Ludmila Fontoura
17 de fevereiro de 2019São considerados idosos pessoas a partir dos 65 anos de idade. Com base nisso, é possível afirmar que a ciência atual está mais preocupada com a qualidade de vida das pessoas do que, precisamente, com o número de anos que se viverá. Até mesmo porque um envelhecimento com mais qualidade normalmente está associado com uma vida também mais longa.
A diminuição da capacidade funcional que ocorre, na maioria das vezes, ao desuso, pode ser compensada pela prática regular de exercícios físicos.
O professor e pesquisador Markus Narras relata que estudos recentes confirmam que a manutenção de atividades físicas e mentais retardam os efeitos prejudiciais do envelhecimento, preservando a autonomia do idoso.
O objetivo da atividade física nesta faixa etária é manter a mobilidade e autonomia, através da realização de atividades que sejam agradáveis e promovam a interação social. As áreas das capacidades físicas que são enfatizadas incluem a manutenção cardiorrespiratória, força muscular, equilíbrio e agilidade.
As atividades de resistência em geral, que promovem a aptidão cardiorrespiratória, incluem atividades contínuas, que são as que nos fazem respirar mais rapidamente e aceleram nossos batimentos cardíacos, como, por exemplo, caminhadas e danças.
Para manter a força muscular e o equilíbrio, deve-se incluir, entre dois a quatro dias da semana, atividades como levantar ou carregar objetos ou fazer exercícios com peso que estimulem a musculatura e ajudem na manutenção da postura e equilíbrio. Além disso, exercícios com sobrecargas ajudam a manter a densidade óssea, prevenindo a osteoporose.
Já a flexibilidade corporal é mantida com exercícios de alongamentos suaves, através de movimentos lentos e até o limite do desconforto na amplitude de movimento. Pode iniciá-los com simples “espreguiçadas” várias vezes ao dia.
Portanto, para esta especial população, procure por um profissional de Educação Física que ajuste a intensidade, a duração, o tipo e a frequência das atividades às características funcionais, condição de saúde, necessidades e interesse de cada idoso.
Patricia Franco Rabello
patyrabello78@gmail.com
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física
26 de março de 2021
6 de abril de 2021
1 de abril de 2021
8 de abril de 2021
16 de abril de 2021
8 de abril de 2021
26 de março de 2021
29 de março de 2021
20 de abril de 2021
30 de março de 2021
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.