Fernando Surur
2 de maio de 2014Público fraco, espaço vazio e eventos cancelados. Este foi o resumo da programação do Dia do Trabalho, oferecida durante a quinta-feira, na Estação Educação, localizada à Avenida Adib Chaib, no Centro. Com opções voltadas ao trabalhador e sem nenhum show, cenário oposto em relação aos últimos anos, a Prefeitura não conseguiu despertar a atenção da população e viu a programação se tornar um fracasso.
Desde às 9h, diversas opções foram oferecidas. Logo na entrada da Estação Educação, o público podia conferir a sala do Acessa São Paulo, voltada à navegação na internet e ao ensino da informática. O Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT) oferecia emissão da carteira de trabalho e disponibilizava vagas de emprego, além de cadastro para a tarifa social. Uma exposição com imagens de trabalhadores, formada por fotografias, também poderia ser conferida, assim como standes que ofereciam vacinas contra a gripe, instruções de combate à dengue, prevenção contra o câncer bucal e corte de cabelo. Mas nada foi capaz de tirar alguém de casa e encher o local.
Até o meia dia, apenas cinco cadastros da tarifa social haviam sido realizados, duas carteiras de trabalho emitidas e 80 pessoas vacinadas contra a gripe, números longe da expectativa da Secretaria de Saúde.
Desabafo
Além dos espaços estarem vazios, a falta de público obrigou o cancelamento de duas palestras, uma sobre empregabilidade, que serviria para mostrar como elaborar um currículo, e dicas de entrevistas de emprego, marcada para às 10h, com o palestrante Antonio Bento Rodrigues, e outra, com o tema ‘Atendimento com Excelência’, a cargo do palestrante José Luiz Montejano, que ocorreria à tarde. Pela manhã, não existia nenhuma pessoa para acompanhar a palestra.
Sem esconder a frustração, o Secretário de Cultura e Turismo, Francisco Roberto Scarabel Junior, disse estar decepcionado com a pouca presença do público e alfinetou a população. “Isso deixa muito chateado, eu fico até triste numa situação dessas. Se tivesse um grupo de pagode teria 15 mil pessoas aqui. A proposta era de utilidade pública, mas não deu certo”, disse, em tom de desabafo.
O secretario afirmou que as palestras deverão ser remarcadas e que aguardava um público de no mínimo três mil pessoas. Durante o dia, nem 500 pessoas passaram pela Estação. Por outro lado, o secretário admitiu que a Prefeitura pecou na divulgação e que o dia escolhido não foi o ideal. “Talvez não fomos felizes em colocar essa proposta ao público justo no Dia do Trabalho”, completou
22 de maio de 2022
29 de abril de 2022
14 de maio de 2022
27 de maio de 2022
28 de abril de 2022
27 de maio de 2022
6 de maio de 2022
21 de maio de 2022
20 de maio de 2022
15 de maio de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.