Da Redação
4 de fevereiro de 2015No calor, os pés ficam mais à mostra, com chinelos e calçados abertos. Para garantir que estejam saudáveis e bonitos, alguns cuidados são necessários. Para problemas como fungos, frieiras e rachaduras, a indicação é buscar uma podóloga, profissional responsável pela saúde dos pés. “A podologia hoje já está mais conhecida, mas as pessoas ainda procuram apenas quando o problema já está instalado, não existe a cultura de prevenção”, conta a podóloga do Diamond Nails Spa, de Curitiba, Rosani Oliveira.
No verão, explica Rosani, a queixa mais comum são as rachaduras e fissuras, que são causadas pela maior exposição do calcanhar e dos pés ao ambiente. Para esses casos, a indicação é a hidratação diária com produto específico. O cuidado com os fungos também merece atenção especial nos dias de calor. Quando aparecem nas unhas, são as chamadas onicomicose ou micose de unha; nos pés, são as frieiras (tinea pedis), que costumam aparecer entre os dedos.
Para prevenir as micoses de unha, é preciso cuidar, por exemplo, com saunas e piscinas, onde o risco é maior. O uso de chinelo em áreas comuns é um cuidado necessário. Além disso, em salões de beleza, é importante verificar se a esterilização do material é feita adequadamente para evitar a contaminação. Já para evitar as frieiras, a recomendação é secar bem entre os dedos após o banho.
Além disso, o cuidado e a higiene com os calçados também é fundamental, tanto para a frieira como para a micose. Segundo a podóloga, a indicação é nunca usar o mesmo sapato por mais de um dia seguido. “O pé irá transpirar, deixando o calçado úmido e quente, tornando-o um ambiente ideal para a proliferação de fungos.” Por isso, aconselha a especialista, é necessário que o sapato fique bem seco antes de usá-lo novamente. Após o uso, é preciso deixá-lo exposto ao sol ou em um local arejado, além de também fazer uso de um fungicida.
O tratamento para os fungos é realizado com a limpeza e com o uso de óleos essenciais. Em alguns casos, é necessário encaminhar para um dermatologista. A podologia fará uma boa limpeza e remoção da micose, ou seja, da parte “doente” da unha, e os médicos farão a análise se existe a necessidade de medicação. “Alguns casos de fungos nas unhas, por exemplo, podem levar meses ou até mesmo anos de tratamento. Por isso, a prevenção é tão importante.”
Outra grande preocupação de mulheres e homens é o odor fétido dos pés, o chamado “chulé”. Para evitar o problema, a limpeza e a troca diária de calçados também pode ajudar. “O odor é a indicação de que o fungo já está instalado”. A podóloga recomenda, ainda, usar meias 100% algodão, já que as sintéticas retêm a umidade do pé; optar por sapatos mais abertos e preferir calçados de materiais que favoreçam a ventilação. “O sapato de plástico, por exemplo, é o pior que existe, pois esquenta e não tem nenhuma ventilação.”
Cuidados em casa
Além da limpeza, é necessário hidratar os pés todos os dias, de preferência com produto específico para essa área. A esfoliação, que irá remover as células “mortas”, pode ser feita uma vez por semana e com creme esfoliante, nunca com lixa. “A lixa manual, usada em salões, não é indicada porque não possibilita o lixamento de forma uniforme, forçando em algumas partes. Isso fará com que o organismo entenda que aquele local precisa de mais proteção, deixando-o ainda mais grosso.” Na podologia é usada uma lixa circular com motor, que permite uma esfoliação por igual.
9 de maio de 2022
13 de maio de 2022
15 de maio de 2022
13 de maio de 2022
27 de maio de 2022
27 de maio de 2022
27 de maio de 2022
13 de maio de 2022
7 de maio de 2022
13 de maio de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.