• Anuncie nos Classificados
  • Seja Assinante
  • Você Repórter
  • Expediente
  • Fale conosco
  • RSS
  • Twitter
  • Facebook
O Popular Digital
quarta-feira, 17 de agosto de 2022
  • Home
  • Notícias
  • Edições
  • Publicações
  • Cidade
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Social
  • Opinião
  • Assine Agora!
Você está em: Home » Entretenimento »

Coquetel de motivações reinventa Anna Sylvia, professora de dança afro

Ludmila Fontoura

13 de junho de 2015

Professora de dança afro por 13 anos no Centro Cultural de Mogi Mirim, Anna Sylvia Tavares Viera, deixou as aulas no final de maio para se dedicar a projetos pessoais. Atrelado aos sonhos, a professora revela que sua saída também foi antecipada pela falta de organização pela qual passa a secretaria de Cultura da cidade. Em entrevista ao O POPULAR, Anna Sylvia falou sobre seus novos projetos e explica o motivo que a fez deixar o curso de dança afro, que já tem novo professor, Glauber Almeida, 21, que passou a fazer aula com ela quando tinha apenas sete anos.

Agora, Anna está inteiramente dedicada ao seu estúdio de dança, que já estava funcionando antes mesmo de sua saída ocorrer. Ter mais tempo, de acordo com ela, favorecerá a dedicação à família, os cuidados com os joelhos, afetados por muitos anos de dança (sendo que um já passou por cirurgia), e a realização de um sonho que estava engavetado, que é impulsionar seu estúdio. Antes, porém de sua saída, Anna recebeu inúmeras cartinhas dos alunos que demonstraram por meio de desenhos e frases a admiração pela profissional.

IMG_9047 - Cópia

O POPULAR – Anna, o que motivou seu pedido de demissão da Prefeitura?

Anna – Faz dois, três anos que venho trabalhando na minha cabeça a saída do Centro Cultural. Saio com sensação boa, mas com coração partido, porque treze anos não são treze dias, né? A gente vê que as coisas no Centro Cultural não estão bem e isso veio me desmotivando. Eu não tenho nada contra ninguém, mas nessa gestão é muito entra e sai, muito secretário, muita gente e muito nada, muita gente pra nada. Nada que eu digo é entre aspas porque sempre tá acontecendo uma coisa ou outra. Mas tudo ficou muito confuso, inclusive as pessoas que chegam no Centro Cultural não entendem que a gente que tá lá dentro trabalha, sabe o que tem que fazer. Então, ficou uma relação muito complicada. Eu não gosto de sentir medo. É estranho você estar a tanto tempo dentro da sua casa, que eu sempre considerei o Centro Cultural como minha segunda casa, e pessoas que chegam querem te botar medo, sabe? Outras pessoas ficam te abordando: cuidado, essa pessoa que tá chegando (…). Mas pra que isso? Cuidado com o que? Então essas coisas começaram a me incomodar demais. Virou uma bagunça porque você não sabe realmente quem está tomando conta, muita gente que acaba que te confundindo. Não foi só isso, eu tomei essa decisão há algum tempo coloquei minha saúde e minha família em primeiro lugar. Tudo tem seu tempo”.

O POPULAR – A partir de agora, quais são os planos?

Anna – Desde quando eu entrei no Centro Cultural eu fiz um grupo que leva o nome de Beleza A e esse grupo saia para competir, muitas vezes eu saí como grupo de dança afro do Centro Cultural, mas eu tinha esse grupo. Então, nós estamos agora em 17 integrantes que vestiram a camisa do Stúdio Beleza A, e agora é dançar mais do que nunca. Durante a semana eu também voltei com a dança solta no Stúdio. A dança solta é uma aula que envolve vários ritmos, não é só o axé, o samba, o pagode, o forró, o sertanejo, é de tudo um pouco. E a aceitação está sendo muito boa, com aulas de terça e quinta, às 20h, mas agora com disponibilidade vou abrir outros horários, entrar com a Zumba por meio de uma parceria. Além do grupo, também vou abrir aulas de dança afro, não vou deixar morrer, a intenção é ampliar para divulgar a cultura afro-brasileira. Mais informações, o telefone é (19) 99392-8993.

GRUPO DE DANÇA - Cópia

O POPULAR – Qual o sentimento em ter saído do Centro Cultural, mas ter deixado um aluno e hoje amigo, como professor de dança afro em seu lugar?

Anna – Várias vezes já havia citado o nome dele (…). Ele é uma pessoa muito dedicada. Eu já brincava com ele antes e dizia: “quando eu sair quem vai ficar no meu lugar é você”. E deu certo. A gente sempre teve uma troca de falar de tudo um pouco e eu acho que ele é a pessoa ideal para ficar ali porque todos esses anos ele esteve do meu lado vivenciando tudo de bom e tudo de ruim. Então, ele está mais do que preparado para dar continuidade a esse trabalho. Ele é incrível, sou fã do Glauber.

O POPULAR – Por qual motivo você demorou para se pronunciar sobre sua saída?

Anna – “Eu demorei esse tempo todo em respeito aos meus pais (Lázaro Laércio P.Tavares e Ordalina da Silva Tavares), que são de idade e moram em Mirassol, e irmãos (Clodomiro,Clodoaldo e Clodomar). E eu não dar essa notícia pelas redes sociais. Todo mundo esperou meu momento de falar com os meus pais, afinal de contas eles são educadores aposentados e eles sabem o quanto é importante você ter um trabalho seguro e eu não queria chateá-los. E foi incrível a maneira que eles receberam a notícia, me acolheram e mais do que nunca eu percebi que minha família tem que estar em primeiro lugar. Me disseram Anna o mais importante é a sua felicidade e vamos estar com você sempre que precisar. Essa demora foi necessária.

Sem resposta

Questionada em relação às possíveis turbulências por quais vem passando a Secretaria de Cultura e Turismo, a Prefeitura não se manifestou até o fechamento desta edição.

 

 

 

 

 

Compartilhe
Facebook Twitter WhatsApp E-mail Imprimir

VEJA TAMBÉM

  • Empresa Alfa Transportes opera há dois meses em Mogi Mirim

    13 de agosto de 2022

    Empresa Alfa Transportes opera há dois meses em Mogi Mirim

  • Manara inicia novo ciclo paralímpico no tênis de mesa

    25 de julho de 2022

    Manara inicia novo ciclo paralímpico no tênis de mesa

  • Mostardinha rompe com prefeito Paulo Silva

    5 de agosto de 2022

    Mostardinha rompe com prefeito Paulo Silva

  • Prefeitura vai regulamentar piso nacional dos agentes de saúde

    12 de agosto de 2022

    Prefeitura vai regulamentar piso nacional dos agentes de saúde

  • Prefeitura implanta primeira rotatória com reservatório de água

    21 de julho de 2022

    Prefeitura implanta primeira rotatória com reservatório de água

  • Dia dos Avós é comemorado com oficinas e atividades gratuitas

    29 de julho de 2022

    Dia dos Avós é comemorado com oficinas e atividades gratuitas

  • Investimento de mais de R$ 1 mi na Santa Casa de Mogi Mirim

    29 de julho de 2022

    Investimento de mais de R$ 1 mi na Santa Casa de Mogi Mirim

  • Cena bizarra no Vail Chaves viraliza nas redes sociais

    29 de julho de 2022

    Cena bizarra no Vail Chaves viraliza nas redes sociais

  • Vila Chaib e Santa Cruz vencem com placar clássico

    29 de julho de 2022

    Vila Chaib e Santa Cruz vencem com placar clássico

  • Fatec abre inscrições para transferência ou matrícula de vagas

    21 de julho de 2022

    Fatec abre inscrições para transferência ou matrícula de vagas

Deixe seu comentário

Edição 1.368
Revista Estilo - Edição 14
  1. Editorial
  2. Artigos
  3. Da Fonte
  • A carta de Michel Temer a Dilma Rousseff, em meados de 2016, é um momento marcante na história do Brasil contemporâneo. Ali, um aliado dava a clara demonstração de mudança de lado, ampliando a instabilidade da então presidente da República e sendo um dos passos importantes para que o impeachment fosse o destino final da […]

  • Para conquistar um sonho, é preciso sonhar Por alguns instantes, parei para pensar nesta palavra de cinco letras: “sonho”. Palavra que representa a mais genuína das formas do ...
  • A Democracia é necessária para a Inclusão Ainda que permeada de superáveis falhas e ineficiências, a Democracia constitui a melhor forma político-governamental existente. Mas, ...
  • Baixa umidade do ar X exercícios físicos Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os meses de julho e ...
  • CORRIDA Na próxima terça-feira, 16, começa oficialmente a campanha eleitoral nas ruas. É quando será dada a largada para a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas, propaganda na mídia impressa ou internet, ou outros atos em busca do voto. O horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de […]

Você Repórter Enviar

Flagrou algo inusitado e quer ver a sua notícia publicada? Nos envie seus textos, fotos e vídeos.

Enquete

Você acredita que o racha entre o prefeito Paulo Silva e a vice Maria Alice Mostardinha fará alguma diferença nos meses finais da atual gestão municipal?

  • Deixe seu comentário

VARIEDADES

  • Drick Art Store promoveu encontro com Vitória Quintal
    Drick Art Store promoveu encontro com Vitória Quintal
  • Stock: a última parada antes de uma nova etapa em Mogi Guaçu
    Stock: a última parada antes de uma nova etapa em Mogi Guaçu
  • A IMPORTÂNCIA – Agosto Dourado e o leite materno
    A IMPORTÂNCIA – Agosto Dourado e o leite materno
  1. Galeria de Notícias

    Fundo de Quintal se apresenta em Mogi Mirim no sábado, dia 30
    Colcha de Retalhos: as memórias dos idosos e suas vivências no Jardim Planalto
    Festival de Cinema de Mogi Mirim é realizado no dia 12 pelo Vidraça
    ICA realiza espetáculo chamado Ikigai, sobre o sentido da vida
    Línguas Indígenas: tema da feira Aluno Curioso, da escola Jorge Bertolaso Stella
    Faxineira é detida por furto de joias de apartamento onde prestava serviços
    Equipe do Centro Médico Capilar realiza palestra sobre transplante capilar no Estetic Day
    Boca de Barro Retrô: evento ocorre no dia 9, próximo sábado. Participe!
  2. Encontre-nos no Facebook

  3. Fique Atualizado

    Quer ficar por dentro de todas as atualizações? Agora você pode cadastrar seu e-mail e receber as notícias diretamente na sua caixa de entrada.

  • twitter
  • facebook
  • rss
acompanhe:
© Copyright O POPULAR | web & design por Éder Ribeiro

Os textos e comentários aqui expressos são de total responsabilidade de seus autores.