• Anuncie nos Classificados
  • Seja Assinante
  • Você Repórter
  • Expediente
  • Fale conosco
  • RSS
  • Twitter
  • Facebook
O Popular Digital
terça-feira, 24 de maio de 2022
  • Home
  • Notícias
  • Edições
  • Publicações
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Social
  • Opinião
  • Assine Agora!
Você está em: Home » Esporte »

Crianças se divertem com o beisebol em oficina no Lavapés

Da Redação

27 de setembro de 2014

Olhos atentos e taco preparado para rebater a bolinha disparada por uma máquina. Em seguida, o semblante de frustração por não atingir a bola lançada a aproximadamente 50 quilômetros por hora ou a alegria por conseguir fazer a rebatida. Essas foram cenas de momentos especiais vividos por crianças em vivência do beisebol em oficina gratuita no Complexo José Geraldo Franco Ortiz, no Lavapés, realizada no dia 29.

Esporte desconhecido da maioria, que só havia visto na televisão, o beisebol divertiu crianças com uma estrutura inflável itinerante montada no campo de futebol. Uma das atrações foi a presença do jogador da seleção brasileira Jean Tomé. Orientando as crianças, além de Tomé e dos monitores, estava o técnico do time de Vargem Grande Paulista, Vinícius Garcia. Segundo estimativas da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura, mais de 300 crianças participaram. Alunos de escolas municipais e do projeto ICA (Incentivo à Criança e ao Adolescente) compareceram, além de crianças levadas pelos pais de forma avulsa.

Crianças se exercitaram no campo do Lavapés e puderam fazer perguntas para matar curiosidades a respeito do beisebol (Foto: Diego Ortiz)

Participantes se exercitaram no campo do Lavapés e puderam fazer perguntas para matar curiosidades a respeito do beisebol (Foto: Diego Ortiz)

A parte teórica foi apresentada antes das experiências em estandes, cada um trabalhando um dos aspectos do esporte, como corrida, arremesso com velocidade observada no radar, arremesso com foco na pontaria e rebatida com o taco. As bolinhas foram mais leves, adaptadas às crianças, que puderam fazer perguntas.

“Eles perguntaram se era o jogo do Pica-Pau”, contou Jean, em função de episódios do desenho envolvendo o esporte.

Crianças se divertiram rebatendo com o taco bolas disparadas por uma máquina. (Foto: Diego Ortiz)

Crianças se divertiram rebatendo, com o taco, bolas disparadas por uma máquina. (Foto: Diego Ortiz)

A experiência encantou diversas crianças, especialmente a rebatida. “Não conhecia, é muito legal, consegui acertar uma vez a bola”, vibrou Danilo Richard Campos Júnior, ponderando, porém, ainda preferir o futebol.

Já João Guilherme conhecia o beisebol pela televisão. “Eu tinha vontade de jogar”, revelou, contando que agora deseja ser jogador de futebol ou beisebol.

A garota Ana Cláudia Silva lamentou que não conseguiu rebater a bola, mas ficou com desejo de jogar uma partida. “Eu entendi as regras mais ou menos. Quando vamos jogar de verdade?”, questionou, despertando a curiosidade das professoras.

Jogador da seleção brasileira, Jean impressionou crianças com rebatidas. (Foto: Diego Ortiz)

Jogador da seleção brasileira, Jean impressionou crianças com rebatidas. (Foto: Diego Ortiz)

A professora Dulceneia Citelli, da Escola Municipal da Educação Básica (Emeb) Altair Rosa Corsi Costa, pretende exibir um vídeo aos alunos sobre o beisebol. “Eles querem mais, foi uma novidade”, salientou.

O evento foi uma parceria entre o Sesc, Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sicovamm) e a Prefeitura, com o objetivo de divulgar o esporte. A ação integra a campanha Move Brasil, que visa aumentar o número de brasileiros praticantes de esportes e atividades físicas até 2016, ano das Olimpíadas do Rio de Janeiro, embora o beisebol deva voltar a integrar os Jogos apenas em 2020, em Tóquio, no Japão. A estrutura montada roda o país, em trabalho de divulgação do beisebol no Brasil comandado pela Major League Baseball, dos Estados Unidos.

Região tem times de beisebol para crianças

As crianças interessadas em praticar beisebol devem procurar times da região, que podem aproveitar potenciais talentos. Em Campinas, Limeira e Indaiatuba, há equipes de categorias de base, assim como em Atibaia, onde atua o jogador da seleção brasileira Jean, que esteve em Mogi Mirim. Alguns clubes podem cobrar para as crianças participarem, mas outros como em Atibaia não cobram. Em São Paulo, há vários clubes.

Jean lembra que no Brasil existem muitos talentos com potencial, mas que acabam indo para outros esportes. Ele próprio já havia jogado futebol e vôlei, antes de ser descoberto em Atibaia e acabar se tornando um profissional, jogando um ano na Venezuela e três nos Estados Unidos. Depois acabou se machucando e voltando ao Brasil.

No Brasil, se estima haver 100 mil praticantes nas diversas faixas etárias, incluindo veteranos. Há campeonatos estaduais e nacionais, além da Taça Brasil envolvendo os cinco times mais fortes. No Brasil, não há profissionais, mas os brasileiros podem jogar profissionalmente no exterior. A seleção brasileira vai disputar o Sul-Americano, que é classificatório para o Pan-Americano.

O beisebol é considerado um esporte caro em termos de custos de material como bolas, taco e capacetes, mas em clubes são disponibilizados os materiais, com os atletas levando apenas as chuteiras. Em termos de estrutura, é necessário um local específico, mas para treinamento é possível usar um campo de futebol, dividido em até quatro faixas com treinos simultâneos.

Jean Tomé, da seleção brasileira, e Garcia, técnico do Vargem Grande Paulista. (Foto: Diego Ortiz)

Jean Tomé, da seleção brasileira, e Garcia, técnico do Vargem Grande Paulista. (Foto: Diego Ortiz)

Como perfil, é mais apropriado o biótipo alto, mas há espaço para baixinhos e gordinhos. “O beisebol é democrático, existem gordos rápidos”, observa Garcia.

No Brasil, o jogo feminino é chamado de softbol, que tem uma forma diferente de arremesso, mas no exterior há o beisebol feminino também.

O secretário de Esportes, Juventude e Lazer de Mogi Mirim, Dirceu Paulino, valorizou o evento como forma de incentivar o esporte, mas, embora admita um desejo, sabe das dificuldades em se implantar o beisebol em Mogi Mirim até pela falta de especialistas no assunto na cidade, além de outros problemas. Mas há a ideia de trazer o evento novamente, desta vez em um final de semana para atrair mais interessados.

Compartilhe
Facebook Twitter WhatsApp E-mail Imprimir

VEJA TAMBÉM

  • Cursos de confeitaria do Fundo Social seguem com inscrições abertas

    27 de abril de 2022

    Cursos de confeitaria do Fundo Social seguem com inscrições abertas

  • Fatec Mogi Mirim prorroga inscrições para simpósio de Ciência e Tecnologia

    6 de maio de 2022

    Fatec Mogi Mirim prorroga inscrições para simpósio de Ciência e Tecnologia

  • GREVE DOS SERVIDORES: Chega ao fim maior paralisação da história

    26 de abril de 2022

    GREVE DOS SERVIDORES: Chega ao fim maior paralisação da história

  • ESPECIAL DIA DAS MÃES: Valdivia Albejante: mil vezes mãe

    6 de maio de 2022

    ESPECIAL DIA DAS MÃES: Valdivia Albejante: mil vezes mãe

  • Aprovada as contas do exercício de 2019 de Carlos Nelson Bueno

    20 de maio de 2022

    Aprovada as contas do exercício de 2019 de Carlos Nelson Bueno

  • Vereador ou partido? Eis a questão

    20 de maio de 2022

    Vereador ou partido? Eis a questão

  • Era uma casa muito engraçada

    15 de maio de 2022

    Era uma casa muito engraçada

  • Saae retoma convênio para pagamentos de tarifa de água com o Bradesco

    13 de maio de 2022

    Saae retoma convênio para pagamentos de tarifa de água com o Bradesco

  • Mogi encara a Ponte em Itapira no sub20

    23 de maio de 2022

    Mogi encara a Ponte em Itapira no sub20

  • Mega Bazar Solidário em Mogi Mirim arrecada quase 3 mil fraldas geriátricas

    11 de maio de 2022

    Mega Bazar Solidário em Mogi Mirim arrecada quase 3 mil fraldas geriátricas

Deixe seu comentário

Edição 1.356
Revista Estilo - Edição 14
  1. Editorial
  2. Artigos
  3. Da Fonte
  • O que os nossos livros de história falam sobre a escravidão no Brasil? Este tema é tratado como tabu para boa parte da população, principalmente aquela que se beneficiou deste sistema. Não dá para falar de 2022 sem pensar como foi o Brasil até 1888. Bem como a maneira que fomos construídos neste intervalo e […]

  • Você precisa tomar whey protein? Este suplemento tão popular entre as academias tem ganhado cada dia mais adeptos, mas será que todas as pessoas que começam a fazer ...
  • Ganha ganha Nesta semana completamos 19 anos de casados e sabe que a sensação que tenho é a de que os relacionamentos são como os vinhos: ficam ...
  • O trabalhar é bom. Descansar e passear também têm sua magia Todos gostam de férias, não é mesmo? Mas, isso tem relação com o fato de se gostar ou não do seu trabalho? Elas são essenciais para ...
  • VALE OU NÃO VALE? O tempo destinado para a votação do recebimento pela Câmara Municipal sobre a denúncia contra o prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT), apresentada pelo vereador Tiago Costa (MDB) ao Ministério Público, para apurar eventual prática de crime de responsabilidade pelo não envio dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial […]

Você Repórter Enviar

Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.

Enquete

Você é a favor de que sejam eleitos os vereadores mais votados e não pelo quociente eleitoral atual?

  • Deixe seu comentário

VARIEDADES

  • A Terapia Energética Kabalística
    A Terapia Energética Kabalística
  • Alergias na pele: você já teve?
    Alergias na pele: você já teve?
  • Casal mogimiriano na Mit Cup
    Casal mogimiriano na Mit Cup
  1. Galeria de Notícias

    Fundo de Quintal se apresenta em Mogi Mirim no sábado, dia 30
    Colcha de Retalhos: as memórias dos idosos e suas vivências no Jardim Planalto
    Festival de Cinema de Mogi Mirim é realizado no dia 12 pelo Vidraça
    ICA realiza espetáculo chamado Ikigai, sobre o sentido da vida
    Línguas Indígenas: tema da feira Aluno Curioso, da escola Jorge Bertolaso Stella
    Faxineira é detida por furto de joias de apartamento onde prestava serviços
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Boca de Barro Retrô: evento ocorre no dia 9, próximo sábado. Participe!
  2. Encontre-nos no Facebook

  3. Fique Atualizado

    Quer ficar por dentro de todas as atualizações? Agora você pode cadastrar seu e-mail e receber as notícias diretamente na sua caixa de entrada.

  • twitter
  • facebook
  • rss
acompanhe:
© Copyright O POPULAR | web & design por Éder Ribeiro

Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.