• Anuncie nos Classificados
  • Seja Assinante
  • Você Repórter
  • Expediente
  • Fale conosco
  • RSS
  • Twitter
  • Facebook
O Popular Digital
quinta-feira, 4 de março de 2021
  • Home
  • Notícias
  • Edições
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Social
  • Opinião
  • Assine Agora!
Você está em: Home » Polícia »

Caso de Polícia: Falso médico pode ter atuado na Santa Casa

Tatyana Montera Polettini

27 de junho de 2015

A Polícia Civil está investigando por meio de inquérito criminal um caso de falsidade ideológica que pode ter culminado, inclusive, na morte de uma pessoa, em março deste ano, na Santa Casa de Mogi Mirim. A investigação aponta que um falso médico pode ter atuado na Santa Casa e atendido centenas de pacientes que passaram pelo Pronto Atendimento em meio a uma epidemia de dengue.

O caso de falsidade ideológica só foi descoberto, no entanto, porque desde março a Polícia Civil vem investigando a morte do paciente Ricardo Prado Maiollo em um inquérito sobre negligência. No dia em que Maiollo faleceu, a principal suspeita da morte era dengue e a família se mostrou indignada com o atendimento dado a ele na Santa Casa local.

Naquele 23 de março, Maiollo procurou a Santa Casa por volta das 18h30 porque estava com sintomas compatíveis com os da dengue. Ele estava com febre, dores no corpo, vômito e com 28 mil plaquetas. Mesmo com este quadro, na ocasião, a Santa Casa informou por meio de nota oficial que “… foi atendido cerca de uma hora e meia depois, às 20h, quando foi medicado seguindo a prescrição do médico que atendia no momento e, posteriormente, liberado”.

Horas mais tarde, o paciente retornou ao hospital com quadro de saúde ainda mais grave e apenas sete mil plaquetas. Embora tenha sido internado às pressas, ele não resistiu e faleceu.

Na ocasião, uma investigação foi realizada para saber se a morte havia sido causada por dengue, e 53 dias após, o Instituto Adolfo Lutz divulgou resultado negativo para a doença.

No entanto, independente da causa da morte, o inquérito criminal prosseguiu em paralelo com uma sindicância do Conselho Regional de Medicina (CRM). Tanto a polícia quanto o CRM solicitaram do médico plantonista Gustavo Fonseca dos Santos, de 29 anos, explicações sobre os procedimentos adotados. Foi aí que se descobriu que o ‘médico’ que atendeu Maiollo e outras centenas de pessoas naquele 23 de março, era supostamente, um farsante.

Isso porque, o verdadeiro Gustavo Fonseca dos Santos prestou depoimento à polícia e ao CRM informando que nunca trabalhou em Mogi Mirim. Ele disse que é de São Paulo e faz residência em um hospital de Campinas e nunca prestou qualquer atendimento na Santa Casa local como plantonista. Mas, na ficha de atendimento ambulatorial do paciente que morreu, constam o nome completo e o número do CRM do médico carimbados.

“Essa situação é absurda. No dia da morte deste rapaz eu estava dando plantão em outro hospital de Campinas e posso provar. Portanto, não fui eu que o atendi. Alguém se passando por médico deu plantão em Mogi Mirim e usou o meu nome e meu CRM. O que eu questiono é como a Santa Casa contrata uma pessoa para ser plantonista sem ter qualquer garantia de que essa pessoa é realmente um médico”, declarou Santos à reportagem de O Popular.

O suposto falso médico que era plantonista, no entanto, não trabalha mais na Santa Casa. O Popular apurou que ele não tinha vínculo empregatício com o hospital e tinha sido contratado temporariamente, por meio de uma empresa terceirizada. A Santa Casa, no entanto, não revelou o nome de tal empresa terceirizada responsável pela contratação dos médicos e nem os critérios de seleção dos profissionais.

O Popular também questionou o hospital quanto ao tempo que o suposto falso médico atuou em Mogi Mirim, mas não obteve resposta. A única informação repassada pelo hospital via assessoria de imprensa é a de que “A Santa Casa somente irá se pronunciar quando for notificada oficialmente”.

 

Plantonista não era o verdadeiro Dr. Gustavo

Por meio de uma fotografia do verdadeiro médico Gustavo Fonseca dos Santos, a reportagem de O Popular conseguiu apurar ontem, junto a dois funcionários da Santa Casa de Mogi Mirim, que o homem que deu plantão no hospital não era aquele. Ou seja, a suspeita de que um falso médico tenha atuado no município ganha ainda mais força.

Outra tentativa da reportagem ao apurar os fatos noticiados foi a de entrar em contato com o suposto falso médico. Por meio de um telefone celular com DDD do Estado do Paraná (041), foram feitas inúmeras ligações entre ontem e anteontem, todas sem sucesso. O número está indisponível para receber chamadas e, portanto, não se sabe do paradeiro do suposto farsante.

 

CRM terá sindicância sigilosa

Diante da denúncia de falsidade ideológica e da possibilidade de um falso médico ter atuado em Mogi Mirim, o CRM informou que vai prosseguir com a sindicância que apura eventual negligência no caso da morte do bancário Ricardo Prado Maiollo.

“Como o caso agora envolve um suposto falso médico, a investigação foge do controle do CRM porque o CRM só investiga médicos. Mas, independente disso, a sindicância terá continuidade para apurar as responsabilidades. Ou seja, a Santa Casa e a empresa terceirizada que contratou o homem que se passou pelo médico Gustavo Fonseca dos Santos terão de dar explicações, inevitavelmente”, informou a assessoria de imprensa do CRM.

A sindicância vai correr sob sigilo até que todo o caso seja devidamente esclarecido e as responsabilidades, apontadas.

Compartilhe
Facebook Twitter WhatsApp E-mail Imprimir

VEJA TAMBÉM

  • Câmara Municipal antecipa horário das sessões para as 18h, com limite de 2 horas

    1 de março de 2021

    Câmara Municipal antecipa horário das sessões para as 18h, com limite de 2 horas

  • Segmento de cartões registra crescimento de 8% em 2020 em comparação com 2019

    18 de fevereiro de 2021

    Segmento de cartões registra crescimento de 8% em 2020 em comparação com 2019

  • Mogi Mirim integra diretoria da agora formalizada ADR

    28 de fevereiro de 2021

    Mogi Mirim integra diretoria da agora formalizada ADR

  • Investimentos da Mars em Mogi Mirim são apresentados ao prefeito Paulo Silva

    1 de março de 2021

    Investimentos da Mars em Mogi Mirim são apresentados ao prefeito Paulo Silva

  • Prefeito Paulo Silva é entrevistado pelo presidente da Associação Comercial

    4 de março de 2021

    Prefeito Paulo Silva é entrevistado pelo presidente da Associação Comercial

  • Diretores da Rede Municipal de Ensino recebem orientação sobre o novo coronavírus

    10 de fevereiro de 2021

    Diretores da Rede Municipal de Ensino recebem orientação sobre o novo coronavírus

  • Paulo Silva busca em SP melhorias para área rural na Sec. de Agricultura

    5 de fevereiro de 2021

    Paulo Silva busca em SP melhorias para área rural na Sec. de Agricultura

  • MP aprovada do Congresso facilita compra de vacinas e insumos contra Covid-19

    26 de fevereiro de 2021

    MP aprovada do Congresso facilita compra de vacinas e insumos contra Covid-19

  • Inscrições abertas para curso de empreendedorismo para  mulheres. Confira

    24 de fevereiro de 2021

    Inscrições abertas para curso de empreendedorismo para mulheres. Confira

  • Questionário “Mogi Mirim nos trilhos do desenvolvimento” da Acimm agora pela internet

    5 de fevereiro de 2021

    Questionário “Mogi Mirim nos trilhos do desenvolvimento” da Acimm agora pela internet

Deixe seu comentário

Edição 1.292
Revista Estilo - Edição 14
  1. Editorial
  2. Artigos
  3. Da Fonte
  • Estamos todos preocupados com a Covid-19. E não é para menos. Afinal, esta doença veio, virou pandemia e tirou a Terra do eixo. Não podemos esmorecer na batalha contra o novo coronavírus e manter as medidas de prevenção é fundamental. Temos que seguir se cuidando e cuidando do próximo. Mas e quanto a outros problemas? […]

  • Já ouviu falar de dieta low carb? Basicamente, uma dieta low carb, do inglês “baixa em carboidratos” é um tipo de dieta que restringe ou diminui a quantidade de ...
  • A descoberta da Real data de fundação do Mogi: 2ª parte – n° 673 Finalmente, encontrei no noticiário do jornal “O Mogyano”, de 21 de outubro de 1903, a prova escrita e definitiva sobre a verdadeira ...
  • Turismo brasileiro perdeu R$ 55,6 bilhões em 2020 Uma notícia muito triste veio ao meu conhecimento esta semana. O turismo brasileiro perdeu R$ 55,6 bilhões em faturamento, em 2020, em ...
  • VISITA O plenário da Câmara Municipal recebeu a visita, durante sessão legislativa desta semana, do comandante do Corpo de Bombeiros, Di Martini, e da coordenadora da Defesa Civil, gcm Elaine Cristina Navarro, também colunista de O POPULAR. Os dois foram ao Legislativo a convite do vereador Alexandre Cintra (PSDB) prestar esclarecimentos sobre os trabalhos desenvolvidos […]

Você Repórter Enviar

Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.

Enquete

Você mantém as atenções no combate à Dengue o ano todo?

  • Deixe seu comentário

VARIEDADES

  • Abertura da Copa Shell HB20 será no autódromo Velocitta
    Abertura da Copa Shell HB20 será no autódromo Velocitta
  • Fevereiro Roxo trata de alzheimer, lúpus e fibromialgia
    Fevereiro Roxo trata de alzheimer, lúpus e fibromialgia
  • Fórmula 1: Band no lugar da Globo
    Fórmula 1: Band no lugar da Globo
  1. Galeria de Notícias

    Fundo de Quintal se apresenta em Mogi Mirim no sábado, dia 30
    Colcha de Retalhos: as memórias dos idosos e suas vivências no Jardim Planalto
    Festival de Cinema de Mogi Mirim é realizado no dia 12 pelo Vidraça
    ICA realiza espetáculo chamado Ikigai, sobre o sentido da vida
    Línguas Indígenas: tema da feira Aluno Curioso, da escola Jorge Bertolaso Stella
    Faxineira é detida por furto de joias de apartamento onde prestava serviços
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Boca de Barro Retrô: evento ocorre no dia 9, próximo sábado. Participe!
  2. Encontre-nos no Facebook

  3. Fique Atualizado

    Quer ficar por dentro de todas as atualizações? Agora você pode cadastrar seu e-mail e receber as notícias diretamente na sua caixa de entrada.

  • twitter
  • facebook
  • rss
acompanhe:
© Copyright O POPULAR | web & design por Éder Ribeiro

Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.