• Anuncie nos Classificados
  • Seja Assinante
  • Você Repórter
  • Expediente
  • Fale conosco
  • RSS
  • Twitter
  • Facebook
O Popular Digital
terça-feira, 16 de agosto de 2022
  • Home
  • Notícias
  • Edições
  • Publicações
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Social
  • Opinião
  • Assine Agora!
Você está em: Home » Cidade »

“Cidade” esquecida, Horto do Vergel agoniza e moradores pedem socorro

Fernando Surur

23 de fevereiro de 2019

A sensação é de que se trata de uma cidade paralela, tamanho o descaso. Bastaram poucos minutos de andança pela área para O POPULAR constatar inúmeros problemas, escancarando uma infraestrutura deficitária, com falta de iluminação, asfalto, capinagem e o mínimo para se viver. Localizado na zona Leste, o assentamento Horto do Vergel, vizinho do Parque das Laranjeiras, sofre com o esquecimento. A colocação vem de moradores ouvidos pela reportagem, alguns deles temerosos até em se identificar, com medo de uma tão sonhada melhoria, vista de binóculo, demorar ainda mais por parte da Administração Municipal.

Se, na semana passada, um vídeo mostrando a situação de uma das pontes viralizou em grupos do WhatsApp e redes sociais, chamando a atenção pelo risco causado a veículos, que diariamente passam ali, o cenário, com a chuva da madrugada de terça para quarta-feira, piorou. Ao lado do vereador Marcos Antônio Franco, o Marcos Gaúcho (PSB), O POPULAR notou o quão frágil se encontra a ponte e o perigo de algum incidente.

Elo entre o Vergel e a zona Leste, ponte preocupa pelo ruim estado de conservação. (Foto: Fernando Surur)

Não se trata de veículos comerciais ou de médio porte. Na estrutura, passam caminhões pesados, que balançam e causam até estalos na madeira já desgastada, mostrando que um reparo seria mais do que necessário.

Um córrego localizado ao lado da ponte, em dias de chuva, espalha a água por toda a região, a ponto de, em alguns momentos, fazer com que a ponte, de 5,5 metros de largura por seis metros de comprimento, fique submersa. A situação se agrava à noite. Sem iluminação alguma, é quase impossível perceber a existência da travessia. Somente muito cuidado e passagem com velocidade baixa podem evitar danos aos veículos, já atingidos pelas péssimas condições das estradas.

Barro
Aliás, a realidade das estradas assusta pela falta de conservação. Em quase toda a extensão do assentamento, as vias são de terra, tomadas por buracos e sem nenhum tipo de sinalização. Em dias de chuva, a lama e poças de água inundam as “ruas”, impossibilitando a ida e vinda dos próprios moradores.

“Desde quando vivo aqui,  essa é a nossa vida”
Na quarta-feira, O POPULAR ouviu parte da história e da rotina no assentamento de Pedro José, morador do Vergel há 15 anos. Pedro, que vive com a família em uma modesta casa, difícil até de ser notada pelo tamanho do mato, se vê obrigado a pegar uma enchada e ele mesmo carpir o matagal. “Tem que ser, né? A gente vai ficando com vergonha por ficar no meio do mato, então pega a enxada para carpir”, queixou-se.

Pedro José, morador do assentamento, há 15 anos, lamenta condição de rua de sua casa. (Foto: Fernando Surur)

Até a educação dos filhos sofre consequências com as estradas tomadas por lama. “Quando chove forte, perde aula, já aconteceu isso. Fora quando chega à escola com o pé cheio de barro. Eu tenho dó dos meus filhos, que chegam com o pé sujo. Desde quando vivo aqui, essa é a nossa vida”, afirmou, em tom de tristeza.

Mesmo com as dificuldades, ainda existe espaço para a alegria, com a realidade gerando uma alusão à música “Devagar, Devagarinho”, do sambista Martinho da Vila. “Aqui é igual a música do Martinho. É devagar, quase parando”, brincou.

“A verdade é que estamos esquecidos, abandonados”, desabafa morador

Ao passar com seu caminhão em uma das estradas do assentamento, uma buzina seguida de acenos e sorrisos a Marcos Gaúcho logo deram lugar a lamentações pela precariedade do local. A reportagem conheceu o produtor rural e morador do Vergel desde 2000, José Rocha, e, mais do que reclamações, recebeu pedidos por socorro. “A gente se sente bastante esquecido no assentamento, não tem estrada, não tem segurança, não tem saúde. O desejo era que a Prefeitura fizesse um trabalho mais digno aqui, mas parece que não tem dó da gente”, desabafou.

Todos os dias, caminhões passam pela ponte, em risco iminente. (Foto: Fernando Surur)

O apreço por viver e ter no assentamento parte de seu sustento com o trabalho rural impedem uma mudança de residência, por mais que isso possa passar pela cabeça. “A gente gosta do lugar, mas se sente desconfortável, nos sentimos injustiçados”, lamentou Rocha.

Uma simples ida para “a cidade”, como se referem à área urbana, se torna um martírio. “Para poder ir até a cidade é a maior dificuldade, tem dias que não conseguimos, precisa procurar o melhor caminho. A verdade é que estamos esquecidos, abandonados, parece que não tem ninguém assentado aqui”, criticou, indignado.

Prefeitura promete melhoria na ponte e negocia manutenção com empresa
A Prefeitura informou que uma equipe técnica da Secretaria de Agricultura realizou uma vistoria na ponte do Horto do Vergel, ao lado de uma empresa especializada em serviços de dragagem, com o objetivo de avaliar as condições de assoreamento do leito do córrego.

O relatório prévio apontou que será necessária a realização de serviços com a máquina “dragline”, a fim de retirar os sedimentos, tanto no ribeirão quanto às margens, seguindo normas estabelecidas pela legislação ambiental, além da execução do aprofundamento e alargamento da calha do córrego em até 2 metros de profundidade e 10 metros de largura.

Vereador Marcos Gaúcho, que faz transporte de pacientes, aponta para córrego ao lado da ponte. (Foto: Fernando Surur)

A análise final deverá ser emitida após inspeção em uma extensão maior do córrego. A vistoria constatou também que não houve danos na estrutura da ponte e, no momento, a secretaria utilizará uma retroescavedeira. A possibilidade de interdição provisória está já sendo avaliada através de uma rota alternativa com acesso à Rodovia SP-147 e ao bairro Sehac, na zona Leste.

Paralelamente, a Prefeitura também negocia com os responsáveis por um loteamento na região, considerado como um dos fatores do assoreamento do córrego. Há acordos prévios que estabelecem ao loteador realizar os serviços de manutenção da ponte.

Compartilhe
Facebook Twitter WhatsApp E-mail Imprimir

VEJA TAMBÉM

  • Sejel realizará congresso do Cinquentão e Sessentão na terça

    5 de agosto de 2022

    Sejel realizará congresso do Cinquentão e Sessentão na terça

  • Fatec abre minicursos para alunos do 3º ano do Ensino Médio

    11 de agosto de 2022

    Fatec abre minicursos para alunos do 3º ano do Ensino Médio

  • Prefeitura vai regulamentar piso nacional dos agentes de saúde

    12 de agosto de 2022

    Prefeitura vai regulamentar piso nacional dos agentes de saúde

  • Filha acusa Santa Casa de negligência com sua mãe

    5 de agosto de 2022

    Filha acusa Santa Casa de negligência com sua mãe

  • Prefeitura fará mutirão para zerar fila de cirurgias de cataratas

    18 de julho de 2022

    Prefeitura fará mutirão para zerar fila de cirurgias de cataratas

  • Empresa Alfa Transportes opera há dois meses em Mogi Mirim

    13 de agosto de 2022

    Empresa Alfa Transportes opera há dois meses em Mogi Mirim

  • Reservatórios passarão por programa preventivo de higienização

    21 de julho de 2022

    Reservatórios passarão por programa preventivo de higienização

  • Nada de empates na terceira rodada da Copa Carlos Corrêa

    6 de agosto de 2022

    Nada de empates na terceira rodada da Copa Carlos Corrêa

  • Mogimirianos encararam o Brasileiro Infantil de Natação

    24 de julho de 2022

    Mogimirianos encararam o Brasileiro Infantil de Natação

  • Cidade recebe II Festival Circo Social Nossa América

    31 de julho de 2022

    Cidade recebe II Festival Circo Social Nossa América

Deixe seu comentário

Edição 1.368
Revista Estilo - Edição 14
  1. Editorial
  2. Artigos
  3. Da Fonte
  • A carta de Michel Temer a Dilma Rousseff, em meados de 2016, é um momento marcante na história do Brasil contemporâneo. Ali, um aliado dava a clara demonstração de mudança de lado, ampliando a instabilidade da então presidente da República e sendo um dos passos importantes para que o impeachment fosse o destino final da […]

  • Para conquistar um sonho, é preciso sonhar Por alguns instantes, parei para pensar nesta palavra de cinco letras: “sonho”. Palavra que representa a mais genuína das formas do ...
  • A Democracia é necessária para a Inclusão Ainda que permeada de superáveis falhas e ineficiências, a Democracia constitui a melhor forma político-governamental existente. Mas, ...
  • Baixa umidade do ar X exercícios físicos Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os meses de julho e ...
  • CORRIDA Na próxima terça-feira, 16, começa oficialmente a campanha eleitoral nas ruas. É quando será dada a largada para a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas, propaganda na mídia impressa ou internet, ou outros atos em busca do voto. O horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de […]

Você Repórter Enviar

Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.

Enquete

Você acredita que o racha entre o prefeito Paulo Silva e a vice Maria Alice Mostardinha fará alguma diferença nos meses finais da atual gestão municipal?

  • Deixe seu comentário

VARIEDADES

  • Stock: a última parada antes de uma nova etapa em Mogi Guaçu
    Stock: a última parada antes de uma nova etapa em Mogi Guaçu
  • A IMPORTÂNCIA – Agosto Dourado e o leite materno
    A IMPORTÂNCIA – Agosto Dourado e o leite materno
  • Estudo: a evolução clínica da covid-19
    Estudo: a evolução clínica da covid-19
  1. Galeria de Notícias

    Fundo de Quintal se apresenta em Mogi Mirim no sábado, dia 30
    Colcha de Retalhos: as memórias dos idosos e suas vivências no Jardim Planalto
    Festival de Cinema de Mogi Mirim é realizado no dia 12 pelo Vidraça
    ICA realiza espetáculo chamado Ikigai, sobre o sentido da vida
    Línguas Indígenas: tema da feira Aluno Curioso, da escola Jorge Bertolaso Stella
    Faxineira é detida por furto de joias de apartamento onde prestava serviços
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Boca de Barro Retrô: evento ocorre no dia 9, próximo sábado. Participe!
  2. Encontre-nos no Facebook

  3. Fique Atualizado

    Quer ficar por dentro de todas as atualizações? Agora você pode cadastrar seu e-mail e receber as notícias diretamente na sua caixa de entrada.

  • twitter
  • facebook
  • rss
acompanhe:
© Copyright O POPULAR | web & design por Éder Ribeiro

Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.