Ludmila Fontoura
14 de novembro de 2013Na quarta-feira, dia 20 de novembro, será lembrado em diversas cidades do Brasil, como em Mogi Mirim e Mogi Guaçu, o Dia da Consciência Negra, que se trata de uma data para a população refletir sobre o processo de luta durante escravidão, a contribuição dos negros para a sociedade e também sua participação e exclusão nos dias atuais, que ainda existe por conta da herança de um racismo que, infelizmente, ainda não findou. Para tanto, diversas atividades que irão propor essa reflexão à população serão realizadas a partir desta noite, às 20h, no Centro Cultural de Mogi Guaçu.
As atividades tem início com o Concurso Pérola Negra Guaçuana, que recebeu cerca de dez inscritas com 18 anos ou mais. As candidatas irão desfilar duas vezes, a primeira com traje de banho e, na segunda com uma vestimenta afro-brasileira. A beleza do corpo e do rosto, a criatividade do traje afro, a simpatia e a passarela serão os itens avaliados.
Três garotas serão escolhidas para representar a beleza negra da cidade até 2014. Qualquer pessoa poderá assistir a escolha da pérola e também uma apresentação de dança com o grupo WM’s; a entrada será a doação de um litro de leite longa vida.
Já no domingo, as atividades continuam a partir das 15h, com apresentação de escola de samba, roda de samba, grupo de rap, dança de rua e de pagode. Já a partir das 20h, na Concha Acústica do Centro Cultural, haverá apresentação de batuque, grupo de dança afro e homenagem aos fundadores da Associação Cultural Afro Guaçuana, que existe desde 1987 no município e já realizou diversos eventos culturais relacionados à cultura negra, como feijoadas, missa para São Benedito, bailes da Pérola Negra e até inaugurou a praça do Centenário da Abolição da cidade. No entanto, há algum tempo a Associação não realiza mais atividades por falta de recursos humanos, segundo o ex-presidente Agenor de Abreu, de 70 anos. A entrada no evento será gratuita.
Em Mogi Mirim, a homenagem será realizada na quarta-feira, que na cidade ao contrário do município vizinho não é feriado. Para homenagear os negros, sua contribuição e propiciar uma reflexão, será realizada no Centro Cultural da cidade a partir das 20h15 a abertura de uma exposição de fotografias chamada “Um olhar para a consciência negra”, apresentação de capoeira, dança afro e de salão com integrantes da terceira idade. Cerca de vinte fotógrafos, entre profissionais e amadores, irão participar da mostra que segue até oito de dezembro. Para participar é preciso confirmar presença até segunda-feira às 17h pelo telefone (19) 3804-1078, com Marcos Lemes.
17 de junho de 2022
27 de maio de 2022
3 de junho de 2022
10 de junho de 2022
24 de junho de 2022
10 de junho de 2022
16 de junho de 2022
24 de junho de 2022
16 de junho de 2022
24 de junho de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.