• Anuncie nos Classificados
  • Seja Assinante
  • Você Repórter
  • Expediente
  • Fale conosco
  • RSS
  • Twitter
  • Facebook
O Popular Digital
quinta-feira, 22 de abril de 2021
  • Home
  • Notícias
  • Edições
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Social
  • Opinião
  • Assine Agora!
Você está em: Home » Esporte »

Decisão judicial confirma João Carlos Bernardi na presidência do Mogi Mirim

Lucas Valério

29 de novembro de 2019

A semana do Mogi Mirim Esporte Clube foi uma das mais agitadas da história recente. Ainda não há futebol, decorrência dos últimos rebaixamentos e do cataclisma administrativo. Mas, o cenário político está em efervescência. No sábado, dia 23, Luiz Henrique de Oliveira assinou edital publicado no jornal A Comarca, convocando a Assembleia Geral Ordinária (AGO) que definiria o presidente da Diretoria Executiva no biênio 2020/2021, além dos membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal.

O pleito ficou marcado para as 16h deste sábado, dia 30 de novembro. Porém, uma decisão publicada nesta quarta-feira, dia 27, cria um novo cenário. A 1ª Vara do Tribunal de Justiça, através do juiz Emerson Gomes de Queiroz Coutinho, julgou procedente o pedido de registro das atas das Assembleias Extraordinárias realizadas nos dias 9 e 10 de setembro. A partir desta decisão administrativa, com efeito retroativo à data das AGO’s, Oliveira é hoje um presidente destituído, assim como toda a sua diretoria e conselheiros. O mesmo efeito vale para João Carlos Bernardi, eleito no dia 10 de setembro presidente da diretoria provisória.

As assembleias foram convocadas e promovidas por associados opositores a Luiz Henrique. No dia 13 de setembro, o grupo protocolou ao Oficial de Registro de Imóveis e Anexos da Comarca de Mogi Mirim o pedido de registro das atas, para dar, assim, efeito prático às decisões tomadas pelas assembleias. Com a decisão publicada, os advogados Alcides Pinto da Silva Júnior e Ernani Luiz Donatti Gragnanello passaram a última quinta-feira dando sequência aos ritos, sobretudo no Fórum da Comarca. No final da tarde, o juiz assinou e homologou a decisão, assinalou o trânsito em julgado e exigindo a comunicação com urgência ao Cartório. Até porque, durante o dia, houve uma novidade.

“O Luiz entrou no processo em nome do Mogi Mirim EC e o juiz vai declarar o Luiz como pessoa estranha aos autos. Porque o Luiz Henrique não representa mais o Mogi Mirim Esporte Clube. E veja. Foi decisão de uma assembleia. É o instituto da assembleia. O registro é um mero ato de garantir contra terceiros, tem uma finalidade de publicidade do ato por completo”, explicou Alcides. O advogado explicou ainda que os efeitos dos direitos de João Carlos Bernardi já estão presentes a partir da sentença determinada por Emerson Coutinho e o Luiz já está destituído.

“O ato de registro é o ato formal e não tem como o Cartório negar, porque o juiz determinou que registre”, completou. Outro ponto levantado por Alcides trata da nulidade de qualquer ação tomada pela diretoria agora destituída a partir de 9 de setembro de 2019. Entre estes atos está a já citada convocação de eleição para amanhã. Conforme explicado pelo advogado, o pleito, mesmo que ocorra, não terá efeito legal algum.

LHO
A reportagem tentou contato com Luiz Henrique, mas não obteve sucesso. A informação preliminar é de que a Assembleia convocada para sábado será mantida e promovida no estádio, independente do entendimento de nulidade de suas ações, mediante a destituição. A decisão do magistrado ocorreu após o Cartório recusar o requerimento de registro das atas, apresentando dúvida exatamente sobre a condição de associados dos responsáveis pelas assembleias de setembro. Seguindo procedimento comum, o caso foi para o juiz de direito corregedor permanente. Antes da decisão do magistrado, o Ministério Público, através da promotora Paula Magalhães da Silva Rennó, publicou no dia 6 de novembro um parecer declarando que entendia ser favorável à recusa do registro das atas por parte do Cartório.

Porém, em ‘instância’ superior está a decisão do juiz, Emerson Coutinho, que, de forma respeitosa, mostrou discordar do Oficial de Registro e da Promotoria. Em sua decisão, afirmou que, do ponto de vista estritamente registrário, a ata de assembleia cuja averbação foi recusada não padecia de vício algum.

“Ante o exposto, julgo procedente o pedido formulado e, em consequência, determino a averbação da ata de assembleia do Mogi Mirim Esporte Clube realizada no dia 09 de setembro de 2019”, afirmou o juiz em sua decisão. Emerson Coutinho baseou muito de sua decisão na decisão da juíza Maria Raquel Campos Pinto Tilkian Neves, da 4ª Vara, que permitiu a comprovação da condição de associado por qualquer meio admitido em direito. “A convocação contou com número de associados que supera e muito aquele limite posto no Estatuto Social”, frisou.

O número citado tem como referência o artigo 17 do Estatuto, que deixa claro que as Assembleias Gerais Extraordinárias devem ser, entre outras opções, requeridas por 1/5 dos associados em pleno gozo de seus direitos sociais. Em suas linhas de argumento para definir a decisão, o juiz voltou a ressaltar a decisão da 4ª Vara, exemplificando ainda que, consta na sentença, de forma expressa, a presença em assembleia como exemplo de um dos meios passíveis de adoção para tal comprovação da condição de associado. “Nada parece infirmar a qualidade de sócio de tais pessoas. No caso em tela a lista trazida pelo interessado demonstra a assinatura de ao menos 20 pessoas que figuraram nas atas de assembleias anteriores”.

Provisória
O objetivo do comando interino é reorganizar o clube administrativamente, com foco, sobretudo, no levantamento das reais condições desportivas, estruturais, financeiras e jurídicas da agremiação. Também fica a cargo da diretoria provisória a convocação de assembleia para eleger o presidente do Sapão da Mogiana para o biênio 2020/2021. O grupo deve se reunir nos próximos dias para discutir quais serão os primeiros passos após a decisão.

Ação
Enquanto o processo de registro das atas seguiu seu curso burocrático após a decisão do juiz Emerson Coutinho, o cenário político-administrativo do Mogi Mirim Esporte Clube começa a ser desenhado. A efetivação do registro, confirmando a destituição de Luiz Henrique de Oliveira da presidência, cria um cenário de nulidade de seus recentes atos. Ainda cabe recurso, mas o grupo atualmente entitulado como ‘Amigos do Mogi’, encabeçado por Bernardi, tem confiança de que qualquer movimento de Oliveira na Justiça não terá ganho de causa.

Como já citado acima, a sentença publicada pela Justiça local interfere diretamente na caminhada que, naturalmente, parecia levar o clube a um pleito eleitoral neste sábado. A assembleia convocada por LHO foi o primeiro tema de ação de Bernardi após receber a condição de presidente eleito através da decisão do juiz Emerson Coutinho. Em comunicado encaminhado aos meios de comunicação da cidade, o tema foi abordado.

O documento é colocado como ‘comunicado oficial’ do Mogi Mirim Esporte Clube e é assinado por João Carlos Bernardi, na condição de presidente da diretoria provisória eleita em 10 de setembro. Celso Semeghini (vice-presidente), Ernani Luiz Donatti Gragnanello (membro do Conselho), Henrique Peres Stort (membro do Conselho) e Rogério Élcio Manera (membro do Conselho), também assinam o documento, exposto abaixo em sua totalidade.
“Realizadas assembleias de destituição da diretoria e presidente do Mogi Mirim Esporte Clube (em 9 e 10 de setembro de 2019), e, com a eleição da diretoria provisória, para preparação de eleição para o biênio 2020/2021 e demais atos pertinentes, tudo em conformidade previstas no estatuto.

Assim sendo, obtida a determinação judicial administrativa (27/11/2019) do registro das atas, por via de consequências, todos os atos praticados pela então diretoria do MMEC tornaram ineficazes.
Por força da legislação vigente, a diretoria provisória eleita, vem comunicar aos associados, comunidade mogimiriana e toda a região, que a assembleia então convocada para o próximo dia 30 de novembro do corrento ano, fica sem efeito, ou seja, cancelada de pleno direito”.

Como já informado acima, o grupo de Oliveira não respondeu ao questionamento da reportagem sobre eventuais mudanças nos planos da assembleia após se tornar pública a decisão judicial, no dia 27.  O comando administrativo do Mogi Mirim vive sob discórdia judicial desde novembro de 2015. Rivaldo renunciou ao cargo de presidente, abrindo caminho para Oliveira desembarcar no Vail Chaves. Quatro meses depois de empossado, teve divergências com o então vice, Victor Manuel Simões e o caso foi parar na Justiça. De forma sucessiva, LHO ganhou as ações relacionadas à sua destituição e permaneceu no cargo. Entre 2015 e 2018, o Sapo acumulou ainda cinco rebaixamentos e este ano ficou fora do calendário profissional após 42 anos seguidos.

Compartilhe
Facebook Twitter WhatsApp E-mail Imprimir

VEJA TAMBÉM

  • Santa Casa recebe doação de 1.100 metros de tecido, através do vereador Gebê

    6 de abril de 2021

    Santa Casa recebe doação de 1.100 metros de tecido, através do vereador Gebê

  • Paulo Silva destaca 49 ações nos primeiros 100 dias de governo

    16 de abril de 2021

    Paulo Silva destaca 49 ações nos primeiros 100 dias de governo

  • Em passos largos, SAAE executa projetos e obras em benefício da população

    22 de março de 2021

    Em passos largos, SAAE executa projetos e obras em benefício da população

  • Centro de Controle de Zoonoses vacina cães e gatos contra a raiva animal

    13 de abril de 2021

    Centro de Controle de Zoonoses vacina cães e gatos contra a raiva animal

  • Homem de 75 anos morre por Covid. Taxa da UTI no H22 cai dos 200%

    20 de abril de 2021

    Homem de 75 anos morre por Covid. Taxa da UTI no H22 cai dos 200%

  • Secretaria de Assistência Social reajusta repasses às entidade filantrópicas

    14 de abril de 2021

    Secretaria de Assistência Social reajusta repasses às entidade filantrópicas

  • Clube de voo e escola de aviação doam cestas básicas para campanhas da Prefeitura

    7 de abril de 2021

    Clube de voo e escola de aviação doam cestas básicas para campanhas da Prefeitura

  • Idosos com 65 e 66 anos vão ser vacinados nesta 4ª-feira contra a Covid-19

    19 de abril de 2021

    Idosos com 65 e 66 anos vão ser vacinados nesta 4ª-feira contra a Covid-19

  • Fatec Mogi Mirim seleciona projetos para o Arduino Day. Inscrições abertas até dia 8

    31 de março de 2021

    Fatec Mogi Mirim seleciona projetos para o Arduino Day. Inscrições abertas até dia 8

  • Vigilância em Saúde registra morte de homem de 76 anos nesta 4ª-feira

    21 de abril de 2021

    Vigilância em Saúde registra morte de homem de 76 anos nesta 4ª-feira

Deixe seu comentário

Edição 1.300
Revista Estilo - Edição 14
  1. Editorial
  2. Artigos
  3. Da Fonte
  • Não surtar é o novo anormal. Como se manter são em meio a este caos em que vivemos? A pandemia de Covid-19 é um marco irrevogável da nossa geração. Sem exageros, já que o número de mortes não para de crescer, ela será para nós o que foram as duas grandes guerras mundiais para quem […]

  • Quando tudo falha, vós orareis assim… (Mt 6:9) Foi em um 14 de abril de 1912, há 110 anos, que, nas águas gélidas do Atlântico Norte, naufragou o então insubmersível “Titanic”. ...
  • A diferença entre dieta e reeducação alimentar Você resolve emagrecer e vai logo pesquisar na internet sobre a dieta mais louca do mundo. A dieta do limão em jejum, do suco de ...
  • Professor A frase que eu mais ouvi até hoje é que “professor é desvalorizado”. Acho uma pena que entre a grandeza que representa, fique o ...
  • ENTREVISTA VIRTUAL O prefeito Paulo Silva (PDT) realizou uma live nesta quinta (15) de manhã e concedeu entrevista coletiva virtual a jornalistas para falar dos seus 100 primeiros dias de governo. O pedetista completou 100 dias à frente da Prefeitura, na sua terceira passagem como chefe do Executivo no sábado, dia 10. O POPULAR chegou […]

Você Repórter Enviar

Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.

Enquete

Você é capaz de dialogar, abraçar e ajudar quem pensa, politicamente, completamente diferente de você?

  • Deixe seu comentário

VARIEDADES

  • Cacau é arma contra o stress
    Cacau é arma contra o stress
  • TV Cultura vai exibir corridas da Fórmula Indy
    TV Cultura vai exibir corridas da Fórmula Indy
  • As diferenças entre um carro elétrico e um carro híbrido
    As diferenças entre um carro elétrico e um carro híbrido
  1. Galeria de Notícias

    Fundo de Quintal se apresenta em Mogi Mirim no sábado, dia 30
    Colcha de Retalhos: as memórias dos idosos e suas vivências no Jardim Planalto
    Festival de Cinema de Mogi Mirim é realizado no dia 12 pelo Vidraça
    ICA realiza espetáculo chamado Ikigai, sobre o sentido da vida
    Línguas Indígenas: tema da feira Aluno Curioso, da escola Jorge Bertolaso Stella
    Faxineira é detida por furto de joias de apartamento onde prestava serviços
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Boca de Barro Retrô: evento ocorre no dia 9, próximo sábado. Participe!
  2. Encontre-nos no Facebook

  3. Fique Atualizado

    Quer ficar por dentro de todas as atualizações? Agora você pode cadastrar seu e-mail e receber as notícias diretamente na sua caixa de entrada.

  • twitter
  • facebook
  • rss
acompanhe:
© Copyright O POPULAR | web & design por Éder Ribeiro

Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.