
Da Redação
4 de junho de 2023A Associação Vida (Voluntários Independentes em Defesa dos Animais), que atua formalmente em Mogi Mirim desde 2011, receberá da Prefeitura a concessão gratuita de uma área de 4.000m² para a construção da sua sede própria. Assim, a cidade terá um novo espaço para o acolhimento de animais abandonados.
O Projeto de Lei nº 31, de 2023, de autoria do Prefeito e aprovado por todos os vereadores presentes na sessão ordinária de segunda-feira, 22, teve como objetivo adequar o atendimento em meio a uma alta demanda constatada na cidade.
Atualmente, a entidade cuida de cerca de 100 animais em situação de abandono ou de maus-tratos. Porém, por vezes, este cuidado ocorre na própria residência de voluntários. “A estimativa hoje de Mogi Mirim é de dois mil animais na rua. (…) Nós precisamos urgentemente desenvolver políticas públicas dentro do governo, dentro do Município, como também fortalecer as ONGs cada vez mais para que a gente possa socorrer os animais vulneráveis”, afirmou a vereadora Sônia Regina Rodrigues Módena (PSD).
Frequentemente, as entidades da área dependem da realização de rifas, doações ou do próprio bolso dos integrantes para manter as atividades. Sem a estrutura adequada para o atendimento, a equipe de protetores solicitou ao prefeito Paulo Silva (PDT) a cessão de área e foi atendida. Por meio do PL, a Administração concedeu, gratuitamente e pelo prazo de 30 anos, o terreno situado no bairro do Mirante.
Ainda segundo o projeto, a entidade deverá iniciar a construção da unidade dentro de dois anos (e encerrá-la no prazo de três anos) e ficará responsável “por quaisquer danos causados ao imóvel, a terceiros, aos animais abrigados ou ao meio ambiente, mesmo que constatados no futuro”. Com o amparo da Prefeitura, a Associação Vida terá o prazo de até dois anos para a construção do abrigo, com acesso pela Avenida Jacareí, na Zona Leste. Nesta ação, a Prefeitura contou com o aval da Câmara Municipal que autorizou a concessão de área pelo prazo de 30 anos.
De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, a previsão é que dentro de um mês e meio a área já esteja sob responsabilidade da ONG. Neste prazo, a entidade deve solicitar a demarcação da área, o que será feito por técnicos da Prefeitura, a fim de garantir o espaço apropriado para os trabalhos desenvolvidos em prol dos animais.
12 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
13 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
18 de novembro de 2023
27 de novembro de 2023
10 de novembro de 2023
12 de novembro de 2023
20 de novembro de 2023
11 de novembro de 2023
Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.
Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.