Everton Zaniboni
14 de março de 2015O Itaú Unibanco inaugurou oficialmente na manhã de ontem, seu novo Centro Tecnológico de Operações (CTMM), localizado às margens da Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros, a SP-340, que liga Mogi Mirim a Campinas. A presidente Dilma Rousseff (PT), que era esperada no evento, não compareceu e teve apenas uma reunião em Brasília durante a tarde.
O investimento na construção e na compra de equipamentos foi de R$ 3,3 bilhões e envolveu mais de 60 empresas fornecedoras e 2,5 mil empregos na construção do centro, localizado em um terreno com 815 mil metros quadrados, que equivale a 114 campos de futebol.
O CTMM já funciona parcialmente, desde fevereiro, com as operações de cartão de crédito. O data center situado em São Paulo, que funciona há 35 anos, ainda continua com as demais operações. Já o novo, aumentará a capacidade atual em 25 vezes e suportará a demanda até 2050.
Aldo Rebelo, Roberto Setubal, Geraldo Alckmin e Gustavo Stupp, na sexta-feira, na cerimônia de inauguração (Foto: Fernando Surur)
Por volta das 11h30, teve início a cerimônia de inauguração, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito de Mogi Mirim, Gustavo Stupp (PDT) e do presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal. A orquestra da Banda Lyra Mojimiriana executou o hino nacional.
Antes da solenidade, Setubal recepcionou as autoridades até a Central de Comando do Centro Tecnológico, que chefia as operações em todas as centrais de atendimento no Brasil.
Em seu discurso, Aldo Rebelo exaltou a instalação do CTMM em Mogi Mirim. “Se São Paulo é o coração financeiro do Brasil, Mogi Mirim assume como uma de suas principais artérias”, comentou. Alckmin ressaltou o pioneirismo do banco na escolha de uma área estratégica. “Esse é um passo fundamental para o Estado crescer e avançar”, considerou. “É um novo ciclo, um novo mundo que se inicia aqui em Mogi Mirim”, finalizou ele, dizendo ainda que a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e a Escola Técnica Estadual (Etec) estão criando novos cursos para formar mão-de-obra qualificada para atuar no local.
Autoridades
Estiveram presentes no evento, além do prefeito Stupp, os deputados estaduais Barros Munhoz (PSDB) e Davi Zaia (PPS), o deputado federal Guilherme Campos (PSD), vereadores da cidade e representantes de empresas e lideranças do setor econômico.
Área deverá receber mais quatro data centers
Esta primeira fase, que consistia na construção de dois data centers – que trabalham ininterruptamente – e uma central de comando, foi concluída no ano passado. No entanto, haverá mais duas etapas para a construção de outros quatro data centers, totalizando seis: a primeira entre 2021 e 2023 e a última, em 2035, totalizando quase 152 mil metros quadrados de área construída.
Os dois data centers já construídos estão em uma distância de um quilômetro entre si. Isto é necessário para que, em caso de quaisquer problemas em algum dos prédios, evitar a interrupção dos serviços. Os data centers de Mogi Mirim e de São Paulo, este último que será utilizado futuramente como um centro de backup, armazenando os mesmos dados e operando em caso de problemas no CTMM, estão localizados em uma distância de 140 quilômetros.
14 de maio de 2022
29 de abril de 2022
19 de maio de 2022
11 de maio de 2022
15 de maio de 2022
24 de maio de 2022
14 de maio de 2022
6 de maio de 2022
29 de abril de 2022
20 de maio de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.