• Anuncie nos Classificados
  • Seja Assinante
  • Você Repórter
  • Expediente
  • Fale conosco
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
O Popular Digital
quarta-feira, 29 de novembro de 2023
  • Home
  • Notícias
  • Edições
  • Publicações
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Social
  • Opinião
  • Assine Agora!
Você está em: Home » Variedades »

As inúmeras campanhas de saúde do mês de setembro

Da Redação

6 de setembro de 2023
As inúmeras campanhas de saúde do mês de setembro

Setembro começa hoje e, assim como todos os meses do ano, tem seu nome atrelado a alguma cor em campanhas de saúde. Porém, o nono mês é um dos mais “coloridos” do calendário, já que inúmeras ações são realizadas. Temos, inclusive, duas versões para o “Setembro Verde”, além de atividades batizadas com as cores vermelha, amarela e roxa.

A mais conhecida é a “Setembro Amarelo”, que trata da prevenção ao suicídio. Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha. O dia 10 deste mês é, oficialmente, considerado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo e, em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

Verde
O “Setembro Verde” traz ações relacionadas à inclusão social de pessoas com deficiência. O objetivo principal dessa campanha é reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Por isso, é um mês em que devemos reforçar a nossa luta por direitos e por mais inclusão, visto que muitos dos nossos direitos básicos ainda são ignorados.

Mas não é só isso. Há ainda o “Setembro Verde” em alusão ao terceiro tipo de câncer mais frequente em homens (após próstata e pulmão) e o segundo entre as mulheres (após o câncer de mama), o câncer colorretal. É um tumor que acomete o intestino grosso (subdividido em cólon e reto). A campanha “Setembro Verde” foi promovida pela primeira vez em 2015, pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci), visando informar a população sobre forma de prevenção contra a doença.

Vermelho
Setembro também foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, porque no dia 29 deste mês é comemorado o Dia Mundial do Coração, uma iniciativa criada no ano 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. O “Setembro Vermelho” visa informar a população sobre os meios de combate às doenças cardíacas, sugerindo uma melhor qualidade de vida, como boa alimentação, a prática de atividades físicas e que se evite o consumo de itens como tabaco e álcool.

Dourado
O “Setembro Dourado” é uma iniciativa nacional de conscientização, em especial de pais, educadores e profissionais da saúde, sobre o câncer infantojuvenil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento: cerca de 80% das crianças e adolescentes que recebem o diagnóstico precoce podem ser curadas e a maioria terá qualidade de vida após o tratamento adequado (INCA).

Azul

Já o “Setembro Azul” é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. A escolha deste mês tem muito significado, já que se comemora o Dia Mundial da Língua de Sinais, 10, Dia Nacional dos Surdos, 26, e Dia Internacional do Surdo, 30. No Brasil, definiu-se, por lei em 2008, o dia 26 de Setembro como Dia Nacional do Surdo. Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no país, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro.

Roxo
E tem mais. O “Setembro Roxo” é a campanha de conscientização sobre a fibrose cística, também conhecida como a “doença do beijo salgado”, uma vez que os portadores dela apresentam suor mais salgado que o comum. Para isso, foi criado o “Setembro Roxo” para alertar a população sobre sintomas e tratamento.
A fibrose cística é uma doença que não tem cura, é hereditária e crônica, que causa acúmulo de secreção nos pulmões, pâncreas e no sistema digestivo. Entre os principais sintomas estão a tosse, a diarreia com gordura, a falta de ar, a perda de peso e pneumonia.

O dia 5 de setembro foi definido como “Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da fibrose cística” e tem o objetivo de conscientizar a população brasileira, em especial os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibrose cística e divulgar a acessibilidade, nos serviços públicos de saúde e aos medicamentos indicados para o tratamento.

Compartilhe
Facebook Twitter WhatsApp E-mail Imprimir

VEJA TAMBÉM

  • Inscrições abertas para a 2ª Caminhada Azul e Rosa

    3 de novembro de 2023

    Inscrições abertas para a 2ª Caminhada Azul e Rosa

  • Mirante e Santa Cruz sediam as semifinais da Prata no domingo

    3 de novembro de 2023

    Mirante e Santa Cruz sediam as semifinais da Prata no domingo

  • Atividade física em excesso pode favorecer o envelhecimento precoce?

    29 de outubro de 2023

    Atividade física em excesso pode favorecer o envelhecimento precoce?

  • Semifinais do Cinquentão acontecem no domingo

    3 de novembro de 2023

    Semifinais do Cinquentão acontecem no domingo

  • Reforma do prédio central do CEM deve ser entregue em 120 dias

    9 de novembro de 2023

    Reforma do prédio central do CEM deve ser entregue em 120 dias

  • ICA entre as 100 melhores ONG’s do país

    2 de novembro de 2023

    ICA entre as 100 melhores ONG’s do país

  • Referência em projetos imobiliários, Grupo Projecta entrega o Villa Primavera

    11 de novembro de 2023

    Referência em projetos imobiliários, Grupo Projecta entrega o Villa Primavera

  • Conselheiras eleitas no dia 29 tomarão posse em janeiro

    13 de novembro de 2023

    Conselheiras eleitas no dia 29 tomarão posse em janeiro

  • Coronel João Leite já vende ingressos para a 2ª edição

    14 de novembro de 2023

    Coronel João Leite já vende ingressos para a 2ª edição

  • Tomas encara duas provas no Troféu José Finkel

    29 de outubro de 2023

    Tomas encara duas provas no Troféu José Finkel

Deixe seu comentário

Edição 1.434
Revista Estilo - AGE 24.08.2023 – RENOVIAS CONCESSIONÁRIA S.A.
  1. Editorial
  2. Artigos
  3. Da Fonte
  • A desesperança dominou tanto a maior parcela da população mogimiriana que assistimos a morte do Mogi Mirim Esporte Clube como cobaias de um experimento psíquico. As notícias que antes geraram ojeriza, hoje parecem não nos golpear como antes. Nos acostumamos a ver a retirada lenta e cruel dos aparelhos de um paciente indefeso e que, […]

  • “Viver & Rir”: uma oportunidade imperdível Na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, o Clube Mogiano será palco de um evento inédito, dedicado à alegria e à solidariedade. ...
  • Novembro Azul: atividade física como uma aliada na prevenção e no tratamento Em 2011, o “Instituto Lado a Lado pela Vida” iniciou a campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar para a importância do ...
  • Toda empresa precisa ter sua marca registrada O registro de marcas é um assunto importante, como demonstrado recentemente pelo caso do jornal “O Popular MM”, edição nº ...
  • NOVIDADE Na 37ª Sessão Ordinária, realizada em 9 de novembro, o vereador Moacir Genuário, primeiro suplente do MDB, tomou posse temporária ocupando a cadeira deixada pelo vereador Tiago César Costa, suspenso por 90 dias após parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Durante a sua fala na fase de “Explicação Pessoal”, Moacir expressou gratidão […]

VARIEDADES

  • Novembro Azul: conscientização contra o câncer de próstata
    Novembro Azul: conscientização contra o câncer de próstata
  • Honda Kodyve apresenta o ZR-V, seu novo SUV
    Honda Kodyve apresenta o ZR-V, seu novo SUV
  • Stock Car teve etapa quente no Velocitta
    Stock Car teve etapa quente no Velocitta

Você Repórter Enviar

Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.

Enquete

Você se preocupa com as condições do clima para as próximas gerações?

  • Deixe seu comentário

Encontre-nos no Facebook

  • twitter
  • facebook
  • instagram
acompanhe:
© Copyright O POPULAR MM | Expediente | Fale Conosco

Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.