arte. A vontade é tanta que até seu nome artístico ele já escolheu: Francisco José. Mas, na verdade, desde pequeno ele é artista, já que aos dois anos já modelava bichinhos de cera de abelha com o tio. Hoje, Francisco José mudou sua técnica e faz suas estátuas de concreto, que é um material com o qual sempre trabalhou. Se tornar um artista reconhecido é um sonho, mas maior ainda é criar grandes peças para a cidade e deixar como legado. Mas sobra a vontade e falta a verba para comprar os materiais.
Francisco José disse que funcionaria da seguinte maneira: ou faria personagens que contam a história da cidade ou produziria estátuas a partir de desenhos que fossem criados para a finalidade. Em troca, Francisco José, que está a um passo de se aposentar e hoje recebe auxílio doença, só precisaria dos materiais e quem quisesse também poderia ajudá-lo até mesmo com doação de alimentos. “Estariam ajudando o artista a produzir as obras e a viver. O interesse não é fazer a arte para a cidade”, explicou Francisco José.
Um exemplo que fica simples de se pensar de acordo com a ideia do artista é a estátua do ex-prefeito de Mogi Mirim, Adib Chaib. Francisco José foi até a Prefeitura onde há uma imagem de Adib Chaib, tirou uma foto do busto do ex-prefeito e com o concreto modelou sua face. A ideia, no futuro, seria criar imagens com cerca de seis metros via mesmo estilo de trabalho.
“Eu coloco um bloco de cimento, vejo a foto e vou cortando para dar os traços, depois vou modelando. Chego até a usar paquímetro. Deixo a obra parada por alguns dias, vou olhando para ela até ter certeza se está bom, se está parecido. Se não ficar bom vou modelando de novo”, explicou o artista que produziu também o Papa, o mascote Fuleco e está trabalhando na elaboração do jogador Neymar.
Serviço
O que o artista precisa: impressão da imagem a ser esculpida em tamanho grande, pedras, areia, cimento e ferragens. Também gostaria de ter acesso a mais fotos de personagens da cidade, inclusive, de Adib Chaib.
Onde encontrar Francisco José: (19) 98412-4571 ou (19) 99938-4955.
24 de junho de 2022
24 de junho de 2022
26 de junho de 2022
10 de junho de 2022
30 de junho de 2022
10 de junho de 2022
16 de junho de 2022
24 de junho de 2022
4 de junho de 2022
18 de junho de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.