Fernando Surur
7 de fevereiro de 2014Um cenário que poucos apostavam e surpreendente. Esse é desfecho nas eleições na Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), que irá eleger nova diretoria em março. Em negociações nos últimos dias, situação e oposição uniram forças e acabam de criar uma chapa conjunta para o pleito que se aproxima. Conforme adiantado por O POPULAR em sua edição de quarta-feira, o empresário Sidney Coser será o candidato a presidente, com Florentino Luiz Gonçalves, o Tina, como vice. O publicitário Nelson Theodoro, principal candidato da chapa de oposição, se juntou à dupla e pode ocupar o posto de 1º secretário.
Um dos motivos para a união de situação e oposição foi o temor de sequentes disputas políticas entre ambos, com trocas de acusações e dificuldade no debate de ideias, que se intensificaram nos últimos meses. A tendência era de que tanto a Acimm como o Sindicato do Comércio Varejista (Sicovamm) protagonizassem uma disputa ferrenha e com difícil consenso entre as partes, o que acarretaria em prejuízos para o comércio.
O empresário Sidney Coser foi o escolhido para encabeçar chapa da Associação Comercial e Industrial. (Foto: Arquivo pessoal)
Sendo assim, a opção pela união prevaleceu e agora o trabalho será em conjunto. “Foi uma proposta que eles fizeram, para unir forças e que todo o trabalho seja em prol do comércio, sem brigas e disputas. Sempre estaremos abertos ao diálogo”, frisou o atual presidente da entidade, o empresário Jorge Antonio Barbosa.
O atual mandatário revelou ainda que Almir Ferreira será o 1º tesoureiro da chapa e que Newton Barbarini ocupará o cargo de conselheiro consultivo. Ambos já fazem parte da atual direção. O Sicovamm terá direito aos cargos de 1º e 2º secretários e ainda a 2ª tesouraria. A chapa completa deverá ser divulgada na próxima semana, segundo Barbosa.
A candidatura de Sidney Coser é confirmada após o próprio candidato admitir no início da semana que buscava regularizar sua situação junto à Acimm para poder participar do pleito e que a candidatura estava próxima de ser confirmada.
Por quê?
Candidato declarado da oposição, Nelson Theodoro afirma ter optado pela fusão entre as duas chapas visando beneficiar o comércio e que foi procurado pela chapa da situação. “O Newton Barbarini veio com uma conversa e achei interessante. Vamos entrar para melhorar o comércio, começar a planejar mudanças, temos que juntar forças e auxiliar o comércio. Aproveitar essa oportunidade para ver se conseguimos resgatar o comércio”, comentou.
Antes candidato para presidente, Nelson Theodoro une forças e fará parte da chapa de Sidney. (Foto: Divulgação)
Theodoro afirmou que ele poderá indicar quatro membros do conselho consultivo e ainda 5 integrantes para o conselho da mulher dentro da chapa. Theodoro gostou da indicação de Sidney. “É um nome que agrega, uma pessoa extrovertida e que vai abrir portas”.
Ele afirmou que o Sicovamm, que foi obrigado após decisão judicial a sair de sua antiga sede no prédio da Acimm, não voltará para o imóvel. Hoje a entidade atua em um imóvel à Rua José Bonifácio, no Centro.
Para o ex-presidente José Antonio Scomparin, a união das chapas é positiva. “Chegamos a um bom termo, começamos a viver uma nova fase, claro, a associação com o perfil dele e o sindicato com o perfil dele. Estamos unidos de novo, voltados ao trabalho e vamos somar forças juntos”, frisou.
Ciente do perfil de cada membro da chapa e das últimas desavenças, Scomparin chegou a brincar. “Antes se aturar do que brigar”.
Possível candidato, o empresário Nilson Higino ainda não decidiu se encabeçará uma possível chapa de oposição. Segundo ele, a decisão deverá sair em até 15 dias.
28 de abril de 2022
28 de abril de 2022
14 de maio de 2022
27 de abril de 2022
13 de maio de 2022
29 de abril de 2022
6 de maio de 2022
29 de abril de 2022
14 de maio de 2022
6 de maio de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.