Fernando Surur
28 de outubro de 2013O papel do aluno em escolas não se resume apenas a aprender e adquirir conhecimento. Cada vez mais forte, a ação cívica e social ganha importância, evidenciada em atitudes que manifestem o interesse e o dever de cada um em colaborar para a melhoria da instituição que estuda. Exemplo adequado e que ainda persiste não só em Mogi Mirim, mas em todo o país, os grêmios estudantis, organizações que representam o interesse dos alunos com objetivo educacional, desportivo e cultural ainda é vivo e ajuda o desenvolvimento da educação nacional.
Dado que comprova isso é uma pesquisa apresentada em setembro pela Secretaria de Educação do Estado, que apontou a existência de grêmios estudantis em três de cada quatro escolas estaduais no estado. Eles mantêm a organização de forma atuante, com foco de atuação voltado para atividades esportivas, culturais e de entretenimento.
O levantamento foi inicialmente realizado com 3.365 escolas que oferecem o ensino médio, onde em 71% das que possuem grêmio, o colegiado existe há mais de cinco anos. O perfil de atuação é de forma organizada, já que oito em cada dez escolas trabalham com estatutos e em 90% dos casos há prestação anual de contas. A democracia também ganha espaço, uma vez que em 96% das escolas o grêmio é escolhido por meio de eleição, com voto facultativo em 51% das unidades.
Em 94% dos casos o processo eleitoral ocorre todo ano. Ponto que gera curiosidade na pesquisa é a forma de comunicação entre os grêmios e os estudantes, com a forma de propagar a informação mais comum feita por avisos em salas de aula (36%), seguido por cartazes em murais (34%), redes sociais (11,7%) e por último os blogs (3,6%).
No Rodrigues Alves, grêmio tem atuação destacada
Um dos exemplos de atuação em Mogi Mirim, a Escola Estadual Oscar Rodrigues Alves, no Centro, abriga o Grêmio Estudantil Bráulio José Valentin. A existência de grêmios estudantis na escola é uma tradição e renovado a cada ano. Formado por 15 integrantes entre meninos e meninas, alguns deles da 7ª série, 8º ano, é peça fundamental na organização da escola e auxílio no trabalho de funcionários, professores e diretoria.
Na escola Oscar Rodrigues Alves, integrantes do Grêmio fazem ponte entre alunos e funcionários. (Foto: Fernando Surur)
O grupo vencedor, eleito no início do primeiro semestre e intitulado como chapa Fênix, obteve pouco mais de 260 votos de um total de 666 estudantes. O convite para a formação do grêmio surgiu da própria escola. Com poucos meses de atuação, os resultados já apareceram logo de cara. As ações passaram por pequenos detalhes, como a colocação de sabonete e papel higiênico nos banheiros e um festival de dança, realizado no último dia 11.
“Conseguimos a quadra aberta no recreio de manhã e de tarde, arrumamos todos os livros da biblioteca, cobramos os livros. Os alunos que estavam devendo cobramos de uma forma legal e eles devolveram todos”, destacou Estéfani Pereira da Conceição, uma das integrantes do grêmio.
O grupo conseguiu ainda o aumento de passeios escolares, com idas ao Sesc em Campinas e ao Centro Cultural, além de uma semana de palestras. Por meio de uma parceria entre o grêmio e os demais alunos, cada um é incentivado a comparecer as aulas com o uniforme da escola e manter a sala de aula limpa, sem papéis pelo chão, chiclete na carteira e demais problemas. A sala que acumular mais pontos ganha a exibição de um filme, com direito a pipoca. Tudo para incentivar o ensino. “Tudo que a gente tenta fazer é para atingir todos os alunos”, completou Estéfani.
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