Fernando Surur
25 de abril de 2015Secretaria de Saúde prepara uma série de ações nas próximas semanas voltadas ao câncer bucal e à segurança do trabalhador em Mogi Mirim. Na próxima quarta-feira, durante a feira noturna do produtor, no Espaço Cidadão, um trabalho de conscientização com foco voltado ao trabalhador estará disponível para a população. Já a prevenção contra o câncer bucal será tema de uma campanha realizada em Unidades Básicas de Saúde e na Praça Rui Barbosa, no Centro, entre os dias 9 e 15 de maio.
No próximo dia 9, a Secretaria de Saúde promove uma campanha de vacinação do idoso, das 8h às 12h, oportunidade que servirá para a avaliação da cavidade bucal de cada paciente. Embora este tipo de câncer exista em todas as faixas etárias, é na 3ª idade que a doença tem maiores chances de se manifestar. Dois dias depois, de 9 a 15 de maio, a campanha chega a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), quando em período integral, dentistas estarão disponíveis para avaliar os pacientes.
Secretário de Saúde e funcionários da pasta explicaram ações em entrevista coletiva. (Foto: Fernando Surur)
As principais causas do câncer bucal estão relacionadas a três tipos de fatores: físicos, devido à exposição elevada ao sol; químico, em virtude do cigarro e do álcool; e ainda o fator mecânico, relacionado a próteses dentárias mal adaptadas e sem a conservação ideal, segundo explicou o coordenador de odontologia, Marcelo Souto Dante.
Na ocasião, o idoso constatado com a prótese mal adaptada será encaminhado ao Centro de Especialidade Odontológica (Cel), da Prefeitura, que já presta atendimento regular aos pacientes.
Números
Em Mogi Mirim entre 1% a 2% dos pacientes são detectados com o câncer bucal.
No ano passado, dados da Secretaria de Saúde apontaram que nas unidades básicas de saúde foram prestados 34.812 consultas odontológicas e cerca de 80 mil procedimentos. Somente no Cel, entre consultas e procedimentos, foram realizados 17.105 atendimentos.
O câncer bucal pode ser identificado por meio de sintomas como uma ferida na boca. De acordo com Marcelo Dante, caso a áfita não cicatrize após 15 dias, é aconselhável que a pessoa procure um especialista o mais rápido póssível, a fim de evitar a piora em seu quadro clínico. “É um câncer que se enxerga”, explicou.
Segurança do trabalhador chega à feira noturna
A saúde do trabalhador de Mogi Mirim também será tema de mais uma ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde. O programa busca trabalhar com a prevenção de acidentes e danos advindos do trabalho, por meio de orientações.
Na quarta-feira, durante a feira noturna do produtor, realizada no Espaço Cidadão, uma barraca será decorada com bexigas pretas e cartazes de luto, de forma que chame a atenção dos munícipes.
Os funcionários deverão vestir camisas pretas e entregarão aos interessados folders com dados, explicações e estatísticas sobre acidentes de trabalho. A secretaria municipal informou que em Mogi Mirim, no ano de 2014, foram contabilizados 1.041 acidentes de trabalho, a maioria na área industrial e de construção civil, media de 110 acidentes por mês. Destes, cerca de 98% estão ligados a lesões em membros superiores. Além disso, foram registrados seis óbitos nos últimos cinco anos, com duas mortes só neste ano.
9 de agosto de 2022
24 de julho de 2022
24 de julho de 2022
22 de julho de 2022
12 de julho de 2022
21 de julho de 2022
10 de agosto de 2022
15 de julho de 2022
25 de julho de 2022
15 de julho de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.