Anderson Mendes
10 de janeiro de 2020Acontece neste domingo, dia 12 de janeiro, a abertura da Copa Manoel Francisco da Silva ‘Manezinho’ de Futebol Rural 2020. A cerimônia oficial acontecerá no campo da Aparecidinha e está marcada para as 15h30. Pouco antes, a partir das 14h, está agendada a partida inaugural da categoria Aspirante, entre Aparecidinha e Martim Francisco/Sítio da Chuva.
Logo após o cerimonial que marcará o início oficial da competição, a bola rola para novo encontro entre Aparecidinha e Martim, às 16h, desta vez pela categoria Titular. A anfitriã da festa de abertura criou uma recente hegemonia na competição. A Aparecidinha é a atual tricampeã do torneio. Em 2017, vitória sobre o Pombal na decisão. Já em 2018 e 2019 a vítima foi a mesma: o Jardim Soares.
Em 2020
Após período de inscrição, seis equipes foram confirmadas no Titular e outras cinco no Aspirante. Aparecidinha, Martim Francisco/Sítio da Chuva, Fazenda Esmeralda, Jardim Soares, Piteiras e Pedreira/Ponte Baixa são os postulantes ao título do Titular em 2020. Desta lista, apenas a Esmeralda não se inscreveu no Aspirante.
A primeira rodada terá o complemento no domingo, dia 19, com mais três partidas. No campo da Piteiras, a equipe da casa recebe a Pedreira/Ponte Baixa no Aspirante, às 14h e no Titular, a partir das 16h. Já às 16h, na Fazenda Esmeralda, o time anfitrião recepcionará o Jardim Soares.
No total, serão cinco rodadas, sendo que o Titular terá sempre três partidas por final de semana e o Aspirante, duas (com um folguista por rodada). A previsão é de que a primeira fase seja concluída no dia 1º de março. Nas duas categorias, os quatro melhores colocados avançam para a semifinal.
O chaveamento será olímpico, com o primeiro enfrentando o quarto e o segundo duelando com o terceiro. O sistema vale para as duas categorias, que terão jogos em ida e volta para definir os classificados para a decisão. As semifinais estão agendadas para os dias 8 e 15 de março. Já as finais ficam previstas para 22 e 29 de março. Confira nesta página as tabelas completas das duas categorias.
Patrono
Neste ano a competição terá como patrono Manoel Francisco da Silva, o Manezinho. Nascido em Palmerina, em Pernambuco, ele conta hoje com 67 anos e está há 35 em Mogi Mirim. Desde a chegada à nova terra sempre teve uma vida ativa com o futebol amador, sobretudo com o Rural.
Os primeiros passos foram dados no campo da Granja Thompson. Depois, ao lado do amigo Joaquim, esteve com o time da Possinha, na região de Martim Francisco, em uma passagem longa de quase 10 anos.
Montou o time de base do Sol Nascente e anos mais tarde, quando seus jogadores começaram a atuar por outras equipes, se manteve ativo no futebol acompanhando os filhos. Pai de nove filhos, sendo sete homens e duas mulheres, viu todos entrarem, de uma forma ou outra, no meio do futebol.
Régis, Gal, Bia, Tiano, Buchudo, Mimi e Cícero. Entre os legados no Amador, a presença de herdeiros. E não só dos filhos, já que também têm outros familiares ligados ao futebol, como Elival, um dos responsáveis pelo atual time do Jardim Soares.
24 de março de 2021
23 de março de 2021
16 de abril de 2021
12 de abril de 2021
24 de março de 2021
6 de abril de 2021
1 de abril de 2021
24 de março de 2021
31 de março de 2021
25 de março de 2021
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.