Ludmila Fontoura
23 de maio de 2015Neste sábado, a partir das 14h, uma oficina com o tema arqueologia será realizada nas Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu, a Fimi. A oficina tem como foco tratar sobre o que é arqueologia, com recorte especial sobre o Brasil pré-colonial no Vale do Ribeira, região localizada entre o Estado de São Paulo e Paraná. O encontro será proporcionado pelo graduado em Ciências Sociais, pós-graduado em Arqueologia e Mestrando em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, MAE-USP, Anderson Tognoli. A oficina, como todas as outras que estão sendo realizadas na Faculdade, está aberta para a comunidade e tem entrada gratuita.
“Através de slides vou abordar a questão da arqueologia, América do Sul até chegar ao Brasil e no Vale do Ribeira. Vou apresentar os contextos, métodos e contextualizar as ocupações. Essa será a primeira de muitas oficinas, porque o Brasil em termo de ocupação é bem complexo. A ideia é mostrar que o Brasil não começou com as chegada dos portugueses”, destacou o mestrando.
Tognoli ressaltou que durante a apresentação irá tratar sobre os sambaquis fluviais, os caçadores e coletores do interior de tradição Umbu e os horticultores ceramistas de tradição Itararé. O que diferenciam os grupos, que ocuparam o Vale do Ribeira ao longo dos anos, são os aspectos de sua cultura material, os costumes e seus hábitos.
No entanto, o foco maior será em cima dos sambaquis fluviais que é tema de seu estudo no mestrado.
Serviço
Oficina de Arqueologia Pré Colonial
Data: hoje
Horário: das 14h às 17h
Entrada: gratuita
9 de maio de 2022
22 de abril de 2022
29 de abril de 2022
20 de maio de 2022
25 de abril de 2022
20 de maio de 2022
22 de abril de 2022
13 de maio de 2022
6 de maio de 2022
15 de maio de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.