
Da Redação
22 de abril de 2023ENCHENTE EM PAUTA
Na quarta-feira, 12, a Câmara Municipal sediou uma audiência pública para discutir os problemas ocasionados por enchentes e alagamentos no Município e possíveis soluções para os casos. A iniciativa da audiência foi do vereador Luís Roberto Tavares, o Robertinho (PL) e contou com a presença de secretários municipais, como das pastas de Obras e Habitação Popular, Paulo Roberto Tristão; e de Serviços Municipais, Ernani Gragnanello; membros do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), da Defesa Civil, da Aseamm (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mogi Mirim), da Acimm (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim), da Intervias, além de vereadores e moradores que tiveram suas casas afetadas por enchentes recentes.
CONSTATAÇÕES
Algumas das principais razões apresentadas por representantes do Poder Público e moradores para o problema são: o crescimento urbano, a falta de cuidado com áreas verdes, o descarte irregular de lixo; alterações no clima e a descontinuidade de políticas públicas entre uma gestão e outra. O debate pareceu produtivo, com propostas para melhorias colocadas durante o diálogo. Agora é ver se saem do papel…
DEMANDA AUTISTA
Outro assunto importante em alta é a luta pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o objetivo de se obter novas conquistas para tal demanda, o prefeito Paulo Silva (PDT), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dayane Amaro, e a secretária de Relações Institucionais, Maria Helena Scudeler de Barros, estiveram, na tarde de quinta-feira, 13, na sede da secretaria estadual de Desenvolvimento Social, na capital paulista. No local, eles foram recebidos pelo secretário da pasta, Marcos da Costa, com quem se reuniram e para quem solicitaram a implementação do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, o PEIPTEA, aqui em Mogi Mirim.
O PLANO
Recém-lançado pelo Governo do Estado, por meio de um decreto, o PEIPTEA é um plano que visa articular e ampliar os serviços de atendimento aos autistas em todo o território paulista, oferecendo capacitação aos municípios. Outras solicitações importantes como a necessidade de se ampliar o atendimento da Rede de Reabilitação Lucy Montoro para outras deficiências, a vinda de um Polo de Empregabilidade para a pessoa com deficiência e a parceria com universidades visando a tecnologia assistiva, o que inclui implantação da Central de Libras e de Braile, por exemplo, também foram feitas ao secretário Marcos da Costa.
9 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
9 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
18 de novembro de 2023
20 de novembro de 2023
27 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
13 de novembro de 2023
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.