Anderson Mendes
25 de junho de 2020As aulas presenciais foram suspensas no dia 23 de março para minimizar a propagação da pandemia. Foto: Reprodução
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (24) que o retorno às aulas presenciais no estado está previsto para o dia 8 de setembro e terá escolas com 35% da capacidade máxima de lotação.
Isto é, apenas 1/3 dos alunos nas salas de aula.
A confirmação da reabertura das escolas nessa data, no entanto, dependerá da permanência de todas as cidades paulistas na fase amarela (fase 3) do plano de flexibilização da economia, o chamado Plano São Paulo, por pelo menos 28 dias.
As aulas presenciais foram suspensas no dia 23 de março, quando o governo paulista antecipou o período de férias e recesso escolar para minimizar a propagação de Covid-19.
A medida será válida para escolas públicas e privadas e contemplará todas as etapas de ensino, passando desde a educação infantil, educação básica, ensino médio e ensino superior.
Segundo o secretário-executivo da secretaria de Educação, Haroldo Rocha, as redes terão autonomia para decidir quais alunos voltarão primeiro para as escolas, se do ensino infantil, fundamental ou médio.
Retorno
O retorno das aulas presenciais, anunciado pelo governado João Doria (PSDB), é dividido em três etapas. A primeira, com 35% dos alunos presenciais, está prevista para 8 de setembro.
Para a segunda etapa, com até 70% dos alunos nas escolas, pelo menos 60% das cidades devem ter permanecido na fase 4 (verde) por ao menos 14 dias.
Já o retorno completo só acontecerá quando todos os departamentos regionais estiverem na fase 4 de reabertura.
“Se uma região regredir, vamos tratar aquela região, mantendo o estado aberto”, afirmou o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares.
Além disso, as escolas devem respeitar o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, organizar horários de entrada e saída dos alunos e alternar intervalos e recreios para evitar aglomerações, por exemplo. (Da Redação)
11 de janeiro de 2021
8 de janeiro de 2021
18 de janeiro de 2021
25 de dezembro de 2020
4 de janeiro de 2021
11 de janeiro de 2021
21 de janeiro de 2021
19 de janeiro de 2021
31 de dezembro de 2020
14 de janeiro de 2021
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.