Da Redação
23 de maio de 2015Sem os campeões das últimas três edições da Primeira Divisão, o Campeonato Amador de 2015, denominado como Copa Lauto/Serie A, tem abertura neste domingo, com Santa Cruz x Kokobongo/Elite, às 9h30. A partida será no Estádio Ismael Polettini, na Santa Cruz.
A primeira rodada será completada no dia 31. Como a competição tem sete clubes, a cada rodada, uma equipe folga.
Ontem, a Vila Dias, finalista das últimas três edições do Amador, campeã de 2014 e 2012, desistiu da competição, em função de não poder usar o Estádio Maria Paula. A equipe é a segunda maior ganhadora da elite do Amador, com seis conquistas.
Por questões de segurança, a Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm) solicitou melhorias no estádio. A Vila estava providenciando e já havia realizado parte delas, garantindo que o estádio estaria pronto para começar a competição. Porém, a Liga alegou que não havia como alterar a tabela do primeiro turno e a Vila receberia jogos apenas no segundo. O clube não aceitou e deixou o campeonato. As equipes que enfrentariam a Vila na tabela irão folgar.
É o segundo ano consecutivo que o campeão do ano anterior não disputa o Amador. Em 2014, o Novacoop, que havia sido o campeão de 2013, decidiu não disputar alegando dificuldades financeiras para montar a equipe. Assim como ocorreu com o Novacoop, a Vila Dias, assim como seus dirigentes, será punida com dois anos de suspensão das competições da Liga, podendo voltar depois a partir da lista de espera da Série C.
Curiosamente, dos últimos 10 campeões do Amador, apenas a Tucurense está no campeonato. O Opção, bicampeão de 2005/06, e o Cecap, bi em 2008/09, foram extintos. A Tucurense é o clube com mais títulos na história da competição, com 12 conquistas, o último em 2011, quando foi bi. Pela qualidade do elenco, a Veterana surge como uma das favoritas ao título, ao lado da Santa Luzia, vice-campeã de 2014.
Fusões
O Santana faria uma fusão com o Café, que desistiu da competição alegando motivos financeiros. Pela desistência, o Café também será punido. Anteriormente já haviam desistido o Unidos do Inocoop e o Skina do Aço, equipe com acesso garantido por ter sido semifinalista da Série B. Para evitar a desistência, o Elite, se fundiu ao Kokobongo, somando forças.
Atração
Uma atração da abertura será o árbitro José Henrique de Carvalho, de 41 anos, que fez parte do quadro da CBF e foi aspirante FIFA. O juiz apitou diversos clássicos paulistas e foi o árbitro da final do Campeonato Paulista de 2007, vencida pelo Santos diante do São Caetano. Em 2013, a abertura do Amador teve como atração a ex-bandeirinha Ana Paula de Oliveira como árbitra.
O Kokobongo/Elite vai contar com o nome de Rafael Resenha no uniforme de todos os jogadores. Trata-se de uma homenagem ao ex-dirigente do Kokobongo, Rafael Resenha, falecido recentemente em um acidente.
Antes da partida de abertura, às 8h30, será disputado um jogo de categorias de base sub-12, entre a escolinha de futebol do São Caetano e o Mini Craques. No intervalo, a equipe da Rádio Transamérica irá promover gincanas e sorteios de brindes.
13 de maio de 2022
14 de maio de 2022
25 de abril de 2022
20 de maio de 2022
29 de abril de 2022
22 de abril de 2022
6 de maio de 2022
14 de maio de 2022
22 de abril de 2022
15 de maio de 2022
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.