
Da Redação
24 de junho de 2023ISENÇÃO
Em reunião das comissões da Câmara Municipal, de 14 de junho, estiveram presentes representantes da empresa Conatus Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. É que o Projeto de Lei nº 51 de 2023, incluso no expediente da sessão ordinária de 29 de maio deste ano, ficaria a Conatus isenta pelo prazo de 10 anos do Imposto Sobre a Transmissão “Intervivos” de Bens Imóveis (ITBI), da Taxa de Licença de Funcionamento, Publicidade e Localização, do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), da Taxa de Aprovação de Projetos de Engenharia, inclusive os cobrados pelo Saae (Serviços Autônomo de Água e Esgotos) e a taxa de “Habite-se”, no final da construção.
OBRIGAÇÕES
A isenção do IPTU se daria apenas para a área correspondente ao terreno e edificação, objeto da ampliação e o incentivo seria proporcional à área descrita no projeto aprovado. Em contrapartida, a Conatus deverá gerar empregos diretos, conforme estimativa apresentada; manter em seu quadro de funcionários, no mínimo, 60% de pessoas residentes em Mogi Mirim e iniciar a produção no local, após dois anos, contados a partir da expedição do alvará para o começo das obras.
ATUAÇÃO
A Conatus está instalada desde setembro de 2022 em área na Rodovia Wilson Finardi (SP`-191), que liga Mogi Mirim a Conchal. A previsão da empresa apresentada à Prefeitura é de uma meta de faturamento, para os próximos cinco anos, é de R$ 1 milhão por mês, perfazendo um objetivo de R$ 12 milhões ao ano. A empresa exercerá atividades de comércio varejista de produtos saneantes domisanitários, ou seja, para uso doméstico, bem como a fabricação de adubos e fertilizantes organo-minerais. A empresa se comprometerá ainda a metas de geração de Valor Adicionado Anual (VA) e deverá destinar, durante todo o período da isenção ou benefício, ao ano, 5% do valor referente ao IPTU para o Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Mogi Mirim. Há ainda cláusulas que preveem a perda dos benefícios, entre outras situações.
PRESENTES
Compareceram à reunião os vereadores Marcos Paulo Cegatti (presidente da Comissão de Justiça e Redação), Luzia Cristina Cortes Nogueira (presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Assistência Social), João Gasparini (presidente da Comissão de Finanças e Orçamento), Ademir Junior e Joelma Franco da Cunha. Também estiveram presentes, representados por sua assessoria, os vereadores Alexandre Cintra, Dra. Lúcia Tenório, Márcio Ribeiro, Sônia Módena e Tiago Costa.
9 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
18 de novembro de 2023
13 de novembro de 2023
14 de novembro de 2023
9 de novembro de 2023
27 de novembro de 2023
20 de novembro de 2023
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.