Da Redação
26 de dezembro de 2014A questão ambiental vem sendo tratada na prática na EMEB “Prefeito Adib Chaib”, no Jardim Planalto, com intervenção dos alunos no ambiente de entorno. Dentro do projeto “Plantando e pesquisando, promovendo a sustentabilidade na escola”, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental pretendem “adotar” uma nascente de curso de água localizada no bairro.
Primeiramente, foram realizadas caminhadas com o objetivo de conhecer a mata anexa ao bairro e seus problemas de agressão ao meio, além de visitas ao Viveiro de Mudas Municipal “José Maria Azambuja Rolim” e plantio de mudas de árvores nativas e exóticas na escola.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, a comunidade local foi envolvida e apontou a existência de uma “bica”, cuja água potável era usada pelos moradores antes da existência da rede de abastecimento. A nascente é uma das formadoras do rio Mogi Mirim e seu acesso é feito pela Rua 1 do Residencial Floresta.
Os alunos, então, realizaram um estudo do meio na área próxima à nascente, como parte das aulas de Ciências ministradas pelo professor John Donner Jr. Como o entorno da escola é formado por um mosaico de meio rural, mata e área urbana, as estratégias de aprendizagem prática são favorecidas, com destaque para as disciplinas de Ciências e Geografia.
A partir do trabalho de campo, foram traçadas estratégias para preservação da nascente: melhoria do acesso, com a criação de trilha adequada; estruturação de uma caixa de armazenamento; criação de bebedouros para a população; estudo da qualidade da água e ampliação do tanque, visando o lazer da comunidade.
Além disso, o grupo identificou problemas a serem solucionados, tais como a mata devastada, a erosão de uma área próxima à nascente, causada por vazão de água pluvial sem proteção e a formação de charco ao redor da nascente.
A ideia é que a EMEB “Adib Chaib” seja a mantenedora da nascente de curso de água e que as ações necessárias sejam praticadas pelos alunos, com apoio das Secretarias de Educação, Agricultura e Sustentabilidade Ambiental. Para 2015, a escola pretende buscar instituições que possam apoiar o projeto técnica e financeiramente.
O projeto “Plantando e pesquisando, promovendo a sustentabilidade na escola” prevê ainda ações de plantio e preservação das áreas verdes dos bairros Jardim Planalto e Residencial Floresta, coleta seletiva, compostagem de resíduos orgânicos e o desenvolvimento de um blog para compartilhamento das atividades realizadas.
9 de maio de 2022
27 de maio de 2022
29 de abril de 2022
9 de maio de 2022
15 de maio de 2022
27 de maio de 2022
13 de maio de 2022
20 de maio de 2022
21 de maio de 2022
27 de maio de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.