
Da Redação
15 de abril de 2023Começa na segunda-feira, 17, as inscrições para o projeto social Ginástica Rítmica – Formando Cidadãos. A iniciativa vai resultar em aulas gratuitas da modalidade olímpica a meninos e meninas com idades entre 6 e 17 anos. As inscrições serão feitas até 17 de maio na Sejel (Secretaria de Esporte Juventude e Lazer) da Prefeitura de Mogi Mirim.
As aulas terão início no dia 22 de maio. Vão poder participar das atividades que serão incluídas no Projeto Esporte Futuro – Construindo Cidadãos, da Secretaria de Esporte, crianças e adolescentes que estejam matriculadas em unidades escolares no município. São, ao todo, 160 vagas em dois polos: 80 no Ginásio ‘Maria Paula Bueno’ (Vila Dias), e outras 80 no Ginásio ‘Wilson Fernandes de Barros’ (Tucurão), no bairro do Tucura.
As inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis das crianças sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Secretaria de Esporte (Rodovia Deputado Nagib Chaib, nº 460 – Morro Vermelho). É preciso levar documentos do responsável legal do aluno (CPF e RG) e o documento de identidade (RG) do aluno matriculado, preencher a ficha de inscrição e assinar um termo de autorização para o início das atividades. Informações pelo telefone da secretaria: (19) 3814-2145.
Projeto
Com duração de um ano, o projeto vai oferecer aulas com professores especializados nos períodos da manhã e da tarde. As aulas terão uma hora de duração três vezes por semana. Todos os alunos receberão uniformes completos para a prática do esporte: collant, shorts e agasalho.
O objetivo do projeto é estimular a prática esportiva da modalidade de forma saudável e divertida, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e responsabilidade social, promovendo a integração e o enriquecimento da cultura esportiva de crianças e adolescentes.
A Associação Fábrica de Esporte e Cultura, responsável pelo projeto Ginástica Rítmica – Formando Cidadão, mantém também 160 alunos em atividade em Amparo (SP), desde junho de 2022 em dois locais, o Floresta Atlético Clube e a creche São Cristóvão.
Aulas
Durante as aulas, as crianças vão aprender a manusear os cinco aparelhos que compõem a modalidade: fita, corda, arco, bola e maça (ou baliza). “Primordialmente é necessário pensar numa iniciação voltada para a formação dos ginastas a longo prazo, tendo um planejamento adequado que permita não sobrecarregar crianças com cobrança da técnica exigida nos estágios preparatórios. Isso só é permitido quando há um planejamento do desenvolvimento dos ginastas. No projeto, iniciaremos explorando o repertório corporal e dando ênfase no ensino e aprendizagem dos giros, saltos, deslocamentos, flexibilidade e vivenciando de forma lúdica todos os aparelhos que compõem a modalidade”, disse Joseane Oliveira de Azevedo, coordenadora técnica do projeto.
Além disso, segundo os professores do programa, é possível identificar futuros talentos e orientar essas crianças para chegar ao nível de alto rendimento. Uma das alunas do projeto em Amparo foi aprovada, em janeiro deste ano, em seletiva para integrar a equipe oficial do município. O projeto é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura e do Ministério do Esporte, com patrocínio do Atacadão, apoio da Interfood e apoio institucional da Prefeitura de Mogi Mirim por meio da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer. (DA REDAÇÃO)
CRÉDITO DA FOTO: Arquivo
11 de novembro de 2023
13 de novembro de 2023
18 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
14 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
27 de novembro de 2023
20 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.