• Anuncie nos Classificados
  • Seja Assinante
  • Você Repórter
  • Expediente
  • Fale conosco
  • RSS
  • Twitter
  • Facebook
O Popular Digital
  • Home
  • Notícias
  • Edições
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Opinião
  • Assine Agora!
Você está em: Home » Opinião »

DA FONTE

Anderson Mendes

15 de novembro de 2019

SERENO – Presidente por uma sessão legislativa. Geraldo Bertanha, o Gebê, presidiu os trabalhos legislativos desta semana substituindo o presidente da Câmara, Manoel Palomino. Gebê é vice-presidente da Casa. Ocupou a cadeira da Presidência da Mesa com serenidade. Tocou a sessão de forma clara, firme e organizada, como tem que ser. Com a ausência do presidente Palomino, nada mais fez do que atender a uma norma do regimento interno do Parlamento mogimiriano. Palomino passou a semana em viagem particular. Quando isso acontece assume o vice-presidente, no caso o Gebê. Ele conduziu bem as falas dos vereadores na tribuna da Câmara, como também a votação dos 10 projetos que constavam na pauta da ordem do dia. Fez o papel direitinho.

 RACHADINHA – Gebê não fugiu nem à polêmica levantada por Maria Helena Scudeler de Barros sobre a prática de “rachadinha” na Câmara. O que é isso? É como é chamada a devolução de parte do salário do assessor parlamentar para o seu vereador. Sem dúvida um ato ilegal, imoral e mais que isso – nojento por parte do empregador que o faz. Defendendo a instituição Câmara Municipal, na condição de presidente da Casa, Gebê disse que providências serão tomadas, mas não baseada em especulação feita via redes sociais, e sim em fatos. “Vamos aguardar os fatos.” Apesar da grave denúncia só ter acontecido durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 11, o assunto “rachadinha” já corre nos corredores do Poder Legislativo há dias. Tem que se apurar.

 #LULA PRESO – O emedebista Tiago Costa usou a tribuna esta semana para, entre outras alfinetadas, criticar o Supremo Tribunal Federal e o presidente do PT local, Ernani Gragnanello. Uma moção de repúdio ao STF foi aprovada, por unanimidade, na sessão legislativa desta semana. Repúdio dos vereadores de Mogi Mirim pela revogação da prisão em segunda instância. Tiago critica a frase do petista Ernani de que a soltura do ex-presidente Lula “garante o respeito ao estado democrático de direito, fortalece a democracia e contribui favoravelmente para o debate político”, disse em entrevista ao jornal “A Comarca”. “Favorece sabe o quê? A bandidagem, que o crime compensa. Lula não é inocente coisa nenhuma. É chefe de quadrilha que assaltou o país e gerou 16 milhões de desempregados. Lula preso, não livre”, disparou, ao seu melhor estilo.

BOLA DENTRO – Robertinho Tavares deu entrada na Câmara de um projeto de lei muito interessante. O vereador propõe que todos os futuros edifícios construídos pela Prefeitura sejam dotados de placas fotovoltaicas para produção de energia elétrica. Pelo projeto, os painéis solares devem ter capacidade de gerar energia elétrica equivalente a, no mínimo, 20% da demanda energética prevista para a edificação. A intenção de Robertinho com esse projeto de lei, em análise nas comissões da Câmara, é reduzir o gasto dos futuros prédios públicos com energia e poder propiciar o aquecimento de água, por exemplo. “O que estou criando é uma lei que vai gerar economia para a Prefeitura, acho isso fundamental”, disse o parlamentar.

ILHADOS – A vida dos moradores do Parque das Laranjeiras e da zona rural não está nada fácil. Basta chover para ficarem ilhados. “A população do Laranjeiras tem que ser mais respeitada. No final de semana que choveu muitos moradores não tinham nem como sair de casa. Quem precisou de ambulância ficou na mão, porque as ruas em obras ficam intransitáveis e há o risco de queda de uma ponte pra piorar a situação”, denunciou Robertinho Tavares. Na zona rural não é diferente. “Existe uma ponte na estrada rural Joaquim Rodrigues Dias, a MMR 305, que está quase caindo, condição idêntica a ponte do Fundinho. Quando chove ninguém passa, sem falar das estradas esburacadas. Assim não dá”, criticou Jorge Setoguchi. Os dois pedem atenção da prefeitura para esses problemas.

BOA NOVA – Fábio Mota, que faz pouco uso da tribuna da Câmara, ao contrário do colega Cinoê, trouxe uma boa notícia para os moradores dos jardins Santa Ana esta semana. Disse que entrou em contato com a Secretaria de Planejamento e ouviu do secretário Eduardo Schmidt que já foi encaminhado para a Secretaria de Obras projeto para o recapeamento das ruas do Santa Ana I e II, que é uma demanda antiga dos moradores do bairro. Agora, segundo Mota, será convocada licitação para a contratação da empresa responsável por essas obras de melhoria asfáltica. “Em breve todo o bairro será recapeado”, afirmou o parlamentar. Esse em breve vai demandar o tempo legal do processo licitatório até a assinatura do contrato com a empresa vencedora. Daí, sim, pode-se comemorar. “Vou acompanhar de perto isso”, disse.

CINOÊ PAZ E AMOR – Aquele que convive um pouco Cinoê Duzo deve estar estranhando o tom de seus discursos na tribuna da Câmara. Afeito a lançar mão de tom irônico e até sarcástico, às vezes, para destilar suas críticas contundentes contra o governo Carlos Nelson Bueno, seus últimos discursos não corroboram com seu estilo. Duzo está mais para Cinoê Paz e Amor. Vejamos. Na semana passada, elogiou a realização do belo desfile cívico de aniversário da cidade, parabenizando, inclusive, o prefeito e secretária de Educação, Flávia Rossi, até então coisa rara de se ouvir da boca dele. Foi coerente. Esta semana voltou a elogiar CNB. Agora pelos bem feitos serviços de limpeza no Complexo Lavapés. Mais uma vez foi coerente. Estaria o vereador avaliando a atual Administração com melhores olhos? Ou será que mudou de lado mesmo?

 

VEJA TAMBÉM

  • Baleia Rossi, major Daniel, Joana D’Arc e Guillermo Nardi serão homenageados

    9 de novembro de 2019

    Baleia Rossi, major Daniel, Joana D’Arc e Guillermo Nardi serão homenageados

  • Prefeitura corrige informação sobre gastos com lixeiras do Zerão

    3 de dezembro de 2019

    Prefeitura corrige informação sobre gastos com lixeiras do Zerão

  • Mogi leva 49 atletas para competição estadual em Marília

    15 de novembro de 2019

    Mogi leva 49 atletas para competição estadual em Marília

  • Câmara Municipal analisa pedido de cassação contra Samuel Cavalcante

    22 de novembro de 2019

    Câmara Municipal analisa pedido de cassação contra Samuel Cavalcante

  • Escolas municipais conquistam 124 medalhas em Olimpíada de Astronomia

    2 de dezembro de 2019

    Escolas municipais conquistam 124 medalhas em Olimpíada de Astronomia

  • Conrado leva 4 ouros e bate recorde sulamericano

    24 de novembro de 2019

    Conrado leva 4 ouros e bate recorde sulamericano

Deixe seu comentário

Edição 1.231
Revista Estilo - Edição 12
  1. Editorial
  2. Artigos
  3. Da Fonte
  • Conselho de Ética da Casa entre a cruz e a espada; vereadores têm a chance de construir uma imagem positiva à população As denúncias sobre “rachadinha” e quebra de decoro parlamentar não poderia aparecer em pior hora para os vereadores de Mogi Mirim. E em melhor momento para os eleitores mogimirianos. A menos de um […]

  • Acidente como o de Brumadinho pode acontecer em Mogi Mirim? No último dia 25 de janeiro, ocorreu o maior acidente de trabalho da história do Brasil, o rompimento de uma barragem da empresa Vale, na ...
  • Devo aceitar um salário menor? A realidade do mercado atual é de quase 14 milhões de desempregados, sendo que essa crise trouxe outra dura realidade aos profissionais ...
  • Nova proposta de sistema de avaliação de creches pode ser efetivada em 2019 O Plano Nacional de Educação, em vigor de 2014 a 2024, traz 20 metas com 254 estratégias para a melhoria da educação. Entre essas ...
  • PONTES RURAIS – Na sessão legislativa desta semana, Jorge Setoguchi voltou a falar sobre as pontes nas estradas rurais. Relatou que as últimas chuvas vêm provocando a deterioração de algumas passagens, devido ao desassoreamento provocado pelas águas, principalmente nas cabeceiras das pontes. “A enxurrada vem e acaba passando por cima das pontes, que foram construídas […]

Você Repórter Enviar

Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.

Enquete

Você é a favor da redução no número de vereadores em Mogi Mirim?

  • Deixe seu comentário

VARIEDADES

  • Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
  • Recordações de Maurinho: Eudes Vieira, o bom  comandante do TG 29
    Recordações de Maurinho: Eudes Vieira, o bom comandante do TG 29
  • Implante coclear realizado no Hospital São Francisco de Mogi Guaçu possibilita as pessoas a voltarem a ouvir
    Implante coclear realizado no Hospital São Francisco de Mogi Guaçu possibilita as pessoas a voltarem a ouvir
  1. Galeria de Notícias

    Fundo de Quintal se apresenta em Mogi Mirim no sábado, dia 30
    Colcha de Retalhos: as memórias dos idosos e suas vivências no Jardim Planalto
    Festival de Cinema de Mogi Mirim é realizado no dia 12 pelo Vidraça
    ICA realiza espetáculo chamado Ikigai, sobre o sentido da vida
    Línguas Indígenas: tema da feira Aluno Curioso, da escola Jorge Bertolaso Stella
    Faxineira é detida por furto de joias de apartamento onde prestava serviços
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Boca de Barro Retrô: evento ocorre no dia 9, próximo sábado. Participe!
  2. Encontre-nos no Facebook

  3. Fique Atualizado

    Quer ficar por dentro de todas as atualizações? Agora você pode cadastrar seu e-mail e receber as notícias diretamente na sua caixa de entrada.

  • twitter
  • facebook
  • rss
acompanhe:
© Copyright O POPULAR | web & design por Éder Ribeiro

Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.