• Anuncie nos Classificados
  • Seja Assinante
  • Você Repórter
  • Expediente
  • Fale conosco
  • RSS
  • Twitter
  • Facebook
O Popular Digital
  • Home
  • Notícias
  • Edições
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Opinião
  • Assine Agora!
Você está em: Home » Opinião »

DA FONTE

Da Redação

2 de julho de 2018

SOCIAL – Mais uma vez, o assunto dos moradores em situação de rua foi colocado na tribuna da Câmara Municipal. O vereador Geraldo Bertanha, o Gebê (SD), disse que é necessária uma política pública. Nas últimas semanas, o parlamentar vem solicitando ajuda do Poder Público, além de enfatizar que a questão é uma responsabilidade de todos. Procurada por O POPULAR, a Prefeitura informou que a Secretaria de Assistência Social irá realizar, na próxima semana, uma reunião, com a participação de vereadores, para o estudo e a tomada de providências, seguindo as condições da pasta. A secretaria ainda reforçou que os moradores em situação de rua são atendidos, regularmente, através dos serviços disponibilizados pelo Município. A reportagem também questionou o porquê não se investe em um albergue na cidade, mas não obteve resposta do Executivo.

NOVA PONTE – Uma ponte de madeira, em precário estado e que dá acesso ao assentamento Horto Vergel, área rural de Mogi Mirim, já recebeu duas chapas, segundo a Secretaria de Agricultura. Com cinco metros de comprimento por 1,5 de largura, elas foram alocadas acima e sob a ponte a fim de garantir segurança aos pedestres e motoristas. Segundo a Prefeitura, a medida, paliativa, estará em funcionamento até a próxima segunda-feira, dia 2, quando o local deverá ser interditado para o início dos trabalhos de colocação da nova ponte de madeira, adquirida pela Agricultura. A previsão é que os serviços sejam realizados até a quinta. Na sexta, a nova ponte já deve estar liberada para uso dos moradores na região. Durante as obras, outros dois percursos serão disponibilizados para viabilizar o trânsito no acesso ao Vergel.

Ponte do Vergel recebeu duas chapas para dar mais segurança aos pedestres e motoristas (Foto: Divulgação)

FICHA LIMPA – A Câmara aprovou, por unanimidade, na sessão da última segunda-feira, dia 25, o substitutivo do projeto de lei, de autoria do vereador Tiago Costa (MDB), que institui a Ficha Limpa Municipal na nomeação de servidores a cargos comissionados na administração direta e indireta dos poderes Executivo e Legislativo. A lei veda, entre outros itens, a nomeação de pessoas condenadas ou que sejam alvos de representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, por exemplo. Na justificativa do projeto, Costa argumentou que a Administração Municipal deve ser composta por funcionários do mais alto gabarito técnico e moral, já que, para os cargos de concurso público, os candidatos também se submetem a provas de conhecimento e à entrega de atestado de antecedentes criminais. Segundo o parlamentar, o projeto alcança não somente situações futuras, mas também servidores e agentes públicos e políticos que já se encontram em exercício da função.

TRANSPARÊNCIA 1 – A Promotoria de Justiça recomendou que, num prazo de 90 dias, o presidente do Poder Legislativo, Jorge Setoguchi (PSD), regularize o Portal da Transparência da Casa de Leis. O objetivo da recomendação é garantir que o site fique abastecido, em tempo real, com todas as despesas, receitas e demais informações. O não cumprimento, sem justificativa, pode acarretar em ato de improbidade administrativa.

TRANSPARÊNCIA 2 – A recomendação do Ministério Público (MP) local foi feita com base em uma denúncia anônima. Segundo o denunciante, o Portal da Transparência da Câmara não é atualizado desde 2014. Na verdade, o site é atualizado regularmente, mas o ícone de acesso está mal localizado, o que dificulta o acesso da população às informações. No documento, a Promotoria destaca que, conforme legislação, é dever dos órgãos e entidades públicas promover a divulgação, em local de fácil acesso, de informações de interesse coletivo. Portanto, mais do que válida essa orientação do MP.

INQUÉRITO – O MP local também abriu um inquérito, na última semana, para investigar a falta de professores de apoio na rede estadual de ensino. A apuração parte da denúncia da mãe de um estudante com deficiência mental, que teve o direito negado na Escola Estadual (EE) Professor Valério Strang. A Secretaria Estadual da Educação, por meio da Diretoria Regional de Ensino (DRE), foi notificada para prestar esclarecimentos.

OBRIGADO – Cinoê Duzo (PSB) resolveu usar a tribuna da Câmara apenas para fazer um agradecimento pelas mensagens recebidas no seu aniversário, comemorado na segunda-feira, e também aproveitou para cumprimentar o colega, Alexandre Cintra (PSDB), que aniversariou um dia antes. Depois disso, vários parlamentares seguiram a linha e começaram a parabenizá-los. A tribuna poderia ser melhor aproveitada para os assuntos de interesse da cidade. Quanto tempo perdido!

ALERTA – O vereador Orivaldo Aparecido Magalhães (PSD) disse que pretende elaborar um projeto de lei para divulgar a disponibilidade dos soros antiescorpiônico (escorpiões) e antiofídico (cobras venenosas) na Santa Casa de Mogi Guaçu. O parlamentar cobrou da Prefeitura informativos sobre o assunto em escolas e postos de saúde da cidade, lembrando que, no ano de 2014, uma menina de 9 anos morreu após ser picada por um escorpião, no Distrito de Martim Francisco. “Se eu não tiver apoio, eu vou fazer do meu próprio bolso”, declarou Magalhães. Na época, a menina foi encaminhada à Santa Casa de Mogi Mirim, onde, por decisão médica, não chegou a receber o soro antiescorpiônico, sendo transferida para o Hospital das Clínicas da Unicamp, onde faleceu. Os soros são controlados pela Secretaria de Saúde do Estado e ficam armazenados em um único local, no caso, no município vizinho, para atendimento de toda a região.

INCLUSÃO – O vereador Gerson Rossi (PPS) também teve um projeto de sua autoria aprovado pelo Legislativo, na sessão do último dia 18. De acordo com a proposta, deverão ser instituídas placas de atendimento preferencial, em estabelecimentos públicos e privados, para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O parlamentar, que vem trabalhando o tema dentro do Legislativo, também já realizou uma audiência pública para abordar o assunto. O diagnóstico de autismo traz sempre sofrimento para a família inteira. Por isso, as pessoas envolvidas precisam conhecer as características do espectro e aprender técnicas que facilitam a autossuficiência e a comunicação da criança e o relacionamento entre todos que com ela convivem. Crianças com autismo necessitam de tratamento e suas famílias de apoio, informação e treinamento.

VEJA TAMBÉM

  • Vila e Mirante: um sai campeão do Vail Chaves

    9 de novembro de 2019

    Vila e Mirante: um sai campeão do Vail Chaves

  • CRÔNICA POLÍTICA: Vereador chamado de ‘mentiroso’ e internautas, ‘vagabundos’

    22 de novembro de 2019

    CRÔNICA POLÍTICA: Vereador chamado de ‘mentiroso’ e internautas, ‘vagabundos’

  • Inscrições para o vestibular das Fatecs foram prorrogadas até o dia 13

    9 de novembro de 2019

    Inscrições para o vestibular das Fatecs foram prorrogadas até o dia 13

  • 15 DE NOVEMBRO: Renovias tem previsão de 100 mil veículos na SP-340

    14 de novembro de 2019

    15 DE NOVEMBRO: Renovias tem previsão de 100 mil veículos na SP-340

  • Rafa e Faiad fecham Mit Cup em etapa de Mogi Guaçu

    22 de novembro de 2019

    Rafa e Faiad fecham Mit Cup em etapa de Mogi Guaçu

  • SUPERBACTÉTICA: Santa Casa tranquiliza população e nega mortes na UTI

    22 de novembro de 2019

    SUPERBACTÉTICA: Santa Casa tranquiliza população e nega mortes na UTI

Deixe seu comentário

Edição 1.231
Revista Estilo - Edição 12
  1. Editorial
  2. Artigos
  3. Da Fonte
  • Conselho de Ética da Casa entre a cruz e a espada; vereadores têm a chance de construir uma imagem positiva à população As denúncias sobre “rachadinha” e quebra de decoro parlamentar não poderia aparecer em pior hora para os vereadores de Mogi Mirim. E em melhor momento para os eleitores mogimirianos. A menos de um […]

  • Acidente como o de Brumadinho pode acontecer em Mogi Mirim? No último dia 25 de janeiro, ocorreu o maior acidente de trabalho da história do Brasil, o rompimento de uma barragem da empresa Vale, na ...
  • Devo aceitar um salário menor? A realidade do mercado atual é de quase 14 milhões de desempregados, sendo que essa crise trouxe outra dura realidade aos profissionais ...
  • Nova proposta de sistema de avaliação de creches pode ser efetivada em 2019 O Plano Nacional de Educação, em vigor de 2014 a 2024, traz 20 metas com 254 estratégias para a melhoria da educação. Entre essas ...
  • PONTES RURAIS – Na sessão legislativa desta semana, Jorge Setoguchi voltou a falar sobre as pontes nas estradas rurais. Relatou que as últimas chuvas vêm provocando a deterioração de algumas passagens, devido ao desassoreamento provocado pelas águas, principalmente nas cabeceiras das pontes. “A enxurrada vem e acaba passando por cima das pontes, que foram construídas […]

Você Repórter Enviar

Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.

Enquete

Você é a favor da redução no número de vereadores em Mogi Mirim?

  • Deixe seu comentário

VARIEDADES

  • Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
  • Recordações de Maurinho: Eudes Vieira, o bom  comandante do TG 29
    Recordações de Maurinho: Eudes Vieira, o bom comandante do TG 29
  • Implante coclear realizado no Hospital São Francisco de Mogi Guaçu possibilita as pessoas a voltarem a ouvir
    Implante coclear realizado no Hospital São Francisco de Mogi Guaçu possibilita as pessoas a voltarem a ouvir
  1. Galeria de Notícias

    Fundo de Quintal se apresenta em Mogi Mirim no sábado, dia 30
    Colcha de Retalhos: as memórias dos idosos e suas vivências no Jardim Planalto
    Festival de Cinema de Mogi Mirim é realizado no dia 12 pelo Vidraça
    ICA realiza espetáculo chamado Ikigai, sobre o sentido da vida
    Línguas Indígenas: tema da feira Aluno Curioso, da escola Jorge Bertolaso Stella
    Faxineira é detida por furto de joias de apartamento onde prestava serviços
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Boca de Barro Retrô: evento ocorre no dia 9, próximo sábado. Participe!
  2. Encontre-nos no Facebook

  3. Fique Atualizado

    Quer ficar por dentro de todas as atualizações? Agora você pode cadastrar seu e-mail e receber as notícias diretamente na sua caixa de entrada.

  • twitter
  • facebook
  • rss
acompanhe:
© Copyright O POPULAR | web & design por Éder Ribeiro

Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.